Questões sobre Programação Orientada a Objetos

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Listagem de Questões sobre Programação Orientada a Objetos

A respeito de conceitos de orientação a objetos, julgue os seguintes itens.

Os atributos e métodos privados (private) de uma classe são acessíveis apenas nos métodos da própria classe e suas subclasses. Esse é o nível mais rígido de encapsulamento.

A programação orientada a objetos provê diversos elementos conceituais e estruturas de programa para a construção de softwares modulares e reutilizáveis. O desenvolvimento de software orientado a objetos pode ser realizado com auxílio de uma linguagem de modelagem unificada, a UML (unified modeling language). A respeito da programação orientada a objetos, suas linguagens e métodos de modelagem e programação, julgue os itens subseqüentes.

A sobreposição (overriding) é um mecanismo específico de hierarquias de classes com múltipla herança, visando facilitar a definição dos atributos e métodos válidos no contexto de uma classe, quando tais atributos e métodos puderem ser herdados de mais de uma superclasse.

A programação orientada a objetos provê diversos elementos conceituais e estruturas de programa para a construção de softwares modulares e reutilizáveis. O desenvolvimento de software orientado a objetos pode ser realizado com auxílio de uma linguagem de modelagem unificada, a UML (unified modeling language). A respeito da programação orientada a objetos, suas linguagens e métodos de modelagem e programação, julgue os itens subseqüentes.

A dificuldade de rastrear seqüências de herança é um dos problemas apontados na utilização da múltipla herança.

A programação orientada a objetos provê diversos elementos conceituais e estruturas de programa para a construção de softwares modulares e reutilizáveis. O desenvolvimento de software orientado a objetos pode ser realizado com auxílio de uma linguagem de modelagem unificada, a UML (unified modeling language). A respeito da programação orientada a objetos, suas linguagens e métodos de modelagem e programação, julgue os itens subseqüentes.

Dentro de uma classe em C++, é possível declarar uma função-membro com sua implementação ou apenas o protótipo da função membro, deixando a implementação fora da declaração da classe.

Em um projeto de software orientado a objetos, é necessário definir quais são as responsabilidades das classes de objetos, os modos de interação entre os objetos, os agrupamentos e a hierarquização das classes de objetos, questões que têm levado à busca de soluções por meio de princípios e padrões de projeto testados e validados. Acerca do uso de padrões de projeto, das funcionalidades da orientação a objetos e dos processos e técnicas relativos ao projeto orientado a objetos, julgue os itens a seguir.

Há casos em que é útil definir classes para as quais o programador nunca pretende instanciar nenhum objeto. Uma classe desse tipo, denominada classe abstrata, tem o propósito de fornecer uma superclasse da qual outras classes possam herdar interface e(ou) implementação.

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