Questões de Ciência da Computação da UFABC

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Listagem de Questões de Ciência da Computação da UFABC

#Questão 139730 - Ciência da Computação, Linguagens, UFABC, 2006, UFABC, Analista de Tecnologia da Informação

 

O valor x impresso na última linha do programa é:

#Questão 131707 - Ciência da Computação, Gerência de Projetos, UFABC, 2006, UFABC, Analista de Tecnologia da Informação

Considere um módulo que execute processamento de erros para um pacote de análise de engenharia. O módulo é chamado quando os dados computados ultrapassam os limites previamente especificados. As tarefas que ele realiza são: calcular os dados complementares baseados em dados originais computados; produzir um relatório de erros para o usuário; executar cálculos solicitados pelo usuário; atualizar um banco de dados; possibilitar a seleção em um menu para processamento subseqüente.

Considerando o desenvolvimento de sistemas com técnicas procedimentais, pode-se afirmar que:

#Questão 131709 - Ciência da Computação, Gerência de Projetos, UFABC, 2006, UFABC, Analista de Tecnologia da Informação

Considere as seguintes afirmações sobre CMM:

 I- CMM se aplica a empresas de grande porte, enquanto Bootstrap se aplica a empresas de grande, médio e pequeno porte.

II- Segundo o CMM para que uma empresa seja certificada com um determinado nível de maturidade ela tem que cumprir todos os requisitos (KPA´s – Key Process Areas) daquele nível.

III- CMM tem cinco níveis: inicial, repetível, definido, gerenciado e maduro. As metas principais dos níveis repetível e definido são, respectivamente: definir e organizar o processo administrativo; definir e organizar o processo de engenharia de software.

IV- CMM e Bootstrap são modelos de qualidade de processo de software.

Levando-se em conta as quatro afirmações acima, assinale a única alternativa válida:

#Questão 560370 - Ciência da Computação, Engenharia de Software, UFABC, 2006, UFABC, Analista de Tecnologia da Informação

A construção de sistemas é difícil devido à sua complexidade. Um fator crucial para gerenciar essa complexidade é o processo adotado para o desenvolvimento. O conjunto básico de atividades e a ordem em que são realizadas nesse processo definem o que é também denominado de ciclo de vida do software. Analise as seguintes informações sobre processos de software:

I- Um modelo de processo de software é uma representação abstrata de um processo; Exemplos de modelos de processo genéricos são o modelo cascata (seqüencial linear, wartefall); espiral e processo unificado (PU ou UP – Unified Process).

 II- O modelo de processo cascata ainda hoje é um dos mais difundidos e tem por característica principal a codificação de uma versão executável do sistema, desde as fases iniciais do desenvolvimento, de modo que o sistema final é incrementalmente construído; daí a alusão à idéia de "cascata".

III- Em um processo de software incremental, o desenvolvimento do sistema é iterativo e partes de sua funcionalidade (denominadas "incrementos") são entregues à medida em que são desenvolvidas; assim, essas entregas parciais tentam priorizar as necessidades mais urgentes do usuário e podem auxiliar a revisão e a melhor definição das partes ainda não entregues.

IV- XP – eXtreme Programming- possibilitou a revolução na forma de desenvolver sistemas em que somente a programação é considerada por pares de desenvolvedores, não sendo necessária documentação e planejamento do software.

Levando-se em conta as quatro afirmações acima, identifique a única alternativa válida:

#Questão 560685 - Ciência da Computação, Relacionamentos, UFABC, 2006, UFABC, Analista de Tecnologia da Informação

Um banco de dados relacional possui um conjunto de regras que o define. Diga qual regra NÃO pode ser aplicada a um banco de dados relacional.

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