Questões de Conhecimentos Específicos de um Cargo/Área do ano 2004

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Conhecimentos Específicos de um Cargo/Área do ano 2004

Freqüentemente, nos sistemas de comunicação, dois ou mais usuários devem compartilhar o mesmo canal ou meio de transmissão. Para que esse compartilhamento seja bem-sucedido, é necessário o uso de técnicas de multiplexação ou de múltiplo acesso que façam a combinação dos sinais ou dados provenientes dos diversos usuários, de modo que eles possam ser separados posteriormente no receptor e encaminhados a seus respectivos destinatários. Julgue os itens seguintes, relativos a essas técnicas. PDH (plesiochronous digital hierarchy) e SDH (synchronous digital hierarchy) são esquemas de multiplexação TDM. O esquema PDH é mais recente e foi desenvolvido primariamente para o transporte de banda larga — isto é, o transporte a elevadas taxas de bits — por fibras ópticas.

Freqüentemente, nos sistemas de comunicação, dois ou mais usuários devem compartilhar o mesmo canal ou meio de transmissão. Para que esse compartilhamento seja bem-sucedido, é necessário o uso de técnicas de multiplexação ou de múltiplo acesso que façam a combinação dos sinais ou dados provenientes dos diversos usuários, de modo que eles possam ser separados posteriormente no receptor e encaminhados a seus respectivos destinatários. Julgue os itens seguintes, relativos a essas técnicas. ATM (asynchronous transfer mode) é uma tecnologia de comutação e de multiplexação TDM de banda larga.

Freqüentemente, nos sistemas de comunicação, dois ou mais usuários devem compartilhar o mesmo canal ou meio de transmissão. Para que esse compartilhamento seja bem-sucedido, é necessário o uso de técnicas de multiplexação ou de múltiplo acesso que façam a combinação dos sinais ou dados provenientes dos diversos usuários, de modo que eles possam ser separados posteriormente no receptor e encaminhados a seus respectivos destinatários. Julgue os itens seguintes, relativos a essas técnicas. As técnicas de múltiplo acesso permitem que vários usuários ou estações locais compartilhem um canal de comunicação, a despeito das transmissões individuais poderem se originar em localidades diferentes, às vezes muito distantes entre si.

Freqüentemente, nos sistemas de comunicação, dois ou mais usuários devem compartilhar o mesmo canal ou meio de transmissão. Para que esse compartilhamento seja bem-sucedido, é necessário o uso de técnicas de multiplexação ou de múltiplo acesso que façam a combinação dos sinais ou dados provenientes dos diversos usuários, de modo que eles possam ser separados posteriormente no receptor e encaminhados a seus respectivos destinatários. Julgue os itens seguintes, relativos a essas técnicas. Enquanto o esquema de múltiplo acesso TDMA (time division multiple access) requer que os transmissores que compartilham um dado canal façam transmissões sincronizadas entre si, o esquema CDMA (code division multiple access) não requer tal sincronismo.

Julgue os itens subseqüentes, acerca das técnicas de modulação digital. A implementação da modulação QPSK é mais complexa que a da modulação 4-QAM. Contudo, a modulação QPSK propicia melhor desempenho — isto é, menor taxa de erro de bit — que a modulação 4-QAM, nas mesmas condições de operação.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis