Questões sobre Código de Ética do Assistente Social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Código de Ética do Assistente Social

Tendo como referência o código de ética profissional dos Assistentes Sociais, assinale F (falso) ou V (verdadeiro) para as alternativas abaixo, que constituem direitos do profissional:

( ) Constitui direito do assistente social a liberdade na realização de seus estudos e pesquisas, resguardados os direitos de participação de indivíduos ou grupos envolvidos em seus trabalhos.

( ) A participação na elaboração e gerenciamento das políticas sociais e na formulação e implementação de programas sociais.

( ) O aprimoramento profissional de forma contínua, colocando-o a serviço dos princípios dos empregadores, públicos ou privados.

( ) O exercício das atividades profissionais deve estar voltado para o usuário de serviços sociais mesmo que incompatíveis com suas atribuições e funções.

( ) Livre exercício das atividades inerentes à profissão.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Iamamoto (2002, p.41) afirma que “é necessário desmistificar a idéia de que a equipe, ao desenvolver ações coordenadas, cria uma identidade entre seus participantes que leva a diluição de suas particularidades profissionais [...] são as diferenças de especializações que permitem atribuir unidade à equipe, enriquecendo-a e, ao mesmo tempo, preservando aquelas diferenças”. A partir do exposto destaca-se como deveres do(a) assistente social nas relações estabelecidas com outros profissionais, previstos no Código de Ética profissional art. 10º:

Historicamente, desde a sua origem, o Serviço Social se configura como uma profissão fortemente influenciada pelo conservadorismo moral e político. Os Códigos de Ética profissionais bem exemplificam esse dado: entre 1947 – data do primeiro código – e 1986 – quando é rompida a concepção tradicional – passaram-se trinta e oito anos de vigência de códigos pautados na perspectiva ética tradicional conservadora. Conforme expresso no Código de Ética de 1993, dentre os direitos do assistente social, destaca-se

Ao desempenhar suas atividades profissionais, o assistente social deve seguir os fundamentos do seu Código de Ética profissional vigente. Assim, é correto afirmar que

Para se pensar as relações entre ética e o debate contemporâneo do Serviço Social, parte-se da premissa de que as particularidades da polêmica da profissão, nas últimas décadas, são tributárias da complexificação do Estado e da sociedade no país, em função das novas condições econômicas e políticas, criadas pela ditadura militar e sua crise. Foi portanto com a crise do regime ditatorial, expressa no contexto de lutas pela redemocratização da sociedade brasileira, que se gestou uma abrangente, profunda e plural renovação do Serviço Social. Essa renovação se impôs como socialmente necessária à construção de respostas profissionais àquela crise, no sentido de o Serviço Social

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis