Questões de Ciências do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Ciências do ano 2025

Em um projeto de educação ambiental em Buriti dos Lopes-PI, estudantes foram orientados a investigar a qualidade do solo em áreas urbanas e rurais. Eles mediram parâmetros como pH, textura e teor de matéria orgânica, relacionando esses dados à produtividade agrícola e à presença de poluentes. Considerando uma abordagem aprofundada sobre fatores abióticos e suas implicações ecológicas, qual ação mais consistente pode aprofundar essa análise?

Em relação às tradições culturais de Buriti dos LopesPI, assinale a alternativa que descreve de modo mais adequado a importância das cafezeiras para a cultura e culinária local.

O gráfico da figura a seguir corresponde à curva de resfriamento de uma substância pura hipotética. Com base nessas informações, assinalar a alternativa que corresponde à temperatura de solidificação dessa substância:

Imagem associada para resolução da questão

Para orientar a elaboração dos currículos de Ciências, as aprendizagens foram organizadas em três unidades temáticas que se repetem ao longo de todo o Ensino Fundamental, são elas:

I. A unidade temática Matéria e energia contempla o estudo de materiais e suas transformações, fontes e tipos de energia utilizados na vida em geral, na perspectiva de construir conhecimento sobre a natureza da matéria e os diferentes usos da energia.
II. A unidade temática Vida e evolução propõe o estudo de questões relacionadas aos seres vivos (incluindo os seres humanos), suas características e necessidades, e a vida como fenômeno natural e social, os elementos essenciais à sua manutenção e à compreensão dos processos evolutivos que geram a diversidade de formas de vida no planeta.
III. Na unidade temática Terra e Universo, busca-se a compreensão de características da Terra, do Sol, da Lua e de outros corpos celestes – suas dimensões, composição, localizações, movimentos e forças que atuam entre eles. Ampliam-se experiências de observação do céu, do planeta Terra, particularmente das zonas habitadas pelo ser humano e demais seres vivos, bem como de observação dos principais fenômenos celestes.

Está(ão) CORRETO(S):

Um dos episódios históricos mais marcantes da construção da ciência como atividade humana é a disputa entre as teorias utilizadas para explicar os movimentos dos astros no sistema solar: o geocentrismo e o heliocentrismo. O nome mais importante associado ao geocentrismo é o do astrônomo grego Cláudio Ptolomeu (90–168 d.C.). Já o modelo heliocêntrico tem como expoente o astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473–1543 d.C.). Contudo, estes não foram os únicos nomes relevantes nessas teorias. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os principais pressupostos de cada modelo ao seu respectivo autor.

Coluna 1
1. Deduziu que, quanto mais perto do Sol está um planeta, maior é sua velocidade orbital. 2. Estrelas e planetas ocupam esferas cristalinas perfeitas que giram em torno da Terra. 3. Determinou a excentricidade da órbita da Terra. 4. Introduziu os conceitos de deferente e equante para explicar, por exemplo, a órbita de Marte.

Coluna 2
( ) Nicolau Copérnico. ( ) Cláudio Ptolomeu. ( ) Johannes Kepler. ( ) Aristóteles.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis