Listagem de Questões sobre Geral
A captação e depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica e distinta dos bancos comerciais, cooperativas de crédito, bancos múltiplos e caixas econômicas, o que os configura como instituições financeiras monetárias. É a chamada captação a custo zero. Assim, o depósito à vista para o banco é um dinheiro gratuito. Em relação à conta corrente e sua movimentação pode-se afirmar que:
no cheque, a quantia a ser paga é determinada sempre pela cifra e nunca pelo extenso, mesmo em caso de divergência entre um e outro.
a conta corrente é o produto básico da relação entre o cliente e o banco, pois através dela são movimentados, via depósito, cheques, ordens de pagamento ou doc, os recursos do cliente.
os valores depositados em conta corrente em cheque só podem ser movimentados no mesmo dia, via cheque, caso não sejam da mesma praça; caso contrário, darão origem a um "saque sobre valor bloqueado".
Os cheques acima de R$ 100,00 devem, obrigatoriamente, serem nominativos, caso contrário, serão devolvidos e o nome do eminente incluído no Cadastro de Eminentes de Cheques sem Fundos.
Os cheques cruzados, assim com os cheques administrativos, são movimentados com se fossem dinheiro. Uma vez que podem ser descontados
O acordo de Basiléia foi originalmente assinado em 1988 pelos dez maiores bancos centrais do mundo, e previa forte adequação do capital dos bancos em todo o mundo ao novo ambiente dos mercados financeiros. Pesar de o documento firmado ser apenas um tratado de intenções, os bancos centrais signatários desse documento conseguiram transformar em leis, em seus respectivos paises, as recomendações firmadas. Ao começar as discussões do Novo Acordo de Capital, em janeiro de 2001, o enfoque era dar maior solidez e transparência ao sistema financeiro mundial, visando adequar a regulamentação aos mecanismos de mercado e seus riscos. Em relação a esse novo acordo, pode-se dizer que NÃO estava contemplado:
regras de prudência bancária.
Ênfase ns metodologias de gerenciamento de risco dos bancos.
Supervisão das autoridades bancárias e fortalecimento da disciplina de mercado.
Disponibilização de serviços bancários apenas a clientes com alto poder aquisitivo.
Avaliação adequada de capital relacionada com os riscos bancários e fornecimento de incentivos aos banco para aumentar sua capacidade de mensuração e administração dos riscos.
Contrato é o acordo duas ou mais vontades, na conformidade da ordem jurídica, destinado a estabelecer uma regulamentação de interesse entre as partes com o escopo de adquirir, modificar ou extinguir relações jurídicas de natureza patrimonial, as operações de empréstimo caracterizam-se por firmar em contrato condições definidas em negociação entre o emprestador e o tomador. No contrato, devem estar expressos o valor da operação de crédito ( em moeda nacional), os custos da operação (juros, comissões, taxa e tarifas cobradas pela instituição financeira), os encargos tributários, os prazos da operação, a forma de cobrança e as garantias. Em relação às garantias, assinale a alternativa correta.
Carta de fiança – depósito feito para garantia de pagamento de um empréstimo ou financiamento.
Garantias são exigidas pelo emprestador de acordo com o risco da operação e podem ser reais ou impessoais.
Aval - característica de título de crédito que permite que um terceiro, por sua aposição de assinatura, aceite ser coobrigado em relação às obrigações do avalizado.
Aval – exige outorga uxória ou qualificação do avalista. O avalista não tem beneficio de ordem.
Fiança – garantia constituída por contrato autônomo, em que o fiador se compromete a cumprir as obrigações do afiançado perante o credor, não havendo necessidade de fomalização por instrumento escrito, publico ou particular.
. A moeda é um meio de pagamento legalmente utilizado para realizar transações com bens e serviços. É um instrumento previsto em lei e, por isso, apresenta curso legal forçado (sua aceitação é obrigatória) e poder liberatório (libera o devedor do compromisso). A moeda desempenha três importantes funções: instrumento de troca, medida de valor e reserva de valor, respectivamente abaixo definidas:
escambo; lastro em ouro e perda do poder de compra.
Intercâmbio de bens e serviços; parâmetro para apurar o valor monetário e liquidez absoluta que possibilita sua conversibilidade imediata em qualquer outro ativo.
divisibilidade; escambo e lastro em ouro.
coincidência de desejos; negociação de partes ou frações e perda do poder de compra.
escambo; imunidade à inflação e instrumento financeiro.
Associe as afirmações abaixo aos Mercados Primário e Secundário.
I. Negociação direta entre o emitente dos títulos e seus adquirentes.
II. As colocações dos títulos públicos costumam desenvolver-se por meio de leilões periódicos coordenados pelo banco Central.
III. Transferência para terceiros dos títulos adquiridos em leilão.
IV. Importante fonte de financiamento das carteiras de aplicações formadas pelas instituições financeiras
IV II I III
I II III IV
I III III IV
II III I IV
I IV II III
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}