Questões de Ciências Sociais da UECE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Ciências Sociais da UECE

Considerando o conceito de fato social de Émile Durkheim, conforme desenvolvido em sua obra As regras do método sociológico, avalie as asserções a seguir e a relação entre elas.

I. Os fatos sociais são exteriores aos indivíduos e exercem sobre eles uma força de coerção.

PORQUE

II. São gerais em todas as sociedades independentemente de sua história e organização social.

A respeito dessas asserções, é correto afirmar que

“Portanto, a sociedade não é, como se acreditou com frequência, um acontecimento estranho à moral ou que tem sobre ela apenas repercussões secundárias; é, ao contrário, sua condição necessária. Não é uma simples justaposição de indivíduos que trazem, ao entrar, uma moralidade intrínseca; mas o homem só é um ser moral porque vive em sociedade, pois a moralidade consiste em ser solidário de um grupo e varia de acordo com essa solidariedade”.

Considerando as reflexões de Émile Durkheim sobre a solidariedade social, avalie as seguintes afirmações:

I. Nas sociedades em que os sentimentos coletivos retratam os sentimentos de todos os indivíduos, é possível verificar uma solidariedade por similitudes.

II. Nas sociedades complexas, compostas por múltiplos segmentos que realizam funções sociais úteis, predomina uma solidariedade orgânica.

III. A vida individual nasce da vida coletiva e só é possível a partir de determinados desenvolvimentos da solidariedade social.

É correto o que se afirma.

“Em sua expressão social, a ideologia da mestiçagem é aristocrática, romantiza as desigualdades, banalizando-as. Não há, contudo, uma justificativa moral para as desigualdades que esteja apoiada na crença em alguma hierarquia natural/biológica entre os diferentes membros da nação, como se se acreditasse que os miseráveis fossem feitos de um “barro diferente”, conforme a imagem de Souza (2000). Para que se transforme numa questão moral, a igualdade social precisa ser politicamente construída e individualmente internalizada como um valor, o que simplesmente não se deu na história brasileira. A justiça social não é um bem natural, é um valor político que determinada sociedade pode construir – ou não”.

COSTA, Sérgio. A construção sociológica da raça no Brasil. Estudos afro-asiáticos, v. 24, n. 1, p. 35-61, 2002.

A partir da análise do texto de Sérgio Costa a respeito da ideologia da mestiçagem, avalie as seguintes afirmações:

I. O conceito de mestiçagem possibilita a criação de parâmetros analíticos para se refletir a respeito da heterogeneidade dos grupos que constituem a sociedade brasileira.

II. Os problemas raciais que possibilitam o fenômeno da desigualdade social envolvem o caráter cultural de uma sociedade que enfrenta dificuldades quanto a sua identidade.

III. Os valores de uma sociedade constituída por múltiplas etnias e diferenças são elaborados no contexto de suas lutas políticas e históricas.

É correto o que se afirma somente em

“Os argumentos para a inclusão da sociologia são os mais variados, mas dependem muito das concepções dominantes sobre educação, sociedade, estado e ensino. Pode-se observar que dessas concepções depreendem-se modelos de currículos muito distintos ao longo da história e o papel da sociologia vai se alterando no interior desses modelos em disputa”.

SILVA, Ileizi Fiorelli. A sociologia no ensino médio: os desafios institucionais e epistemológicos para a consolidação da disciplina. Revista Cronos, v. 8, n. 2, 2012. Considerando o problema da inserção da Sociologia nos currículos de ensino médio brasileiro, relacione, corretamente, as maneiras de funcionamento dos conteúdos de Sociologia aos tipos de currículo implementados no Brasil, numerando a Coluna II de acordo som a Coluna I.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Leia atentamente o seguinte trecho: “As formas sociais históricas não são “determinadas” por “leis” naturais ou históricas. A sociedade é autocriação. Quem cria a sociedade e a história é a sociedade instituinte, em oposição à sociedade instituída [...]. A auto instituição da sociedade é a criação de um mundo humano: de coisas, de realidade, de linguagens, de normas, de valores, modos de viver e de morrer, objetivos pelos quais vivemos e outros pelos quais morremos – e, obviamente, em primeiro lugar e acima de tudo, ela é criação do indivíduo humano no qual a instituição da sociedade está solidamente incorporada”.

CASTORIADIS, Cornellius. As encruzilhadas do labirinto II – os domínios do homem. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. A partir da formulação conceitual de Cornellius Castoriadis, avalie as afirmações a seguir.

I. As instituições sociais nascem e morrem decorrente do processo criador dos indivíduos e de suas práticas instituintes no fazer social histórico, resultando daí as instituições e a própria instituição da sociedade.

II. A realidade social histórica não é uma criação apriorística nem as instituições são engendradas pela sociedade instituída como determinações autônomas e independentes dos indivíduos em sociedade.

III. As instituições regem as práticas sociais dos indivíduos e seu processo histórico de criação está circunscrito aos acordos legalmente estabelecidos pelo arcabouço jurídico em um determinado momento da vida social.

IV. As instituições sociais resultam do ordenamento preestabelecido das normas elaboradas pela sociedade instituída, cujas funções devem ser observadas pelos indivíduos na sociedade.

É correto somente o que se afirma em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis