Questões sobre Jargões e Vocabulário Jornalístico

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Jargões e Vocabulário Jornalístico

Acerca da elaboração dos textos jornalísticos, julgue os itens a seguir.

Uma das particularidades mais aceitas do lide é o recurso de estilo à antinotícia, em que a abertura da matéria começa explicando o que não aconteceu. Esse é um recurso de estilo recomendável e bem aceito, embora nem sempre possível.

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens subseqüentes.

A pirâmide invertida no jornalismo consiste no estabelecimento de uma hierarquia dos fatos, para atender os critérios de importância da notícia. Tal procedimento nem sempre segue critérios cronológicos ou a seqüência literal dos fatos. Cabe ao jornalista reordenar os eventos de acordo com a pauta, os critérios de noticiabilidade e os valoresnotícia.

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens subseqüentes.

Briefing é o texto de abertura de uma coluna de notas informativas, com o objetivo de situar o leitor sobre o tema principal da coluna.

Analise as afirmativas sobre o conceito de lead e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O lead não necessariamente corresponde à primeira proposição de uma notícia radiofônica.

( ) Os manuais de jornalismo mencionam mais de uma dezena de tipos de lead.

( ) O lead é o primeiro parágrafo da notícia em jornalismo impresso, embora possa haver outros leads em seu corpo.

( ) Nos telejornais, o lead aparece somente na voz do apresentador.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

No jargão jornalístico, o anúncio gratuito da própria empresa jornalística ou de organização a ela associada, ou a divulgação de informação de pouca importância para preencher um espaço em branco no jornalismo impresso, tem a denominação de

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis