Questões sobre Programação Orientada a Objetos

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Listagem de Questões sobre Programação Orientada a Objetos

Deseja-se desenvolver um sistema de informação para uma empresa que possui uma frota de navios mercantes. Tal sistema deve ser composto de um módulo capaz de acompanhar o posicionamento de cada navio em tempo real e de receber e disponibilizar dados sobre as condições operacionais de cada navio. Um sistema gerenciador de banco de dados deve armazenar e disponibilizar informações sobre a rota, carga, tripulação e condições logísticas de cada navio. Considerando essas informações, julgue os itens seguintes, acerca de desenvolvimento de aplicações e banco de dados.

A fim de atender às modernas propostas de desenvolvimento de software, definiu-se o emprego do paradigma de orientação a objetos. Nesse caso, conceitos como os de herança e polimorfismo certamente serão adotados na modelagem do sistema de informação apresentado.

 

Considere que o esquema acima seja referente a um programa de nome M e a suas sub-rotinas. Com relação ao escopo das variáveis do programa esquematizado, julgue os itens de 70 a 72.

VAR_1 pode ser acessada por todas as sub-rotinas do programa M, mas a variável VAR_2 pode ser acessada apenas pelas subrotinas P, A e B.

Julgue os itens a seguir, relativos à tecnologia de orientação a objetos.

Herança é o compartilhamento de atributos e operações entre classes com base em um relacionamento hierárquico, fazendo que uma classe possa ser definida de forma abrangente e depois refinada em sucessivas subclasses mais específicas. Cada subclasse incorpora, ou herda, as propriedades de sua superclasse, não sendo possível, porém, acrescentar novas características, próprias da subclasse considerada.

Julgue os itens a seguir, relativos à tecnologia de orientação a objetos.

Um importante mecanismo da orientação a objetos é a herança múltipla, que significa que múltiplas subclasses compartilham a mesma superclasse, ou ainda, que uma subclasse pode herdar de uma classe que é, por si própria, uma subclasse de outra classe, o que, nesse caso, também se denomina herança em cascata.

Considerando a situação descrita, julgue os itens a seguir, relativos aos modelos de desenvolvimento de software aplicáveis ao sistema descrito.

A assinatura de um método de uma classe de objetos é definida pelos seus parâmetros e pelo valor de retorno.

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