Questões de Ciências Sociais da UECE

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Listagem de Questões de Ciências Sociais da UECE

Considerando a constituição da estrutura econômica da sociedade pensada por Karl Marx e retratada na obra Contribuição à crítica da economia política, assinale a afirmação verdadeira.

Relacione, corretamente, os itens apresentados a seguir aos conceitos desenvolvidos por Max Weber em sua obra Economia e sociedade, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

 A sequência correta, de cima para baixo, é:

“Portanto, a sociedade não é, como se acreditou com frequência, um acontecimento estranho à moral ou que tem sobre ela apenas repercussões secundárias; é, ao contrário, sua condição necessária. Não é uma simples justaposição de indivíduos que trazem, ao entrar, uma moralidade intrínseca; mas o homem só é um ser moral porque vive em sociedade, pois a moralidade consiste em ser solidário de um grupo e varia de acordo com essa solidariedade”.

Considerando as reflexões de Émile Durkheim sobre a solidariedade social, avalie as seguintes afirmações:

I. Nas sociedades em que os sentimentos coletivos retratam os sentimentos de todos os indivíduos, é possível verificar uma solidariedade por similitudes.

II. Nas sociedades complexas, compostas por múltiplos segmentos que realizam funções sociais úteis, predomina uma solidariedade orgânica.

III. A vida individual nasce da vida coletiva e só é possível a partir de determinados desenvolvimentos da solidariedade social.

É correto o que se afirma.

Considerando o conceito de fato social de Émile Durkheim, conforme desenvolvido em sua obra As regras do método sociológico, avalie as asserções a seguir e a relação entre elas.

I. Os fatos sociais são exteriores aos indivíduos e exercem sobre eles uma força de coerção.

PORQUE

II. São gerais em todas as sociedades independentemente de sua história e organização social.

A respeito dessas asserções, é correto afirmar que

“Não existe qualquer análise científica puramente “objetiva” da vida cultural, ou – o que pode significar algo mais limitado, mas seguramente não essencialmente diverso, para nossos propósitos – dos “fenômenos sociais”, que seja independente de determinadas perspectivas especiais e parciais, graças às quais estas manifestações possam ser, explícita ou implicitamente, consciente ou inconscientemente, selecionadas, analisadas e organizadas na exposição, enquanto objeto de pesquisa. Deve-se isso ao caráter particular do alvo do conhecimento de qualquer trabalho das ciências sociais que se proponha ir além de um estudo meramente formal das normas – legais ou convencionais – da convivência social”.

WEBER, Max. A “objetividade do conhecimento nas Ciências Sociais. In COHN, Gabriel. (org). Sociologia: Weber. São Paulo: Editora Ática, 2006.

A clássica reflexão de Max Weber sobre a objetividade do conhecimento destaca que as Ciências Sociais são ciências que

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