Questões de Ciências Sociais

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Ciências Sociais

De acordo com Émile Durkheim, mesmo quando um fenômeno agride preceitos morais pode ser considerado normal desde que esteja generalizado na sociedade e não comprometa a integração social. Por essa visão, o crime é um fato social que:

Para Max Weber, a racionalização da vida penetra inteiramente o tecido da vida social, a ponto de transformar inteiramente a sociedade. Mas as revoluções são também agentes de mudança da estrutura da realidade, situação em que os líderes religiosos têm desempenhado importantes papéis ao longo da história. São líderes dotados de uma força especial que canaliza as insatisfações sociais, organizam e atraem seguidores para movimentos sociais que transformam a sociedade, nela provocando profundas mudanças. Essa forma de liderança tem uma autoridade especial que seria dada por Deus, pelo destino, pela história ou outra autoridade sagrada. Assinale a alternativa correta para o caráter desse tipo puro de dominação legítima:

“Montesquieu, Saint-Simon, Comte e muitos outros foram os verdadeiros ‘pioneiros’ da sociologia. Contudo, no início do século XX, quatro pensadores europeus foram de especial importância para a disciplina; juntos, são chamados de ‘os sociólogos clássicos’” (Charon e Vigilabt. Saraiva, 2017, p. 16). São eles:

“Em sua expressão social, a ideologia da mestiçagem é aristocrática, romantiza as desigualdades, banalizando-as. Não há, contudo, uma justificativa moral para as desigualdades que esteja apoiada na crença em alguma hierarquia natural/biológica entre os diferentes membros da nação, como se se acreditasse que os miseráveis fossem feitos de um “barro diferente”, conforme a imagem de Souza (2000). Para que se transforme numa questão moral, a igualdade social precisa ser politicamente construída e individualmente internalizada como um valor, o que simplesmente não se deu na história brasileira. A justiça social não é um bem natural, é um valor político que determinada sociedade pode construir – ou não”.

COSTA, Sérgio. A construção sociológica da raça no Brasil. Estudos afro-asiáticos, v. 24, n. 1, p. 35-61, 2002.

A partir da análise do texto de Sérgio Costa a respeito da ideologia da mestiçagem, avalie as seguintes afirmações:

I. O conceito de mestiçagem possibilita a criação de parâmetros analíticos para se refletir a respeito da heterogeneidade dos grupos que constituem a sociedade brasileira.

II. Os problemas raciais que possibilitam o fenômeno da desigualdade social envolvem o caráter cultural de uma sociedade que enfrenta dificuldades quanto a sua identidade.

III. Os valores de uma sociedade constituída por múltiplas etnias e diferenças são elaborados no contexto de suas lutas políticas e históricas.

É correto o que se afirma somente em

Baseado nos conhecimentos sobre educação no Brasil e o modelo de ensino tradicional, assinale a afirmativa que NÃO se coaduna com a ideia implícita no texto.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis