“Não existe qualquer análise científica puramente “objet...

“Não existe qualquer análise científica puramente “objetiva” da vida cultural, ou – o que pode significar algo mais limitado, mas seguramente não essencialmente diverso, para nossos propósitos – dos “fenômenos sociais”, que seja independente de determinadas perspectivas especiais e parciais, graças às quais estas manifestações possam ser, explícita ou implicitamente, consciente ou inconscientemente, selecionadas, analisadas e organizadas na exposição, enquanto objeto de pesquisa. Deve-se isso ao caráter particular do alvo do conhecimento de qualquer trabalho das ciências sociais que se proponha ir além de um estudo meramente formal das normas – legais ou convencionais – da convivência social”.

WEBER, Max. A “objetividade do conhecimento nas Ciências Sociais. In COHN, Gabriel. (org). Sociologia: Weber. São Paulo: Editora Ática, 2006.

A clássica reflexão de Max Weber sobre a objetividade do conhecimento destaca que as Ciências Sociais são ciências que

  • A. seguem os modelos de sucesso das ciências naturais e visam explicar de maneira clara e coerente os fatos sociais.
  • B. fundamentam-se em realidades concretas de um mundo social que deve ser pensado a partir das estruturas econômicas.
  • C. cuidam de realidades isoláveis em suas manifestações individuais e que podem ser compreendidas de maneira independente de suas manifestações históricas.
  • D. tratam de maneira compreensiva e parcial o problema do significado cultural de fenômenos que constituem a história e a vida social.
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Questões extras

Texto para as questões de 34 a 36

A padronização dos instrumentos de controle da informação é um fator preponderante para o sucesso dos processos de busca e recuperação da informação, visto que possibilita acesso preciso aos acervos e repertórios informacionais. Nesse sentido, as normas técnicas relativas à área de documentação proporcionam a padronização de processos, facilitando o acesso e o intercâmbio da informação.

Considerando-se as normas técnicas relativas a resumo, é correto afirmar que os resumos devem

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É correto afirmar que a ação de ressarcimento ao erário decorrente da prática de ato de improbidade administrativa

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"Uma escola reflexiva é uma comunidade de aprendizagem e é um local onde se produz conhecimento sobre educação." (Alarcão, 2003, p. 38). De acordo com o pensamento da autora, para que uma escola seja reflexiva, é papel do diretor:

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