As data manipulation languages (DML), ou linguagens de manipulação de dados, são linguagens de computador utilizadas para recuperação, inclusão, modificação e remoção de informações em um banco de dados. Assinale a alternativa que apresenta os dois tipos existentes de linguagens de manipulação de dados.
Os bancos de dados são sistemas de armazenamento que têm por objetivo oferecer a seus utilizadores uma visão abstrata dos dados. Assinale a alternativa que apresenta o significado de abstração de dados.
Durante o processo de projeto de um banco de dados relacional, foram detectadas as seguintes dependências funcionais (atributos multivalorados estão marcados com *):

Sabendo-se que atributos identificadores estão sublinhados, e atributos marcados com * são multivalorados, qual a sequência em que as tabelas estão na Terceira Forma Normal e atendem às dependências funcionais especificadas?
As tabelas JOGADOR, TORNEIO e JOGO, representadas a seguir, fazem parte de uma base de dados utilizada para armazenar os resultados dos torneios de tênis realizados em um clube.

As colunas participantes das chaves primárias estão sublinhadas. Na coluna ID_TORNEIO, foi definida uma chave estrangeira referenciando a coluna ID da tabela TORNEIO. As colunas ID_JOGADOR1 e ID_JOGADOR2 armazenam os ID dos participantes no jogo, enquanto a coluna ID_JOGADOR_VENCEDOR armazena o ID do vencedor do jogo.
Sabendo-se que é vencedor de um torneio o jogador com maior número de vitórias em tal torneio, qual comando SQL apresenta como resultado os I...
Sobre as estruturas e o funcionamento de Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBD), é INCORRETO afirmar que

A respeito dos sistemas de suporte à decisão, técnicas de modelagem e otimização de bases de dados multidimensionais, julgue os próximos itens.
As medições métricas do negócio, armazenadas nas tabelas de fatos, podem ser aditivas, não aditivas ou semiaditivas.
Assinale a alternativa incorreta em relação ao modelo de Bancos de Dados Relacionais.
A normalização é um processo de refinamento do esquema do Banco de Dados, visando eliminar possíveis redundâncias, sanar dependências parciais entre atributos e reduzir os problemas com alterações, inclusões e exclusões. As etapas do processo são conhecidas como formas normais. Com relação aos conceitos de normalização, julgue os itens a seguir.
I - Podem ser utilizados dois tipos de abordagens/metodologias no processo de normalização (top-down e bottom-up).
II - Só existem 4 (quatro) formas normais.
III - A primeira forma normal (1FN) elimina os grupos repetitivos.
IV - A segunda forma normal (2FN) elimina as dependências transitórias.
A quantidade de itens c...
Várias técnicas são utilizadas para garantir a integridade do Banco de Dados, entre elas o gerenciamento de transações e o controle de concorrência. Em relação aos problemas gerados pela falta de gerenciamento das transações, pode-se ter a perda de atualização dos dados, a leitura sujar os dados e a agregação incorreta. Considerando os problemas mencionados no enunciado, podemos afirmar que
Considerando a classificação da American National Standards Institute (ANSI) que divide a arquitetura de banco de dados relacionais em 3 níveis distintos, julgue os itens a seguir.
I - O nível externo representa um conjunto de visões, é o nível do usuário.
II - O nível interno é um conjunto de índices ou métodos de acesso a dados armazenados, é o nível físico.
III - O nível conceitual é uma coleção de estruturas de dados, a saber, as relações que fazem a ligação entre os outros dois.
A quantidade de itens certos é igual a
Em relação aos conceitos relacionados a Banco de Dados é correto afirmar que
Assinale a alternativa que indica corretamente funções do Administrador de Banco de Dados.
Considerando os conceitos relacionados a Banco de Dados e sua integridade, julgue os itens a seguir.
I - Uma chave primária não pode desempenhar a função de identificação única.
II - Um modelo conceitual de banco de dados representa a estrutura de dados de um Banco de Dados, com os recursos e particularidades de um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados específico.
III - Entidade pode ser definida como um objeto que existe no mundo real, com uma identificação distinta e com significado próprio.
IV - Uma das regras da integridade do modelo relacional afirma que nenhum campo que participe da chave primária de uma tabela básica pode aceitar valores nulos.
A q...
Considerando os conceitos relacionados Banco de Dados e a arquitetura de um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD), julgue os itens a seguir.
I - Toda informação em um banco de dados relacional é apresentada, no nível lógico, por valores em tabelas.
II - Um banco de dados é uma coleção de dados operacionais, logicamente inter-relacionados e armazenados de maneira dependente dos programas que o utiliza.
III - Um SGBD relacional deve ter uma linguagem para definição, detalhamento e manipulação de dados.
IV - Um SGBD relacional não pode permitir valores nulos em nenhum campo de suas tabelas.
A quantidade de itens certos é igual a
Os primeiros Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD) foram lançados no início da década de 60, tendo como principal objetivo aumentar a produtividade nas atividades de desenvolvimento e manutenção de sistemas, até então realizadas de forma manual utilizando-se de linguagens de programação convencionais de primeira e segunda geração. Sobre os conceitos básicos relacionados a Bancos de Dados, assinale a opção incorreta.
Assinale a alternativa correta sobre Banco de Dados.
Assinale a alternativa que não é considerada linguagem utilizada nas funcionalidades principais Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBD).
Num sistema de banco de dados, o conceito de instância é definido
Considere:
Select (X) from (Y) order by (Z).
Na SQL, X, Y e Z são, respectivamente,
Em portais corporativos, é comum o uso de três camadas para a construção de sistemas de informação. Nos sistemas web, essas camadas consistem de
Um tipo abstrato de dados pode ser definido matematicamente pelo par (V, O), em que
Julgue os itens de 75 a 79, acerca de sistemas de bancos de dados.
No modelo relacional, os termos relação, tupla, cardinalidade, atributo, grau, domínio e chave primária estão relacionados com a estrutura dos dados. Nesse sentido, é correto afirmar que a quantidade de atributos de uma relação determina o seu grau e que o número de tuplas determina sua cardinalidade.
Julgue os itens de 75 a 79, acerca de sistemas de bancos de dados.
Uma característica de sistemas de bancos de dados é o suporte a transações, as quais têm as propriedades de atomicidade, durabilidade, isolamento e seriabilidade. A seriabilidade, entretanto, não é relevante em sistema em que não haja concorrência no acesso aos dados.
Quanto aos tópicos avançados em tecnologia da informação, julgue os itens a seguir.
Na implementação típica de sistemas gerenciadores de bancos de dados distribuídos, é essencial o uso de protocolos de fechamento de transação em mais de uma fase, como é o caso do 2PL (2 phase locking).
Quanto aos tópicos avançados em tecnologia da informação, julgue os itens a seguir.
Em uma organização composta por várias unidades de negócio geograficamente distribuídas e que utiliza um sistema de bancos de dados distribuídos, o uso de fragmentação horizontal é recomendado quando há grande heterogeneidade de atividades realizadas em uma base de clientes comum a todas as unidades, enquanto a fragmentação vertical é indicada quando as várias unidades realizam basicamente as mesmas atividades em uma base de clientes particionados entre as unidades.
Julgue os itens seguintes a respeito das tecnologias de bancos de dados e aplicações web.
Adabas e Natural podem ser componentes de um ambiente de desenvolvimento de aplicações em que o primeiro é um SGBD transacional que suporta modelo de dados com construções próximas às do modelo relacional, enquanto o segundo é uma linguagem de programação de alto nível com uma linguagem embutida de acesso a banco de dados.
Julgue os itens seguintes a respeito das tecnologias de bancos de dados e aplicações web.
Em um computador no qual se encontra em funcionamento uma instalação padrão de um servidor de SGBD PostgreSQL na plataforma Linux, é provável que o diretório /var/lib/pgsql/data contenha vários arquivos de bancos de dados, um para cada banco de dados localmente gerenciado pelo SGBD.
Julgue os itens seguintes a respeito das tecnologias de bancos de dados e aplicações web.
Em um computador no qual se encontra instalado um cliente de SGBD MySQL remotamente conectado a um servidor de SGBD MySQL, ambos equipamentos em plataforma Linux, é provável que os pacotes IP oriundos do cliente de SGBD para o servidor de SGBD possuam como porta de destino a 3306.
Um arquivo é organizado logicamente como uma sequência de registros, que são mapeados em blocos de discos no sistema operacional. O tamanho do registro pode variar, embora os blocos tenham tamanho fixo determinado pelas propriedades físicas do disco e pelo sistema operacional. Em um banco de dados relacional, as tuplas de relações distintas têm geralmente tamanhos diferentes. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens.
Uma abordagem para o mapeamento de banco de dados em arquivos é utilizar diversos arquivos e armazenar em determinado arquivo apenas registros de tamanho fixo. Esses arquivos são mais fáceis de implementar que os arquivos de registros de tamanho variáveis.
Um arquivo é organizado logicamente como uma sequência de registros, que são mapeados em blocos de discos no sistema operacional. O tamanho do registro pode variar, embora os blocos tenham tamanho fixo determinado pelas propriedades físicas do disco e pelo sistema operacional. Em um banco de dados relacional, as tuplas de relações distintas têm geralmente tamanhos diferentes. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens.
Uma maneira simples de implementar registro de tamanho variável é anexar um símbolo especial de fim de registro no final de cada registro. Porém, essa estratégia apresenta algumas desvantagens, como: não é fácil reutilizar o espaço ocupado por um registro apagado anteriormente; e, em ger...
Com relação a banco de dados, julgue os itens a seguir.
Um sistema de banco de dados deve isolar o usuário dos detalhes internos do banco de dados, ou seja, realizar a abstração dos dados. Essa abstração é realizada em três níveis, sendo que o nível físico descreve quais os dados estão armazenados e os respectivos relacionamentos.
Com relação a banco de dados, julgue os itens a seguir.
Firebird é um gerenciador de banco de dados relacional, distribuído sob a interbase public licence, o qual pode ser executado nas plataformas Linux, Unix e Windows. A versão 2.1 do Firebird possui, entre outras características, recursos como triggers, suporte à plataforma de 64 bits e stored procedures.
No que se refere a banco de dados, julgue os itens seguintes.
Se determinada quantidade de CDs for catalogada em fichas de papel, agrupando informações que se relacionam e que tratam de um mesmo assunto, o resultado desse processo constitui um banco de dados.
Quanto aos esquemas de banco de dados, julgue os próximos itens.
Objetos de esquema de banco de dados são estruturas lógicas de dados armazenados em um ou mais tablespaces. Um esquema pode conter objetos distribuídos em diversos tablespaces.
Quanto aos esquemas de banco de dados, julgue os próximos itens.
Em um esquema de banco de dados, estão contidos objetos como contexts, directories, profiles, roles, tablespaces e users, que são armazenados no banco de dados e criados por comandos SQL.
Julgue os itens a seguir, a respeito de software livre.
Atualmente, o sistema de gerenciamento de banco de dados georreferenciados de código aberto mais utilizado no mundo é o PostgreSQL/PostGIS.
Acerca de regras de integridade e otimização de desempenho em banco de dados, julgue os próximos itens.
Dadas as suas características, a abordagem de otimização de consultas embasada no custo de execução é mais indicada para consultas interpretadas que para consultas compiladas.
Acerca de regras de integridade e otimização de desempenho em banco de dados, julgue os próximos itens.
Em um sistema de banco de dados relacional, o processo de otimização faz uso das chamadas estatísticas de bancos de dados armazenadas no catálogo.
Acerca de regras de integridade e otimização de desempenho em banco de dados, julgue os próximos itens.
Em um banco de dados, é possível estabelecer restrições de integridade que sejam impostas às transições de estado, denominadas restrições de transição, que visam garantir que as transições de estado levem o banco de dados de um estado válido a outro estado válido.
Acerca de regras de integridade e otimização de desempenho em banco de dados, julgue os próximos itens.
Restrições de integridade são sempre impostas a valores de atributos de forma a manter a precisão ou a correção de dados no banco de dados.
Em relação ao DB2 UDB, versão 8, julgue os itens que se seguem.
No DB2 UDB, um banco de dados é uma coleção lógica de table spaces e index spaces.
Em relação ao DB2 UDB, versão 8, julgue os itens que se seguem.
DB2 provê meios para recuperação de dados ao seu estado anterior. Entretanto, a recuperação de índices não é possível.
Em relação ao DB2 UDB, versão 8, julgue os itens que se seguem.
Quando acessa dados de tabelas em um table space particionado, o DB2 pode realizar múltiplas operações paralelas.
Acerca das técnicas de administração de usuários, perfis de acesso, tolerância a falhas e continuidade de operação em bancos de dados, julgue os itens subsequentes.
Na autenticação de usuários em um banco de dados, o servidor do banco faz a checagem, a partir do nome do usuário informado, para identificar se o usuário ou o aplicativo que ele está utilizando possui permissão de conexão ao banco.
Acerca das técnicas de administração de usuários, perfis de acesso, tolerância a falhas e continuidade de operação em bancos de dados, julgue os itens subsequentes.
O controle de acesso de usuários é fundamental para agregar segurança ao banco de dados, o qual deve permitir que sejam criadas contas de usuários e respectivas restrições de cada uma delas, de maneira automática.
Acerca das técnicas de administração de usuários, perfis de acesso, tolerância a falhas e continuidade de operação em bancos de dados, julgue os itens subsequentes.
As técnicas de bloqueio são fundamentais para que transações múltiplas não acessem os itens de dados de maneira concorrente. Assim como a granularidade dos itens de dados, elas são elementos de controle de concorrência e auxiliam na tolerância a falhas em um SGDB.
Acerca das técnicas de administração de usuários, perfis de acesso, tolerância a falhas e continuidade de operação em bancos de dados, julgue os itens subsequentes.
As técnicas de certificação ou validação para o controle de concorrência de validação permitem que todas as verificações sejam feitas durante a execução da transação.
Acerca das técnicas de administração de usuários, perfis de acesso, tolerância a falhas e continuidade de operação em bancos de dados, julgue os itens subsequentes.
O log do sistema controla todas as operações de transações que afetam os valores dos itens em um banco de dados, e, geralmente, é mantido em disco para ficar isento de qualquer tipo de falha, incluindo falha de disco ou falha catastrófica.
Acerca das técnicas de administração de usuários, perfis de acesso, tolerância a falhas e continuidade de operação em bancos de dados, julgue os itens subsequentes.
As transações em um banco de dados devem possuir propriedades que são definidas pelo controle de concorrência e pelos métodos de restauração do SGDB. A propriedade do tipo isolamento permite que a transação seja executada sem que haja interferência das demais transações concorrentes.
A respeito da administração de banco de dados relacionais, julgue os próximos itens.
No projeto de banco de dados relacional, ocorre dependência multivalorada quando o atributo em uma tupla possui um conjunto de valores.
A respeito da administração de banco de dados relacionais, julgue os próximos itens.
Para se evitar o desperdício de espaço no armazenamento ou inconsistência no entendimento do significado dos atributos, recomenda-se agrupar todos os atributos em uma relação básica com valores nulos.
A respeito da administração de banco de dados relacionais, julgue os próximos itens.
No desenvolvimento de um projeto de banco de dados, a metodologia bottom-up parte de um número de agrupamentos de atributos usando relações que são agrupadas naturalmente e analisadas, separadamente ou em conjunto, por meio da indicação de quais serão as decomposições futuras, buscandose caracterizar todas as propriedades.
A respeito das técnicas de administração de dados, julgue os itens que se seguem.
A organização de um conjunto de metadados utilizados no banco de dados colabora para o gerenciamento de informações e permite a melhor interpretação dos usuários quanto aos termos identificadores dos itens.
A respeito das técnicas de administração de dados, julgue os itens que se seguem.
Um banco de dados deve ser flexível o suficiente para permitir a realização de determinadas alterações evolutivas na estrutura do banco, de tal forma que, consequentemente, os dados armazenados sofram modificações.
A respeito das técnicas de administração de dados, julgue os itens que se seguem.
A composição de nomes e a definição de elementos de dados devem seguir o padrão ISO/IEC 11179, o qual indica as regras semânticas, sintáticas e léxicas a serem adotadas visando-se à padronização e harmonização da nomenclatura dos itens em um banco de dados.
No que concerne à administração de banco de dados, julgue os itens que se seguem.
Por meio de um conjunto de definições de estruturas de dados e de linguagem de manipulação, que são interpretadas pelo compilador, os usuários finais podem criar estruturas apropriadas de armazenamento e métodos de acesso ao banco de dados.
Acerca de banco de dados, julgue os itens a seguir.
A arquitetura ANSI/SPARC divide-se em três níveis; o conceitual é o mais próximo do meio de armazenamento físico, ou seja, é aquele que se ocupa do modo como os dados são fisicamente armazenados.
Acerca de banco de dados, julgue os itens a seguir.
Os usuários finais e os programadores de aplicações podem interagir com os dados por meio de uma sublinguagem de dados, que se divide em pelo menos dois componentes: uma linguagem de definição de dados (DDL) e em uma linguagem de manipulação de dados (DML).
Acerca de banco de dados, julgue os itens a seguir.
O índice, em um banco de dados, encapsula tarefas repetitivas, aceita parâmetros de entrada e retorna um valor de status, para indicar aceitação ou falha na execução.
Acerca de banco de dados, julgue os itens a seguir.
Em um mecanismo de trigger, é necessário especificar as condições sob as quais o gatilho deve ser executado e as ações que devem ser tomadas quando um gatilho for disparado.
Acerca de banco de dados, julgue os itens a seguir.
Os sistemas de banco de dados não admitem transações atômicas, porque oferecem o benefício de independência de dados.
No contexto de Banco de Dados, analise as afirmativas a seguir.
I – Em um Sistema Gerenciador de Bancos de Dados Oracle, tabelas são armazenadas em tablespaces, os quais podem, por sua vez, estar associados a um ou mais arquivos físicos.
II – Stored procedures e triggers (gatilhos) são modalidades de código armazenado criadas para facilitar a administração do banco de dados. No entanto, alguns Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados, como o Oracle, por exemplo, não permitem a sua utilização, pois implica perda considerável de desempenho.
III – Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados são ambientes multiusuários que necessitam de mecanismos eficientes de controle de concorrência de forma a garantir o is...
O técnico Marcos, ao realizar estudos sobre Bancos de Dados, descobriu um conceito INCORRETO em seus apontamentos. Trata-se do que afirma que
O desenvolvedor de uma aplicação deve acessar determinado banco de dados proprietário. No entanto, tal acesso somente está disponível por meio de uma biblioteca de baixo nível e bastante complicada. Como essa não será a única aplicação a ser desenvolvida para esse banco, que padrão de projeto é apropriado para tornar essa biblioteca mais simples de usar?
Considere as proposições abaixo, a respeito de Bancos de Dados.
I – Uma das técnicas para armazenamento de dados dimensionais é a organização de tabelas, segundo o Esquema Estrela. Em bases de dados, que atendem a esse esquema, podem-se encontrar tabelas que não atendam à Terceira Forma Normal.
II – Bases de dados de apoio à tomada de decisão armazenam grande quantidade de dados. Por isso, não é recomendável a criação de índices em tais bases de dados.
III – Em gerenciadores de bancos de dados multidimensionais podem ser encontrados operadores que permitem percorrer hierarquias existentes. Dentre tais operadores estão o de Drill Down e o de Drill Up.
IV – O procedimento de Extração, Transformação e Carga (também conhecido por E...
As tabelas abaixo participam de uma base de dados de uma empresa da área financeira (colunas participantes de chavesprimárias estão sublinhadas, e participantes de chaves-estrangeiras, em negrito).

As tabelas PESSOA, PESSOA_FISICA e PESSOA_JURIDICA armazenam informações sobre indivíduos e empresas que são clientes da instituição. Alguns dos clientes realizam empréstimos. Toda pessoa cadastrada na instituição será sempre cadastrada como pessoa física ou jurídica. A coluna ID_PESSOA, nas tabelas PESSOA_FISICA e PESSOA_JURIDICA, possui chave-estrangeira que referencia a coluna ID_PESSOA da tabela PESSOA. A tabela EMPRESTIMOS apresenta informações sobre empré...
Considere as seguintes dependências funcionais identificadas durante o processo de modelagem da base de dados de um sistema de controle de biblioteca (atributos multivalorados estão marcados com *).

Identifique a opção em que as tabelas definidas atendem às dependências funcionais especificadas acima e estão na Terceira Forma Normal (atributos identificadores estão sublinhados e atributos multivalorados estão marcados com *).
O padrão SQL define diversos níveis de isolamento de transações. Dentre os níveis permitidos, encontra-se o nível de Leitura Confirmada (read committed) que é implementado atualmente por vários Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBDs). Em um SGBD operando em tal nível de isolamento, tentam-se executar duas transações (T1 e T2). Observe na tabela abaixo o registro do escalonamento previsto para os comandos dessas transações, em que A representa um determinado registro. 
Considerando os dados registrados, conclui-se que
Acerca das tecnologias de bancos de dados e de data warehouse, julgue os itens que se seguem.
A construção de um data warehouse envolve primordialmente um processo de extração, transformação e carga de dados, que normalmente tem origem nas bases de dados dos sistemas que estão ou estiveram em operação. O sucesso desse processo é fortemente influenciado pela escolha da ferramenta OLAP (on-line analytical processing) a ser utilizada.
Acerca das tecnologias de bancos de dados e de data warehouse, julgue os itens que se seguem.
A otimização de consultas a bancos de dados pode empregar uma abordagem embasada no custo de execução. Nessa abordagem, técnicas tradicionais de otimização são usadas para buscar solução ótima no espaço de solução do problema. Assim, a estimativa de custo considera diversas informações, tais como o número de registros dos arquivos e o tamanho de cada registro.
Em um banco de dados multidimensional, considere, por exemplo, que os dados podem ser representados como um array de três dimensões, correspondendo a produtos, clientes e períodos de tempo. Dessa forma, um determinado valor individual em uma célula pode representar a quantidade de um produto vendido a um cliente em um dado momento. De acordo com essa consideração,
Considere a seguinte regra de Codd, aplicada aos bancos de dados relacionais: A descrição do banco de dados é representada no nível lógico da mesma forma que os dados ordinários, permitindo que usuários autorizados utilizem a mesma linguagem relacional aplicada aos dados regulares.
O sentido dessa regra diz respeito à
Um database Oracle é constituído de um ou mais
NÃO é um conjunto de extensões do Oracle que contém todos os dados para uma estrutura lógica de armazenamento dentro de uma tablespace:
No formato de um bloco de dados do Oracle, um overhead é uma referência ao
No ambiente de desenvolvimento com SQL Server, uma sintaxe usada para definir objetos multidimensionais, bem como para examinar e manipular dados multidimensionais, corresponde à linguagem
O procedimento em que se aplicam os ajustes apropriados na organização do sistema de banco de dados, principalmente na ocorrência das mudanças de requisitos, visando à manutenção constante do melhor desempenho para a empresa, é denominado
A arquitetura ANSI/SPARC aplicada aos bancos de dados divide-os em níveis com as seguintes características:
I. O que se ocupa do modo como os dados são fisicamente armazenados.
II. O que se ocupa do modo como os dados são vistos por usuários individuais.
III. Nível lógico de comunidade ou apenas lógico (mais abstrato que o físico e diferente da visão do usuário individual).
Em um projeto arquitetural, os itens I, II e III são classificados, respectivamente, como níveis
Base de dados refere-se a um conjunto de registros, dispostos em estrutura regular, para produção de informação. Com respeito aos aspectos fundamentais de bases de dados, julgue os itens seguintes.
Microsoft Access, Microsoft Excel, dBase e Oracle são todos exemplos de aplicativos de base de dados.
Base de dados refere-se a um conjunto de registros, dispostos em estrutura regular, para produção de informação. Com respeito aos aspectos fundamentais de bases de dados, julgue os itens seguintes.
O modelo de base de dados mais difundido no momento é denominado de relacional, consistindo de uma coleção de estruturas de dados tabulares, uma coleção de operadores matemáticos relacionais e uma coleção de restrições da integridade. Uma das vantagens das bases de dados relacionais é que elas permitem aos usuários escreverem consultas não previstas pelo projetista da base de dados.
Com relação a conceitos de banco de dados, julgue os itens que se seguem.
Em sistema web embasado em banco de dados, a transferência de equipamentos entre filiais será mais bem representada em um modelo entidade-relacionamento por meio de uma entidade que por meio de uma relação.
São referências de banco de dados de grande porte com exceção de:
Um relacionamento do tipo n:m no MER (modelo entidaderelacionamento)
São dois princípios fundamentais e ideais dos bancos de dados distribuídos, a
De acordo com as regras de normalização de dados, selecione a opção que corresponde ao melhor modelo relacional para a estrutura de dados e cenário apresentado abaixo:
Você é DBA de uma empresa que deseja organizar hierarquicamente os dados dos departamentos e funcionários da empresa. A estrutura de dados deve permitir que o usuário consiga visualizar os níveis de departamentos separados hierarquicamente como: Diretoria, Gerência, Coordenadores, Analistas, Desenvolvedores e etc. Cada funcionário pode estar vinculado a apenas um departamento, de acordo com o cargo dele na empresa.
De acordo com as regras de normalização de dados, selecione a opção que corresponde ao melhor modelo relacional para a estrutura de dados e cenário apresentados abaixo:
Um cliente deseja construir um pequeno sistema para guardar informações de cadastro de funcionários, produtos, pedidos e itens de pedidos realizados pelos funcionários de sua empresa.
Atualmente cada funcionário pode efetuar quantos pedidos ele desejar. O valor dos produtos é informado no momento da venda, e não é permitida a venda de produtos com valores diferentes para um mesmo pedido.
Selecione a opção que não corresponde a uma versão valida do SQL Server 2005.
Após analisar o ambiente, você identifica que o banco de dados esta com um problema de falta de atualização das estatísticas, e isso esta causando problemas na criação dos planos de execução das consultas. O que você faz para corrigir este problema?
Depois de um tempo de uso do banco de dados, os usuários começam a reclamar que o sistema está ficando lento. Após analisar o ambiente, você identifica que o banco de dados esta com um problema de fragmentação física. O que você faz para corrigir este problema?
Qual é a diferença entre tabelas criadas começando com o caractere # e tabelas criadas começando com ##?
Um desenvolvedor solicita sua ajuda para construir uma consulta que retorna todos os pedidos de clientes, em que a soma de todos os seus pedidos, ultrapassem RS 5.000,00 reais. Selecione a opção que corresponde ao comando que retorna os dados corretamente de acordo com a estrutura da tabela.
Os usuários estão reclamando de lentidão para acessar uma determinada tela do sistema, após uma analise inicial você identifica que o comando da listagem 1 é responsável pela lentidão. O que você faz para otimizar a consulta? Selecione a opção que representa a melhor alternativa.
Existe uma aplicação que constantemente acessa um banco de dados chamado ProdDB, você precisa migrar este banco de dados para um novo servidor recém adquirido pela empresa. Selecione a opção que corresponde ao item que irá fazer com que o banco de dados fique disponível no novo servidor no menor tempo possível.
Você é administrador de banco de dados SQL Server, e uma falha de energia ocorre fazendo com que o servidor seja desligado inesperadamente. Ao iniciar o servidor você precisa ter certeza de que não ocorreu nenhuma corrupção nos bancos de dados. Qual comando você utiliza para validar a estrutura de alocação de dados de todos os bancos do servidor?
Selecione a opção que corresponde a um item válido quando estamos analisando o uso do banco de dados TempDB no SQL Server .
Supondo que existam dados na estrutura da tabela Funcionarios criada na questão 35, o que irá ocorrer quando o comando da sessão 2 for executado?
Selecione a opção que corresponde ao nível de isolamento que permite a leitura de dados sujos, no banco de dados SQL Server.
Escolha a melhor definição para FillFactor no banco de dados SQL Server.
Em uma estrutura básica de banco de dados, a menor estrutura na qual serão inseridos os caracteres referentes aos dados recebe a denominação de:
A respeito de arquitetura de informação, julgue os itens a seguir.
As matrizes de planejamento proveem um enfoque explícito para descrever requerimentos do negócio e, para sua especificação, precisam que o banco de dados esteja explicitamente modelado.
Considerando as figuras I e II acima apresentadas, julgue os itens a seguir, a respeito de bancos de dados e bancos de dados multidimensionais.
Os esquemas mostrados são equivalentes, mas o da figura I corresponde a um banco de dados relacional e o da figura II corresponde a um banco de dados multidimensional.
No planejamento de backup em ambiente de banco de dados, um requisito técnico muito difundido é determinar o volume das transações realizadas em um banco de dados ou até mesmo em determinada aplicação, visando a escolha adequada de uma política que considere o ambiente transacional crítico e altas taxas de transferência de dados. Nesse aspecto, os backups online mais indicados são
Para o banco de dados de configuração de hardware e software surtir o efeito que deseja a corporação, ele necessita de um inventário detalhado dos elementos que compõem a infraestrutura de tecnologia e de uma camada de inteligência que organize os dados sob a ótica de serviços. Desse modo, ele deve atender a funções críticas que o distinguem de outras ferramentas de gerenciamento. As principais são:
I. Reconciliação, que visa assegurar a aglutinação dos dados, evitando duplicações e permitindo o encontro de itens de configuração de diferentes fontes.
II. Federação, que promete trazer fontes múltiplas de dados e um link direto com as fontes de informação.
III. Mapeamento e visualização, que buscam trazer u...
No modelo multidimensional, significa, de forma simplificada, a redução do escopo dos dados em análise, além de mudar a ordem da dimensões, mudando, desta forma, a orientação segundo a qual os dados são visualizados.
Trata-se de
Quando, em um modelo multimensional, o usuário pular de uma informação contida em uma dimensão para outra como por exemplo, da dimensão tempo para a dimensão região, a operação executada corresponde a
Quando, em um modelo multimensional, o usuário pular um nível intermediário dentro de uma mesma dimensão, como por exemplo, sendo a dimensão tempo composta por ano, semestre, trimestre, mês e dia e o usuário pular de ano para mês, a operação executada corresponde a
Os bancos de dados precisam atingir um equilíbrio entre a eficiência no processamento de transações e o suporte aos requisitos de consulta (solicitações ad hoc do usuário). Porém, um data warehouse (DW) é tipicamente otimizado para o acesso a partir das necessidades de um tomador de decisão. Portanto, o armazenamento de dados em um DW reflete essa especialização e NÃO envolve processos, tais como
A mudança de uma hierarquia (orientação) dimensional para outra tem sua realização facilitada em um cubo de dados por meio de uma técnica chamada
NÃO é um objetivo da mineração de dados (mining), na visão dos diversos autores,
Quanto à propagação de atualizações em SGBDs distribuídos, considere:
I. Uma cópia de cada objeto copiado é designada como cópia primária. As demais são todas cópias secundárias.
II. Cópias primárias de diferentes objetos estão em diferentes sites.
III. Operações de atualização são consideradas logicamente incompletas, mesmo que a cópia primária tenha sido atualizada, enquanto o catálogo central não for excluído.
Está correto o que consta em
A regra de SGBD distribuído que define que a probabilidade do sistema funcionar sem queda em qualquer momento dado porque, por ser distribuído, pode continuar a funcionar, mesmo diante da falha de algum componente individual, tal como um site isolado, é designada como
Tratam-se de regras ou objetivos secundários aplicados aos SGBDs distribuídos:
I. Procesamento de consultas centralizado.
II. Dependência de um site central.
III. Independência de fragmentação.
IV. Autonomia local.
Está correto o que consta APENAS em
Em um SGBD, uma consulta expressa em uma linguagem de alto nível, tal como SQL, deve passar por scanner, parser e validação, antes do processo de otimização de consulta.
No contexto da frase acima, scanner e parser significam, respectivamente,
Instruções: Para responder às questões de números 85 e 86, considere que ambas referem-se ao controle de acesso aos dados (doação ou cancelamento de privilégios) em um sistema de BD relacional, usando sua linguagem específica (SQL).
Sempre que um proprietário A de uma relação R concede um privilégio sobre R para uma outra conta B, o privilégio pode ser dado a B com ou sem a cláusula ...... que, se é dada, então B também pode conceder aquele privilégio sobre R para outras contas.
Completa corretamente a lacuna o Grant
Instruções: Para responder às questões de números 85 e 86, considere que ambas referem-se ao controle de acesso aos dados (doação ou cancelamento de privilégios) em um sistema de BD relacional, usando sua linguagem específica (SQL).
O privilégio que proporciona à conta de um usuário a capacidade de alterar as tuplas de uma relação é
Instruções: Para responder às questões de números 81 a 84 sobre restrições de integridade, considere a temporalidade dos dados e a relação R{Num#, Status, Período} sendo Key{Num#, Período}. De acordo com C. J. Date, podem ocorrer problemas em relações temporais como esta.
As situações-problema:

podem ser resolvidas com
Instruções: Para responder às questões de números 81 a 84 sobre restrições de integridade, considere a temporalidade dos dados e a relação R{Num#, Status, Período} sendo Key{Num#, Período}. De acordo com C. J. Date, podem ocorrer problemas em relações temporais como esta.
A restrição Key para R não consegue impedir que R contenha, por exemplo, as seguintes tuplas ao mesmo tempo:

Esta situação é uma possibilidade que apresenta um problema de
Instruções: Para responder às questões de números 81 a 84 sobre restrições de integridade, considere a temporalidade dos dados e a relação R{Num#, Status, Período} sendo Key{Num#, Período}. De acordo com C. J. Date, podem ocorrer problemas em relações temporais como esta.
A restrição Key para R não consegue impedir que R contenha, por exemplo, as seguintes tuplas ao mesmo tempo:

Esta situação é uma possibilidade que apresenta um problema de
Instruções: Para responder às questões de números 81 a 84 sobre restrições de integridade, considere a temporalidade dos dados e a relação R{Num#, Status, Período} sendo Key{Num#, Período}. De acordo com C. J. Date, podem ocorrer problemas em relações temporais como esta.
A restrição Key para R não consegue impedir que R contenha, por exemplo, as seguintes tuplas ao mesmo tempo:

Esta situação é uma possibilidade que apresenta um problema de
Salvar apenas os blocos do banco de dados que foram alterados desde o último backup completo é função específica
Um DBA tem de definir e implementar um esquema apropriado de controle de danos, em geral envolvendo a operação de dumping, que significa
Considere:
I. a responsabilidade pela organização do sistema de BD, de modo a obter o melhor desempenho no nível da empresa;
II. os ajustes finos apropriados, quando da mudança de requisitos.
A responsabilidade do perfil profissional e a técnica de ajuste correspondem, respectivamente, a Administrador de
Considerando que os dados constituem um dos bens mais valiosos de uma empresa, é necessário que haja um papel que tenha a responsabilidade central pelos dados, principalmente entendendo as necessidades empresariais nos altos níveis da organização. Tal papel é mais adequadamente desempenhado pela
Na maioria dos sistemas de BD distribuídos, o controle de concorrência se baseia no bloqueio, da mesma forma que nos não distribuídos. Todavia, nos distribuídos, as requisições para testar, impor e liberar bloqueios a objetos remotamente localizados
Um fator relevante na questão de desempenho de SGBD refere-se ao processo de substituir ponteiros no estilo OID (identificadores de objetos e que, em geral, são endereços lógicos de disco) por endereços de memória principal, quando os objetos são lidos para a memória (ou viceversa, quando os objetos são gravados de volta no BD). Trata-se de
Considere: Os funcionários podem usar muitos idiomas em qualquer um dentre muitos projetos. Cada projeto possui muitos funcionários com vários idiomas. Funcionário chefia funcionário na razão 1:n. Dado um projeto, é necessário que se conheça os funcionários e quais idiomas eles usam nesse projeto. Também é necessário que se saiba (independentemente do projeto) quem é o chefe de quem. A derivação para BDR (relacional) apresentará um modelo com
Considere: Peça compõe Peça na razão n:m. A composição relaciona-se com Modelo na razão 1:n. Portanto, a derivação para BDR (relacional) normalizado será de
Alguns SGBDs (como, por exemplo, o DB2) possuem uma opção adicional sobre as restrições de chave estrangeira, onde as linhas da tabela referenciada são excluídas (delete) ou atualizadas (update) somente se não houver valores de chaves estrangeiras correspondentes. Trata-se de
A restrição de chave estrangeira, onde a operação de exclusão sobre a tabela referenciada se propaga para todas as chaves estrangeiras correspondentes, é:
Considere:
I. Conjunto de um ou mais atributos que, quando tomados coletivamente, permitem identificar exclusivamente uma entidade.
II. Restrição que especifica que o atributo é uma chave candidata (tem um valor exclusivo para cada linha de uma tabela).
Correspondem, respectivamente, a I e II:
Considere:
CCE = coluna de chave estrangeira
CCTP = coluna de chave da tabela pai
ICE = instância de chave estrangeira
ICTP = instância de chave da tabela pai
A integridade referencial exige que
Instrução: Para responder às questões de números 51 a 55, considere a seguinte relação:
Cliente(Id-Cliente, Nome-Cliente, Endereço-Cliente, Telefone-Cliente, (Num-Pedido, Data-Pedido, (Cod-Produto, Nome-Produto, Valor-Unitário-Produto, Quantidade-Produto-Pedido), Valor-Total-Pedido), Nacionalidade-Cliente, Localização-Continental- Nacionalidade-Cliente, Tipo-de-Cliente)
O negrito identifica o nome da relação, os parênteses inscrevem um grupo de repetição e os atributos grifados são identificadores (chave) de um grupo de repetição. A Localização-Continental-Nacionalidade-Cliente refere-se ao continente correspondente à nacionalidade do cliente.
NÃO necessitaria ser armazenado ...
Instruções: Para responder às questões de 31 a 50, considere que os aplicativos devem ser reputados sempre na originalidade da versão referenciada e não quaisquer outras passíveis de modificação (customização, parametrização, etc.) feita pelo usuário. Quando não explicitados nas questões, as versões dos aplicativos são: Windows XP edição doméstica (Português), Microsoft Office 2000, SGBD MS-SQL Server 2000 e navegador Internet Explorer 8. Mouse padrão destro.
Em um SGBDR, se ocupa respectivamente de alteração de tabela (ex. Alter Table), atualização de uma linha de tabela (ex. Update) e exclusão de visão (ex. Drop View), a
Instruções: Para responder às questões de 31 a 50, considere que os aplicativos devem ser reputados sempre na originalidade da versão referenciada e não quaisquer outras passíveis de modificação (customização, parametrização, etc.) feita pelo usuário. Quando não explicitados nas questões, as versões dos aplicativos são: Windows XP edição doméstica (Português), Microsoft Office 2000, SGBD MS-SQL Server 2000 e navegador Internet Explorer 8. Mouse padrão destro.
Em um SGBD, uma chave candidata deve possuir, como propriedade, a
Para evitar descrever o mesmo fluxo de eventos diversas vezes quando se tratar de um comportamento comum a vários casos de uso, é recomendado escrever esse comportamento em um único caso de uso e relacioná-lo aos demais por meio de um relacionamento de
Considere:
EE = Entidade Externa.
DD = Depósito de Dados.
PR = Processo (ou Função).
Em um Diagrama de Fluxo de Dados − DFD (modelagem funcional), NÃO é permitida a ligação
Considere:
I. Create View; Alter Table; Drop Table.
II. Select View; Create Table; Update Table.
III. Drop View; Alter View; Delete Table.
São válidas na DDL as cláusulas que constam em
São cláusulas válidas de restrições de chave estrangeira em SQL:
Os dependentes (D) exclusivos de um e de cada funcionário (F) são numerados sequencialmente. Isso significa que a entidade (D) terá vários nomes identificados pelo no 1, por exemplo. A fim de garantir a unicidade de chave em (D), no modelo E-R conceitual, deve-se
Na frase:
A cláusula HAVING foi adicionada à expressão SQL ...I... porque ....II.... não pode ser utilizada com ....III.... .
I, II e III podem ser corretamente substituídos, nessa ordem, por
Considere as linguagens de manipulação (DML) e definição (DDL) de dados da SQL. As cláusulas CONSTRAINT, DISTINCT, FOREIGN KEY, HAVING e RENAME são corretas e respectivamente utilizadas no âmbito da
Peça contém Peça no sentido de componente-composto. Essa situação é adequadamente representada em um diagrama E-R como
Considere a seguinte situação:
Requisições de materiais são feitas por funcionários em um relacionamento n:m. Os funcionários têm que justificar em qual serviço foi usado o material requisitado. Para tanto, as requisições necessitam ser identificadas e relacionadas à entidade Serviço. Nessa circunstância, o relacionamento "Requisição" é representado mais adequadamente em um modelo E-R estendido, como
Considere:
I. O alinhamento da TI com o Negócio não requer a adoção de um Modelo Organizacional.
II. Se a organização não tem uma estratégia de negócio bem definida, não há saída para a TI.
III. Não basta elaborar um plano estratégico alinhado. Para implementá-lo é preciso acompanhá-lo.
Com respeito ao PETI, é correto o que consta em
A propriedade das transações de um SGBD que garante: "ou todas as operações da transação são refletidas corretamente no banco de dados ou nenhuma o será" é a
O SGBD deve incluir software de controle de concorrência ao acesso dos dados, garantindo, em qualquer tipo de situação, a escrita/leitura de dados sem erros. Tal característica do SGBD é denominada
As entidades e o respectivo relacionamento do tipo empregado (E) e seus dependentes (D) serão implementados em um SGBD relacional normalizado como tabelas D e E, sendo que
Assinale a opção correta acerca de bancos de dados relacionais.
Com relação a bancos de dados, assinale a opção correta.
Os procedimentos (procedures) podem
I retornar um valor.
II ter, em seu código, declaração de variáveis.
III ter, em seu código, declaração de inteiros.
IV ter, em seu código, um bloco de instruções.
V ter um nome com parâmetros pré-definidos.
A quantidade de itens certos é igual a
Em banco de dados, existem linguagens de definição e de manipulação de dados. Assinale a opção que apresenta palavras reservadas utilizadas em DDL (data definition language).
Em banco de dados, todo método de controle de concorrência deve evitar anomalias de sincronização. Essas anomalias estão relacionadas a
I perda da consistência do banco.
II acesso via ODBC.
III acesso a dados inconsistentes.
IV consulta recursiva.
V perda de atualizações.
Estão certos apenas os itens
Em banco de dados, são usadas diversas estruturas, entre elas, tem-se
I relações.
II chaves.
III chave estrangeira.
IV relacionamentos.
V atributos.
A quantidade de itens certos é igual a

Tendo a figura acima como referência, julgue os itens a seguir, relativos a bancos de dados.
A linguagem de definição de dados — LDD ou DDL — possibilita definir os objetos dos bancos de dados, enquanto a linguagem de manipulação de dados — LMD ou DML — permite utilizá-los.
Observe o banco de dados composto pelas relações a seguir, em que atributos sublinhados indicam a chave primária, e atributos em itálico apontam as chaves estrangeiras.
funcionário (NrMatric, NmFunc, DtAdm, Sexo, CdCargo, CdDepto) cargo (CdCargo, NmCargo, ValorSalario) departamento (CdDepto, NmDepto, Ramal)
Com base nisso, pode-se afirmar que
I – um funcionário está alocado em um departamento;
II – podem existir valores nulos para o atributo "NrMatric";
III – pode haver mais de um departamento com o mesmo ramal;
IV – um funcionário possui um cargo;
V – pode haver mais de um cargo com o...
Observe as fontes de dados a seguir.
I – Tabela de um banco de dados relacional.
II – Arquivo XML.
III – Arquivo TXT flat.
Utilizando procedimentos de ETL (Extract, Transform e Load) para carga de um DW, é possível ler dados das fontes
O servidor de banco de dados corporativo de uma empresa está isolado por meio de um firewall do tipo filtro de pacotes. Com base nessa informação, analise as afirmativas a seguir.
I – Tal isolamento é efetivo na proteção de ataques do tipo SQL Injection.
II – É possível bloquear o acesso de uma única estação ao banco de dados.
III – Consultas SQL excessivamente longas podem ser bloqueadas no firewall.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
No fluxo de projetos do processo unificado, as classes, os subsistemas e os casos de uso significantes à arquitetura são projetados na fase de
As conexões ao banco de dados são estabelecidas no ciclo de vida de um Servlet na fase de
Assinale a opção correta, acerca da tecnologia cliente servidor.
Considere os seguintes Níveis de Influência:
0 - Nenhuma influência
1 - Influência mínima
2 - Influência moderada
3 - Influência média
4 - Influência significante
5 - Influência forte
Durante a medição de uma aplicação, feita pelo método de Análise de Pontos de Função, foram obtidos 320 pontos brutos. Para o cálculo do refinamento, quanto às influências aplicadas às características gerais de sistema, três obtiveram o nível moderado, uma obteve o nível significante e duas o nível forte. Após a aplicação da fórmula do fator de ajuste que pode variar a pontuação bruta em mais ou menos 35%, a pontuação ajustada fi...
De acordo com a Regra Áurea, nenhuma operação de atualização poderá atribuir a qualquer banco de dados um valor que faça com que seu predicado (restrição declarada formalmente) de banco de dados seja
Um relacionamento entre classes que usa como notação um diamante preenchido associando, por exemplo, as classes Janela e Moldura, representa
No tipo Escalares, NÃO é uma das quatro famílias de tipos de dados predefinidos do PL/SQL:
Nas estruturas de controle de iteração dos programas PL/SQL são utilizadas apenas as instruções
Os programas PL/SQL são constituídos por blocos que executam operações lógicas e cada bloco tem três partes que definem as:
I. declarações de variáveis e itens.
II. instruções procedurais e SQL.
III. instruções de tratamento de erros.
No bloco é obrigatória a presença da seção que se afirma em
As constraints para as tabelas de um BD relacional podem ser especificadas quando de um
Considere:
I. Um relacionamento do tipo "material compõe material".
II. Um relacionamento que necessita ser relacionado a outro relacionamento.
III. Entidade cuja vida depende de outra.
No MER, I, II e III são, respectivamente, representados por:
Com relação a bancos de dados, julgue os itens seguintes.
A abordagem relacional parte do princípio de que os dados são percebidos como tabelas que satisfazem relações de integridade manipuláveis por meio de operadores.
Acerca de desenvolvimento de aplicações e banco de dados, julgue os itens subsequentes.
As atividades de teste e depuração são atividades diferentes, mas a depuração deve ser acomodada em qualquer estratégia de teste. Em relação a validação e verificação, é coerente fazer as seguintes perguntas, respectivamente: Estamos construindo certo o produto?, Estamos construindo o produto certo?.
Um bloco é a unidade básica no PL/SQL e neste é requerido
Ao derivar um e somente o relacionamento que era do tipo n:m entre duas entidades, para um modelo lógico relacional, um técnico em informática criou corretamente
Considere o código PL SQL para criação de um trigger:

Sobre o código acima, é correto afirmar:
No PL SQL, uma procedure pode ser chamada a partir de uma
I. aplicação.
II. outra procedure.
III. uma query.
IV. trigger.
Está correto o que se afirma em
Em relação ao ambiente de banco de dados Oracle 10g, considere os trechos de sessões abaixo.

I. Na linha 14, RESUMABLE_TIMEOUT define o tempo que a sessão ficará suspensa após a detecção de uma exceção.
II. Na linha 8, autoextensible define que o tablespace pode ser estendido além de 1 MB de tamanho.
III. A execução da linha 11 exibe o valor do parâmetro RESUMABLE_TIMEOUT, cujo default é 10.
IV. O resultado da execução da linha 12 será a exibição de uma mensagem de erro.
Está correto o que se afirma APENAS em
Num banco de dados relacional,
I. a arquitetura pode ser descrita de maneira informal ou formal. Assim, os termos tabela, linha e coluna, da descrição informal correspondem, respectivamente, aos termos relação, tupla e atributo, na descrição formal.
II. a coleção de informações armazenadas em um determinado momento é chamada de instância do banco de dados. O projeto geral do banco de dados é chamado de esquema de banco de dados; os esquemas não mudam com frequência.
III. os relacionamentos um-para-um ou um-para-muitos são implementados por meio do uso de uma chave estrangeira, que nada mais é do que um campo na tabela relacionada que faça referência a valores existentes no campo de outra tabela.
...A respeito de transação de dados em SQL, julgue os próximos itens.
Um sistema de banco de dados operando com base no padrão SQL-92 assegura a serialização e o retorno em cascata para operações de manipulação de dados.
A seguir, apresentam-se relações de um esquema do banco de dados relacional EMPRESA, em que as chaves primárias estão sublinhadas.
Uma visão é uma exibição personalizada dos dados contidos em uma ou mais tabelas ou em outras visões. Nesse contexto, uma visão é uma consulta armazenada ou uma tabela virtual.
Julgue os itens a seguir, a respeito de projeto e modelagem de banco de dados relacional.
A preservação da dependência é uma meta do projeto de banco de dados relacional, de forma que a validação das atualizações no banco de dados possa ser executada sem o uso de junções, não resultando em relações ilegais.
Julgue os itens a seguir, a respeito de projeto e modelagem de banco de dados relacional.
A derivação de uma especialização do modelo lógico para o projeto físico de um banco de dados relacional não admite múltiplas formas. Cada entidade especializada dá origem a uma relação.
Em um banco de dados Microsoft SQL Server 2005, existe uma tabela denominada produtos, que possui, entre outros, um campo de nome valor para armazenar o preço de venda de diferentes produtos. Os preços dos produtos são R$ 170,00, R$ 180,00, R$ 195,00 e R$ 280,00. A tabela deve ser atualizada tal que, no campo valor, nenhum produto deverá possuir preço menor que R$ 195,00, e não pode haver redução de preço nos produtos.
Assinale a opção que apresenta corretamente o comando SQL que permite realizar a atualização na tabela descrita acima.
Em relação as arquiteturas de grid utilizadas por alguns fabricantes de bancos de dados, julgue os itens subsequentes.
I As arquiteturas de grid utilizadas por alguns fabricantes de bancos de dados permitem que sejam agrupados um amplo número de servidores, armazenamento e redes em um recurso computacional flexível sob-demanda para as necessidades computacionais de uma organização.
II Em nível mais alto, a ideia de grid computing é a implementação de um utilitário em que o usuário não se preocupe onde os dados estão ou que computador executa uma requisição.
III Clustering é uma tecnologia utilizada para criar infraestruturas de grid. Os grids podem consistir de vários clusters.
IV U...
Os administradores de bancos de dados (DBA) são profissionais responsáveis pela criação, manutenção e segurança do banco de dados de uma empresa. As tarefas dos DBA consistem em
I decidir que informação manter no banco de dados, identificar as entidades de interesse da empresa e a informação a registrar em relação a esta entidade.
II definir o conteúdo do banco de dados, descrevendo o esquema conceitual.
III definir os controles de segurança e integridade, que podem ser considerados parte do esquema conceitual com linguagens DML.
IV desenvolver aplicações em linguagem DML para o banco de dados.
Estão certos apenas os itens
Um banco de dados é parte do sistema de informação de uma organização, enquanto um modelo de dados de alto nível é somente uma parte do ISA (information systems architecture) da organização. Entre os componentes do ISA, encontram-se
A respeito de SQL e PL/SQL, julgue os itens a seguir.
A estrutura básica de um bloco PL/SQL é composta por quatro seções: DECLARE, BEGIN, EXCEPTION e END. As seções DECLARE, BEGIN e END são obrigatórias.
A álgebra relacional é a base matemática de bancos de dados relacionais. A álgebra relacional pode ser definida como linguagem de consulta formal e procedimental. Para banco de dados, podem ser utilizadas diversas operações provenientes da teoria de conjuntos. A seleção (select), em banco de dados relacional, é
A exclusão de uma tabela ORACLE por completo, incluindo conteúdo e estrutura, é realizada pelo comando DDL
Uma tabela ORACLE temporária que armazena registros predeterminados e possibilita filtrar campos para consultas restritas denomina-se
O comando SELECT retornará a quantidade de registros (tuplas) de uma tabela por meio da cláusula
Para obter todas as linhas da tabela B, o comando SELECT deverá utilizar na sequência um JOIN entre as tabelas A e B do tipo
Uma chave estrangeira de uma tabela relacional é
Na modelagem de dados, o conjunto de valores possíveis de um atributo de dados é chamado de
Com relação a SQL, julgue os itens que se seguem.
Na versão Oracle® 10g Release 2 (10.2), triggers são procedimentos escritos em PL/SQL, Java ou C que são disparados implicitamente sempre que uma tabela ou visão é modificada ou quando ocorrem algumas ações do usuário ou ações do sistema de banco de dados. Assim como triggers, visões (views) podem ser consultadas, alteradas, ter dados inseridos ou deletados, com certas restrições. Todas as operações executadas em uma view afetam as tabelas nas quais a view se baseia.
Com relação a SQL, julgue os itens que se seguem.
Na versão Oracle® 10g Release 2 (10.2), o uso da diretiva de compilação Autonomous_Transaction permite que as operações SQL, em uma sub-rotina, delimitadas pela declaração da diretiva possam ser confirmadas ou revertidas, sem confirmar ou reverter os dados da transação principal.
Uma pequena empresa de pesquisas estatísticas necessita armazenar as pesquisas que realiza para clientes e o resultado destas. Com base nos requisitos, os responsáveis pelo desenvolvimento do Banco de Dados para armazenar estas informações geraram o seguinte Modelo Conceitual:
O conjunto de comandos responsáveis pela consulta e atualização dos dados armazenados em um banco de dados é conhecido como:
Sobre banco de dados podemos afirmar que:
I. Transaction é um recurso de programação associado a ocorrência de um evento.
II. Os atributos e seus valores, juntos, descrevem instâncias de uma entidade, formando assim os registros em um arquivo.
III. A chave primária é o atributo que identifica de forma inequívoca uma ocorrência dentro de uma tabela.
É correto afirmar que:
Qual símbolo representa uma entidade no diagrama de ER?

Acerca dos conceitos e características do Sistema Gerenciador de Banco de Dados, julgue os itens a seguir.
No processamento de uma consulta expressa em uma linguagem de alto nível, como a SQL, o SGBD deve planejar uma estratégia de execução para recuperar o resultado da consulta, a partir dos arquivos do banco de dados.

Com relação ao modelo entidade-relacionamento ilustrado acima, julgue os itens que se seguem.
As entidades Programador e Gerente deverão especificar chaves substitutas no modelo relacional resultante, visto que não possuem chaves candidatas.
Com relação ao modelo entidade-relacionamento ilustrado acima, julgue os itens que se seguem.
Devido à presença da generalização do tipo total, ao se cadastrar um novo funcionário, deve ser definida imediatamente a sua função — que pode ser programador ou gerente.
Com relação ao modelo entidade-relacionamento ilustrado acima, julgue os itens que se seguem.
Devido à cardinalidade (0, n) ao lado da entidade Funcionario, é possível que um empregado fique sem lotação ou vinculado em mais de um departamento.
Com relação ao modelo entidade-relacionamento ilustrado acima, julgue os itens que se seguem.
Nesse sistema, existe a possibilidade de se cadastrar um mesmo funcionário como programador e gerente.
Com relação ao modelo entidade-relacionamento ilustrado acima, julgue os itens que se seguem.
O atributo matricula da entidade Funcionario é uma chave primária natural.
Considerando as tabelas acima, julgue os itens que se seguem.
O domínio refere-se ao conjunto de valores possíveis que dado campo da tabela pode assumir.
Considerando as tabelas acima, julgue os itens que se seguem.
Os conectores A e B na tabela PROD mostram as tuplas e os atributos, respectivamente.
Considerando as tabelas acima, julgue os itens que se seguem.
A tabela FAB possui grau 3 e cardinalidade 3.
Julgue os itens a seguir, acerca do comportamento da aplicação apresentada no texto II.
Caso todas as ocorrências da expressão ENGINE = InnoDB no script fossem substituídas por ENGINE = MyISAM, possivelmente ficaria reduzido o desempenho futuro das consultas e atualizações realizadas no banco de dados, mas aumentaria a garantia de integridade futura desse banco.
Considerando o script PhP acima, que executa sem erros em um ambiente adequadamente configurado, julgue os próximos itens acerca dos conceitos de desenvolvimento de sistemas em plataforma PhP, MySQL e Web. Para a interpretação dos efeitos decorrentes da execução desse script PhP, considere que o mesmo seja executado sobre um banco de dados cujo estado é similar ao disponível imediatamente após a execução bem sucedida dos scripts apresentados nos textos II e III.
Independentemente da quantidade de registros nas tabelas do banco de dados, uma vez que a conexão com o banco de dados seja estabelecida com sucesso, o script gerará uma página HTML com uma tabela cont...
A figura acima apresenta dois modelos de dados usados em esquemas para medição de desempenho de SGBDs, numerados por #1 e #2. Sabe-se que um dos esquemas, denominado TPC-C, é usado para medidas de benchmarking de SGBDs OLTP. O outro, denominado TPC-D, é usado na medição de desempenho de sistemas de suporte a decisão. Julgue os itens a seguir acerca das informações apresentadas e dos conceitos de bancos de dados.
No esquema #1, estarão declaradas restrições de integridade do tipo chave estrangeira nas tabelas Cliente, Pedido, LinhaDePedido, NovoPedido, Estoque e Distrito, aplicadas, respectivamente, às tabelas Distrito, Clie...
Com base nos conceitos de uso de métricas de desempenho e a gerência de falhas em bancos de dados, analise os itens a seguir.
O tempo de transação corresponde ao intervalo de tempo em que um fato está ativo dentro do sistema de banco de dados. Esse tempo é diferente do tempo válido, o qual corresponde ao tempo em que o fato é verdadeiro no mundo real.
Com base nos conceitos de uso de métricas de desempenho e a gerência de falhas em bancos de dados, analise os itens a seguir.
A execução concorrente de diferentes tipos de transações pode levar a um desempenho pobre em função da ocorrência de locks. Outra problema derivado dessa execução concorrente é a saturação muito rápida do log, o que pode ser solucionado diminuindo-se o número de transações concorrentes em um intervalo de tempo.
Com base nos conceitos de uso de métricas de desempenho e a gerência de falhas em bancos de dados, analise os itens a seguir.
Os DBAs podem fazer tunning de um banco de dados em três níveis. O nível mais baixo é o de hardware, em que ações tais como avaliação de sistema de discos e ajustes na memória e no processador são procedentes.
Com base nos conceitos de utilitários e ferramentas de bancos de dados e a análise de impactos, custos e riscos, julgue os itens que se seguem.
Um TPC-A tem por objetivo avaliar o desempenho de um banco de dados em conjunto com o sistema operacional. Seu foco é no servidor backend do banco de dados.Com base nos conceitos de utilitários e ferramentas de bancos de dados e a análise de impactos, custos e riscos, julgue os itens que se seguem.
Entre as ferramentas fornecidas pelo fabricante de um SGBD podem-se mencionar os processadores de linguagem de consulta, os processadores de linguagem natural, os geradores de aplicações e os geradores de relatórios.
Com base nos conceitos de utilitários e ferramentas de bancos de dados e a análise de impactos, custos e riscos, julgue os itens que se seguem.
Uma rotina de análise permite calcular diversas estatísticas de desempenho tais como tamanhos de arquivos e distribuição de valores de dados ou contagem de E/S.
Com base nos conceitos de utilitários e ferramentas de bancos de dados e a análise de impactos, custos e riscos, julgue os itens que se seguem.
Uma rotina de carga permite criar a versão inicial do banco de dados a partir de um ou mais arquivos do sistema operacional.

Com base nos conceitos de linguagens de programação em ambientes de bancos de dados e no código mostrado acima, julgue os próximos itens.

Com base nos conceitos de modelagem de dados, julgue os itens subseqüentes.
O processo de projeção consiste em substituir a variável de relação dada por certas reduções, de modo que, fazendo a junção dessas reduções, se possa obter de volta a variável de relação original.
Com base nos conceitos de modelagem de dados, julgue os itens subseqüentes.
Dois ou mais atributos são mutuamente independentes se nenhum deles é funcionalmente dependente de qualquer combinação dos demais. Tal independência implica que cada um desses atributos pode ser atualizado independentemente dos demais.
Com base nos conceitos de administração de bancos de dados, julgue os seguintes itens.
A violação da integridade de um banco de dados pode ser causada por falhas em transações, interferência entre transações, acessos não autorizados e valores incorretos na atualização de dados.
Com base nos conceitos de administração de bancos de dados, julgue os seguintes itens.
O administrador de bancos de dados é responsável por criar o esquema original do banco de dados, escrevendo um conjunto de definições que são traduzidas pelo compilador de DDL (DATA DEFINITION LANGUAGE) para um conjunto de tabelas, o qual é armazenado permanentemente nos arquivos de configuração do banco de dados.
Com base nos conceitos de administração de bancos de dados, julgue os seguintes itens.
Podem-se mencionar, entre as funções do administrador do BD, a definição e organização da base de dados, a construção do modelo lógico/físico da base de dados, a promoção do espaço físico para o armazenamento, e a manutenção da organização física e do dicionário/diretório de dados.
Com base nos conceitos de administração de bancos de dados, julgue os seguintes itens.
A administração de dados está voltada para o planejamento conceitual e a organização dos recursos de dados. Por sua vez, a administração de banco de dados está voltada para aspectos técnicos associados a um ambiente específico de um sistema de gerenciamento de banco de dados, aspectos estes relativos à operação e manutenção física de um conjunto de BDs.

Com base nos conceitos de gerenciamento de performance de bancos de dados e com base na figura acima, que mostra uma hierarquia simplificada de armazenamento, julgue os próximos itens.
A utilização de uma visão hierárquica de armazenamento permite escolher bons parâmetros de armazenamento, em que, deve-se levar em conta a taxa de crescimento dos dados e a combinação de inserts/updates/deletes para fazer o tunning do sub-sistema de discos.

Com base nos conceitos de gerenciamento de performance de bancos de dados e com base na figura acima, que mostra uma hierarquia simplificada de armazenamento, julgue os próximos itens.
No nível (d), em que o rótulo #1 corresponde a "arquivos", um elemento importante a ser avaliado é a posição do arquivo, um vez em que deve-se promover um balanço entre a carga de trabalho de todos os discos.

Com base nos conceitos de gerenciamento de performance de bancos de dados e com base na figura acima, que mostra uma hierarquia simplificada de armazenamento, julgue os próximos itens.
No nível (c), que corresponde ao extent, um elemento importante a ser considerado é a fragmentação dos dados, pois se deseja que objetos do banco de dados, tais como tabelas e índices, estejam em extents contínuos.

Com base nos conceitos de gerenciamento de performance de bancos de dados e com base na figura acima, que mostra uma hierarquia simplificada de armazenamento, julgue os próximos itens.
No nível (b) em que o rótulo #2 corresponde a "páginas", deve ser avaliado o espaço livre de fragmentação. Uma das medidas a ser tomada é garantir que páginas com pouco espaço livre não apareçam na lista de páginas livres.
Com base nos conceitos de controle de acesso ao banco de dados, julgue os itens subseqüentes.
Uma matriz de controle de acesso é uma tabela de sujeitos e objetos que indicam que ações os sujeitos individuais podem tomar sobre objetos individuais. Os direitos de acesso podem ser assinalados diretamente aos sujeitos ou aos objetos.
Com base nos conceitos de controle de acesso ao banco de dados, julgue os itens subseqüentes.
No modelo RBAC (role based access control), a função do usuário é definida em termos das operações e tarefas que o funcionário deve realizar. O modelo RBAC é recomendado para organizações que tem pouca rotatividade de funcionários.
Com base nos conceitos de controle de acesso ao banco de dados, julgue os itens subseqüentes.
Os controles de acesso lógico são ferramentas usadas para identificação, autenticação, autorização e auditabilidade. Existem componentes de software que reforçam as medidas de controle de acesso a sistemas, programas, processos e informação. Esses controles de acesso lógico podem ser embutidos dentro de sistemas operacionais, aplicações, pacotes de segurança ou sistemas gerenciadores de bases de dados e redes.
Com base nos conceitos de controle de acesso ao banco de dados, julgue os itens subseqüentes.
A autenticação descreve métodos usados para garantir que o sujeito é a entidade que ele afirma ser. A identificação pode ser fornecida com a utilização de um nome de usuário ou número de conta. Para ser propriamente autenticado, o sujeito é normalmente solicitado a fornecer uma senha, uma frase em código, uma chave criptográfica, um número pessoal de identificação — personal identification number (PIN) —, um atributo anatômico ou um token.
Com base nos conceitos de controle de acesso ao banco de dados, julgue os itens subseqüentes.
O controle de acesso discrecional ou DAC (discretional acess control) é um tipo de controle tipicamente implementado, por exemplo, a partir de permissões em arquivos. Nesse tipo de implementação, o usuário escolhe quem pode acessar o arquivo ou programa com base nas permissões estabelecidas pelo dono deste. O elemento-chave é que a permissão de acessar os dados é uma decisão do dono do arquivo, a qual, por sua vez, é reforçada pelo sistema.
Com base nos conceitos de backup e restore de banco de dados, julgue os itens a seguir.
Quando acontece uma falha de media, o sistema de recuperação deve restaurar o banco de dados a um estado prévio reconhecido como válido. Nesse caso, todas as transações que ocorreram após a falha devem ser refeitas.
Com base nos conceitos de backup e restore de banco de dados, julgue os itens a seguir.
Em uma falha do sistema, o sistema de recuperação deve determinar que transações estavam ativas no momento da falha. Também devem ser identificadas as transações que tinham passado por um commit mas que não estavam ativas. Estas últimas transações devem ser desfeitas e refeitas enquanto que as transações que estavam ativas devem ser somente refeitas.
Com base nos conceitos de backup e restore de banco de dados, julgue os itens a seguir.
Um dump é uma cópia do banco de dados que reside fisicamente separada do banco de dados em uso. Pode-se dizer que o dump é uma fotografia de um determinado estado do banco de dados.
Com base nos conceitos de avaliação e otimização de desempenho de bancos de dados (BD), julgue os itens a seguir.
Pelo fato de que as expressões relacionais são definidas recursivamente em termos de subexpressões, pode-se afirmar que o otimizador pode adotar uma variedade de estratégias de "dividir e conquistar", que são bastante atraentes no caso de um ambiente de processamento centralizado.
Com relação a ferramentas disponíveis para uso em sistemas de informação de biodiversidade, julgue os itens subseqüentes.
O Data Cleaning é uma ferramenta que possibilita a detecção de possíveis erros (adição, troca ou omissão de letras) e facilita o processo de padronização de dados das coleções.
Com relação a ferramentas disponíveis para uso em sistemas de informação de biodiversidade, julgue os itens subseqüentes.
SpeciesMapper é uma ferramenta de integração entre banco de dados espacial e textual, e permite a visualização de coordenadas em um mapa.
Quanto à qualidade de banco de dados de biodiversidade, julgue os próximos itens.
A análise qualitativa de bancos de dados cartográficos pode ser realizada pelo cálculo do erro médio quadrático (EMQ) das cartas digitalizadas.

Julgue os itens subseqüentes com relação às idéias do texto apresentado.
A qualidade dos bancos de dados não afeta a qualidade dos serviços e sistemas que os utilizam.

Julgue os itens subseqüentes com relação às idéias do texto apresentado.
As métricas de banco de dados estão consolidadas e existem indicadores de qualidade bem definidos para a área.

Julgue os itens subseqüentes com relação às idéias do texto apresentado.
Métricas agem como guia para o projetista de banco de dados, permitindo a escolha de modelos semanticamente similares conforme a dimensão que se deseja medir.

A partir do texto apresentado, julgue os itens as seguir com relação ao modelo relacional.
O sistema PostgreSQL possibilita implementar banco de dados relacional, já no sistema MySQL, isto não é possível.

A partir do texto apresentado, julgue os itens as seguir com relação ao modelo relacional.
No modelo relacional, cada linha da tabela deve ser distinta. A linha é o conjunto de todas as colunas.

A partir do texto apresentado, julgue os itens as seguir com relação ao modelo relacional.
Uma coluna de uma tabela pode armazenar diferentes tipos de dados.
Com relação a BI (business inteligence), indicadores da produção, administração da produção, monitoração do ambiente operacional, julgue os próximos itens.
Os bancos de dados podem dar suporte ao gerenciamento de processos de produção e fabricação a partir do uso de indicadores e dados de fornecedores, serviços, produtos, qualidade e custos.

Considere a figura acima, que apresenta um modelo de arquitetura de solução de processamento OLAP baseada em SGBD relacional, denominada ROLAP, em que se destacam sistemas ou camadas numeradas de #1 a #4. Julgue os itens a seguir acerca das informações apresentadas e dos conceitos de banco de dados.
Considere as demandas de queries para produzir um gráfico de barras simples, como o apresentado na camada #4. As alturas y de cada uma das x barras do gráfico estariam melhor associadas a diferentes registros da tabela dimensão, enquanto que o nome do eixo das ordenadas estaria melhor associado ao nome de uma das colunas present...

Considere a figura acima, que apresenta um modelo de arquitetura de solução de processamento OLAP baseada em SGBD relacional, denominada ROLAP, em que se destacam sistemas ou camadas numeradas de #1 a #4. Julgue os itens a seguir acerca das informações apresentadas e dos conceitos de banco de dados.
As queries presentes na camada #1 possuem, em geral, um maior conjunto de tabelas na cláusula where que as queries executadas na camada #2.
Com relação ao projeto, ao monitoramento e à análise de impacto, julgue os seguintes itens.
Decomposições horizontais e verticais, desnormalizações e ajustes de desempenho são exemplos de tarefas constituintes do projeto lógico de bancos de dados.
Com relação ao projeto, ao monitoramento e à análise de impacto, julgue os seguintes itens.
O projeto físico de bancos de dados é tarefa essencial que ocorre iterativamente em conjunto com análise de requisitos, projeto conceitual, refinamento do esquema e ajuste.
Julgue os seguintes itens, considerando aspectos de avaliação, otimização, gerenciamento de performance e utilitários de banco de dados.
Os repositórios de dados, ou sistema de dicionário de dados, guardam informações acerca dos esquemas e restrições no catálogo, decisões de projeto, padrão de utilização, descrição dos programas das aplicações e informações dos usuários.
Julgue os seguintes itens, considerando aspectos de avaliação, otimização, gerenciamento de performance e utilitários de banco de dados.
O gerenciamento de performance tem por objetivo aumentar o tempo de resposta de queries e processos.

A figura acima apresenta uma relação conceitual entre os objetos do banco de dados db2. Julgue os itens que se seguem acerca das informações apresentadas e dos conceitos de banco de dados.
A criação de stogroup, storage group, no db2, deve ser realizada apenas após a criação do banco de dados correspondente.
Com relação às linguagens de manipulação de dados (DMLs), julgue os itens subseqüentes.
O JDBC é usado, entre outras coisas, para acesso a bancos de dados sem SQL, por meio de Java.
Julgue os itens que se seguem, acerca da administração de bancos de dados.
O trabalho de um administrador de banco de dados é apoiado por documentos essenciais como o MER, o dicionário de dados, acordo de nível de serviço e o plano de capacidade.

Considerando a figura acima, julgue os itens que se seguem.
Um fluxo de dados originado do elemento #3 em direção ao elemento #2, mediado pelo elemento #4, é chamado de engenharia reversa.

Considerando a figura acima, julgue os itens que se seguem.
Os três níveis apresentados nos elementos #1, #2 e #3 correspondem aos três níveis do modelo ANSI/SPARC.

Com base na figura precedente e no esqueleto de tela de terminal apresentado acima, julgue o próximo item.
Considere que, nesse esqueleto, um novo pedido (New Order) tenha sido submetido a um sistema que emprega um banco de dados no esquema #1. A fim de que um novo pedido com uma estrutura de informação similar à apresentada na tela seja inserido no sistema, haverá registros nas tabelas Pedido e LinhaDePedido, mas não na tabela Estoque.

A figura acima apresenta dois modelos de dados usados em esquemas para medição de desempenho de SGBDs, numerados por #1 e #2. Sabe-se que um dos esquemas, denominado TPC-C, é usado para medidas de benchmarking de SGBDs OLTP. O outro, denominado TPC-D, é usado na medição de desempenho de sistemas de suporte a decisão. Julgue os itens a seguir acerca das informações apresentadas e dos conceitos de bancos de dados.
Se o fator de escala SF é igual a 5, então o comando SQL SELECT * FROM cliente, Nação, Fornecedor aplicado ao esquema #2 retornará uma conjunto de resultados contendo menos de 1.012 tuplas.

A figura acima apresenta dois modelos de dados usados em esquemas para medição de desempenho de SGBDs, numerados por #1 e #2. Sabe-se que um dos esquemas, denominado TPC-C, é usado para medidas de benchmarking de SGBDs OLTP. O outro, denominado TPC-D, é usado na medição de desempenho de sistemas de suporte a decisão. Julgue os itens a seguir acerca das informações apresentadas e dos conceitos de bancos de dados.
Em um banco de dados que implementa o esquema #1, se existem 100 registros de armazéns, então a quantidade mínima de registros nas tabelas Estoque, Item, Distrito, Cliente, Pedido, NovoPedido, LinhaDePedido e Históri...

A figura acima apresenta dois modelos de dados usados em esquemas para medição de desempenho de SGBDs, numerados por #1 e #2. Sabe-se que um dos esquemas, denominado TPC-C, é usado para medidas de benchmarking de SGBDs OLTP. O outro, denominado TPC-D, é usado na medição de desempenho de sistemas de suporte a decisão. Julgue os itens a seguir acerca das informações apresentadas e dos conceitos de bancos de dados.
O esquema #1 é usado para a medida TPC-D, enquanto o esquema #2 é usado para medida TPC-C.

A figura acima apresenta um esquema de organização de ambientes de banco de dados divididos em áreas numeradas de #1 a #4. Considerando essa figura, julgue os itens a seguir.
O modelo em rede de um banco de dados representa dados como tipos de registros de um tipo de relacionamento de 1 para N, chamado tipo conjunto.

A figura acima apresenta um esquema de organização de ambientes de banco de dados divididos em áreas numeradas de #1 a #4. Considerando essa figura, julgue os itens a seguir.
Maior grau de heterogeneidade de modelos de dados será aceito na área #1 que na área #4.

A figura acima apresenta um esquema de organização de ambientes de banco de dados divididos em áreas numeradas de #1 a #4. Considerando essa figura, julgue os itens a seguir.
A criação de índices secundários é uma atividade que deve preferencialmente ocorrer antes da fase #3, mas apenas depois da fase #1.
Base de dados refere-se a um conjunto de registros, dispostos em estrutura regular, para produção de informação. Com respeito aos aspectos fundamentais de bases de dados, julgue os itens seguintes.
Microsoft Access, Microsoft Excel, dBase e Oracle são todos exemplos de aplicativos de base de dados.
No que se refere a bancos de dados multidimensionais e a ferramentas de extração e manipulação de dados, julgue os itens a seguir.
O procedimento de drill down ocorre quando o usuário diminui o nível de detalhe da informação, diminuindo, conseqüentemente, a granularidade.Relativamente a fundamentos e à administração de banco de dados, julgue os itens a seguir.
Em um banco de dados, as restrições de integridade são consultadas pelo gerenciador do banco de dados quando uma atualização ou inserção é feita no sistema.
Relativamente a fundamentos e à administração de banco de dados, julgue os itens a seguir.
Bancos de dados com suporte a triggers são capazes de detectar a ocorrência de eventos, verificar condições e executar algumas ações independentemente de solicitação externa ao sistema.
Relativamente a fundamentos e à administração de banco de dados, julgue os itens a seguir.
Um banco de dados relacional-objeto pode ser considerado uma evolução do modelo relacional com suporte de algumas características de orientação a objetos.
Relativamente a fundamentos e à administração de banco de dados, julgue os itens a seguir.
Em uma base de dados, a definição de esquemas é uma das várias funções que são desempenhadas por um administrador de banco de dados (DBA).
No que se refere a bancos de dados, julgue os itens de 29 a 34.
No mapeamento do modelo orientado a objetos para o relacional, cada associação muitos-para-muitos pode ser mapeada para tabelas distintas, mas deve-se, sempre que possível, combinar várias classes e relacionamentos em uma única tabela. Cada classe de associação pode ser mapeada para tabelas distintas e, tanto na herança simples quanto na múltipla, tabelas distintas podem ser usadas para cada superclasse e subclasse.
No que se refere a bancos de dados, julgue os itens de 29 a 34.
No modelo relacional, as chaves primárias podem ter o valor null, o esquema de uma relação pode ter mais de uma chave candidata e esta pode ser indicada como chave primária, e uma chave estrangeira pode se referir à sua própria relação. Se SK for uma superchave do esquema de relação R, então duas tuplas distintas em qualquer estado dessa relação R podem ter o mesmo valor de SK.
No que se refere a bancos de dados, julgue os itens de 29 a 34.
O modelo relacional representa os bancos de dados como coleções de relações, em que cada relação é um conjunto de tuplas. Em uma relação, duas tuplas podem ter a mesma combinação de valores para todos os seus atributos. Em um esquema de relação, tem-se o nome da relação e sua lista de atributos. Um esquema de banco de dados é um conjunto de esquemas de relações.
No que se refere a bancos de dados, julgue os itens de 29 a 34.
No modelo relacional, um conjunto de atributos FK do esquema da relação é uma chave estrangeira de R1 que faz referência à relação R2 se satisfizer as seguintes condições: os atributos de FK têm os mesmos domínios dos atributos da chave primária PK de R2; um valor de FK em uma tupla t1 do estado corrente de R1 é igual a um valor de PK para uma tupla t2 no estado corrente de R2 ou é null.
Com respeito à mineração de dados, assinale a opção correta, após avaliar as seguintes afirmações:
I. A mineração de dados pode ser usada em conjunto com um datawarehouse, para auxiliar tomada de decisão.
II. A mineração de dados permite a descoberta de regras de associação entre hierarquias.
III. A mineração de dados compreende todo o processo de descoberta de conhecimento em bancos de dados.
Em ambientes nos quais máquinas, clientes e servidores são comparáveis quanto ao poder de processamento, sendo conectados por uma rede de alta velocidade e, ainda, nos quais as tarefas exigem uma considerável quantidade de computações, o tipo de arquitetura de sistema de banco de dados mais adequado é baseado em sistemas
Uma restrição caracterizada por expressar uma condição que o banco de dados deve atender, de modo que após tal condição ser validada qualquer modificação posterior, somente será aceita se não causar a sua violação, é denominada
O modelo de dados, no qual itens de dados individuais do mesmo tipo podem ter diferentes conjuntos de atributos, é conhecido como modelo
É uma função da linguagem de manipulação de dados (DML), em um sistema gerenciador de bancos de dados (SGBD):
No gerenciamento de transações em bancos de dados, a propriedade que deve ser garantida para dar suporte à idéia de execução simultânea de um par de transações é denominada
Em relação ao nível lógico de abstração de dados nos sistemas de bancos de dados, é correto afirmar que
Considere o seguinte contexto: "Um cliente pode comprar vários livros". Em um diagrama de classes, este é um exemplo de relacionamento do tipo
O termo integridade se refere à precisão ou correção de dados. Em um banco de dados relacional, as restrições de integridade têm importância crucial, pois fornecem uma forma de garantir que as mudanças realizadas pelos usuários não resultem na perda de consistência dos dados. Com relação às restrições de integridade, é incorreto afirmar que uma restrição de
Uma camada é um agrupamento de granularidade muito grossa de classes, pacotes ou subsistemas, que tem responsabilidade coesiva sobre um tópico importante do sistema. Camadas comuns encontradas na arquitetura lógica de um sistema de informação são: Camada de Interface com o Usuário, Camada de Aplicação, Camada de Domínio, Camada de Infra-estrutura de Negócio, Camada de Serviços Técnicos e Camada de Fundação ou Serviços Básicos. Exemplos de grupamentos na Camada de Fundação ou Serviços Básicos são
Julgue os itens que se seguem, com relação a portlets, que são componentes web utilizados em portais.
Um portlet é utilizado para criar conteúdos estáticos em portais web porque o conteúdo dinâmico depende de um banco de dados.

A figura acima apresenta um modelo de arquitetura de TI em camadas, numeradas de #1 a #10, em que os elementos preferenciais na recomendação de arquitetura estão indicados no lado esquerdo da imagem. Julgue os itens que se seguem acerca das informações apresentadas e dos conceitos de arquitetura e tecnologias de sistemas de informação.
No modelo apresentado, a informação está armazenada no banco de dados.

A figura acima apresenta um modelo de banco de dados. Julgue os próximos itens, relativos às informações apresentadas e aos conceitos de arquitetura e sistemas de informação.
A quantidade de registros na tabela Produto é igual à quantidade de registros na tabela Promoção.
Julgue os itens a seguir, referentes a banco de dados.
O monitoramento de um ambiente de banco de dados visa evitar que problemas decorrentes de gerenciamento de armazenamento incorreto afetem a disponibilidade do serviço.
Julgue os itens a seguir, referentes a banco de dados.
As linguagens de programação em banco de dados não precisam ser compatíveis com o modelo de banco de dados e com a linguagem de consulta.
Julgue os itens a seguir, referentes a banco de dados.
Autorização de acesso ao banco, coordenação e monitoração de uso, aquisição de software e hardware são responsabilidades de um administrador de banco de dados.
Julgue os itens a seguir, referentes a banco de dados.
Uma classe organiza objetos que possuem estrutura e comportamento diferentes.
Julgue os itens a seguir, referentes a banco de dados.
O projeto de um banco de dados, geralmente, é elaborado a partir das necessidades específicas de uma organização e deverá ser adaptado e adequado a essas necessidades.
Considerando os fundamentos da administração de dados, julgue os itens de 83 a 92.
Há atributos cujos valores são relacionados, como, por exemplo, idade e data de nascimento, pois, para uma pessoa, a idade pode ser calculada a partir da data atual e da data de nascimento. Diz-se, assim, que a idade é um atributo derivado e que a data de nascimento; é um atributo armazenado.
Considerando os fundamentos da administração de dados, julgue os itens de 83 a 92.
Em um banco de dados, o grau de um tipo relacionamento é o número de tipos entidade que participam desse relacionamento. Um tipo relacionamento binário tem grau dois e um ternário tem grau três.
Considerando os fundamentos da administração de dados, julgue os itens de 83 a 92.
Em um banco de dados relacional, para cada atributo multivalorado X, pode-se criar uma relação R que tenha um atributo correspondente a X e a chave primária K da relação que representa o tipo entidade no qual X é atributo. O atributo correspondente a X será a chave primária de R.
Considerando os fundamentos da administração de dados, julgue os itens de 83 a 92.
Em bancos de dados, um tipo entidade define entidades que possuem os mesmos atributos e um atributo cujos valores sejam distintos para cada entidade do tipo entidade é um atributo-chave.
Por padrão, o banco de dados do Microsoft SQL Server 2005 tem um log que registra todas as transações e modificações feitas no banco de dados por transação. Acerca de SQL Server 2005 e logs de transações, julgue os itens a seguir.
Se houver uma falha no banco de dados, o log de transações será utilizado para que o banco de dados volte a um estado consistente.
Por padrão, o banco de dados do Microsoft SQL Server 2005 tem um log que registra todas as transações e modificações feitas no banco de dados por transação. Acerca de SQL Server 2005 e logs de transações, julgue os itens a seguir.
Uma instrução de ROLLBACK em um aplicativo pode fazer que o banco de dados use o log de transações para concluir as modificações feitas por uma transação incompleta.
Acerca dos aspectos básicos da organização de arquivos e dos métodos de acesso em banco de dados, julgue os itens seguintes.
Consulta booleana é a combinação lógica de consultas simples e consultas dentro de uma faixa por meio dos operadores lógicos AND e(ou) OR.
Acerca dos aspectos básicos da organização de arquivos e dos métodos de acesso em banco de dados, julgue os itens seguintes.
Quando se considera uma consulta dentro de uma faixa, normalmente é utilizada uma faixa de valores para uma chave, por meio dos operadores relacionais , >= e <=.
Acerca dos aspectos básicos da organização de arquivos e dos métodos de acesso em banco de dados, julgue os itens seguintes.
Em uma consulta simples, é especificado o valor ou a negação do valor de uma chave de um dado a ser pesquisado.
Acerca dos aspectos básicos da organização de arquivos e dos métodos de acesso em banco de dados, julgue os itens seguintes.
O acesso a uma ocorrência de registro em um arquivo é feito por meio da especificação do endereço da ocorrência ou pelo valor de um campo-chave também chamado de acesso de leitura-escrita.
Acerca dos aspectos básicos da organização de arquivos e dos métodos de acesso em banco de dados, julgue os itens seguintes.
De maneira geral, o acesso seqüencial é aquele em que os registros são lidos um a um até que seja encontrado o que se deseja processar.

A figura acima apresenta três abstrações conceituais de uma consulta SQL, empregadas no gerador de consultas do SGBD DB2, e identificadas por A, B e C. Considerando que uma consulta possua as cláusulas SELECT, FROM, ORDER BY, WHERE, HAVING e GROUP BY, julgue os itens seguintes, acerca dessas abstrações de consultas em bancos de dados.
A abstração B está diretamente relacionada com os argumentos da cláusula GROUP BY.
Ainda com relação às linguagens, julgue os próximos itens
PL/SQL e PL/Pgsql não são linguagens procedurais embarcadas
Com relação à arquitetura de banco de dados, julgue os itens a seguir.
Os modelos relacional, hierárquico e em rede são modelos de dados lógicos com base em objetos, usados na descrição dos dados no nível lógico e de visões.
Com relação à arquitetura de banco de dados, julgue os itens a seguir.
Uma base de dados hierárquica une os registros em uma estrutura de dados em forma de árvore, similar ao modelo em rede.

O diagrama da figura acima mostra uma arquitetura de sistema típica, capaz de suportar um funcionamento de aplicações web e também sistemas OLAP, no qual se destacam redes ou segmentos de rede nomeados de A a D, bem como dispositivos ou sistemas individuais numerados de 1 a 6.
Considerando essas informações, julgue os itens seguintes.
Frameworks usados para conexão no nível de aplicação com bancos de dados OLTP poderão estar instalados nos dispositivos da rede D, mas dificilmente estarão instalados nos dispositivos da rede A.
Acerca do funcionamento de programas em plataformas como Java, PHP ou Ajax e sua relação com o ambiente de execução e sistema operacional, julgue os itens seguintes.
Uma das vantagens decorrentes do uso de um ambiente de execução em clusters é o balanceamento de cargas. No caso de uma aplicação web embasada em bancos de dados, esse resultado é mais facilmente alcançado na camada web do serviço, que na camada de gerenciamento de bases de dados.
O armazenamento e a recuperação de grandes quantidades de dados é um trabalho importante e muito explorado em um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD). Com relação aos conceitos que envolvem esse sistema, julgue os itens que se seguem.
Integridade referencial pode ser definida como uma condição imposta a um conjunto de atributos de uma relação para que valores que apareçam nesse conjunto também apareçam em um certo conjunto de atributos de uma outra relação.
O armazenamento e a recuperação de grandes quantidades de dados é um trabalho importante e muito explorado em um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD). Com relação aos conceitos que envolvem esse sistema, julgue os itens que se seguem.
Qualquer relação que não faça parte do modelo lógico, mas seja visível para o usuário como uma relação virtual, é denominada visão.
O armazenamento e a recuperação de grandes quantidades de dados é um trabalho importante e muito explorado em um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD). Com relação aos conceitos que envolvem esse sistema, julgue os itens que se seguem.
As características do atributo CEP - numérico, seqüencial e não repetido - permitem utilizá-lo como chave primária em um banco de dados destinado ao cadastro de clientes de uma loja.

Apresenta-se acima o conteúdo de um documento XML usado no framework hibernate. Julgue os seguintes itens relativos às informações apresentadas e aos conceitos de desenvolvimento de aplicações e bancos de dados.
A aplicação que utiliza esse mapeamento depende de um banco de dados ou esquema que possui a tabela denominada Event e uma sequence. A referida tabela contém uma coluna denominada EVENT_ID, que é sua chave primária.

Apresenta-se acima o conteúdo de um documento XML usado no framework hibernate. Julgue os seguintes itens relativos às informações apresentadas e aos conceitos de desenvolvimento de aplicações e bancos de dados.
A aplicação que utiliza esse mapeamento faz referência a uma classe chamada Event, que está declarada no package default.
A frase "o tempo médio de resposta do sistema não deve ultrapassar 5 segundos" indica
Com relação a qualidade de software, bancos de dados e suas tecnologias, julgue os itens de 87 a 92.
Um dos métodos principais de busca por frases em bancos de dados textuais são os arquivos invertidos com contadores de posição e índices para a próxima palavra. Em ambos os casos, são utilizadas duas estruturas: uma estrutura de busca, chamada de vocabulário, contendo todos os termos distintos existentes no texto indexado e, para cada termo, uma lista invertida, que armazena os identificadores dos registros contendo o termo.
Com relação a qualidade de software, bancos de dados e suas tecnologias, julgue os itens de 87 a 92.
Na arquitetura cliente-servidor, o cliente (front_end) fornece a interface do usuário e o servidor (back_end) executa as consultas no SGBD. A principal desvantagem dessa arquitetura é a divisão do processamento entre dois sistemas, o que aumenta o tráfego de dados na rede.
Com relação a qualidade de software, bancos de dados e suas tecnologias, julgue os itens de 87 a 92.
A independência lógica de dados é a habilidade de modificar o esquema físico sem a necessidade de reescrever os programas aplicativos. A independência lógica dos dados é mais difícil de ser alcançada que a independência física, porém os programas são bastante dependentes da estrutura lógica dos dados que eles acessam.
O nível de arquitetura de um banco de dados que contém a representação e organização física dos dados nos dispositivos de armazenamento é o
No âmbito de banco de dados, considere os comportamentos:
I - Dirty Read;
II - Phantom Read;
III - Nonrepeatable Read.
No nível de isolamento REPEATABLE READ do padrão SQL- 92, é(são) possível(eis) o(s) comportamento(s)
No PostgreSQL, o utilitário que pode ser acionado para efetuar um backup de um banco de dados é o
Com relação a bancos de dados, julgue os próximos itens.
A linguagem de manipulação de dados DML (data manipulation language) permite que, a partir da definição, os dados sejam armazenados em um dicionário denominado dados sobre dados.

Com base na figura acima, julgue os itens seguintes, relativos a abstração de dados.
As definições dos níveis de visão do usuário fazem parte da primeira etapa do projeto de um sistema de aplicação em banco de dados.

Com base na figura acima, julgue os itens seguintes, relativos a abstração de dados.
O item #2 corresponde ao nível físico, que define, efetivamente, a maneira como os dados estão armazenados.

Com base na figura acima, julgue os itens seguintes, relativos a abstração de dados.
No nível de visão de usuário, diferentes visões do banco de dados são mapeadas no item #1, que corresponde ao nível de projeto lógico ou nível abstrato de dados.
Considerando a instalação e a manutenção de um sistema de banco de dados Postgre 8.2, julgue os itens que se seguem.
Um programador que tenha acesso ao sistema de controle de usuários do Postgre pode visualizar as senhas em texto claro, porque o Postgre, não faz uso de encriptação das senhas.
Considerando a instalação e a manutenção de um sistema de banco de dados Postgre 8.2, julgue os itens que se seguem.
O comando pg_ctl pode ser usado para inicializar ou parar um servidor Postgre, quando utilizado no sistema operacional Linux.
Considerando a instalação e a manutenção de um sistema de banco de dados Postgre 8.2, julgue os itens que se seguem.
O Postgre pode consumir facilmente recursos do sistema operacional se os bancos de dados forem muito grandes e se as variáveis corretas não forem manipuladas no kernel do Linux
Considerando a instalação e a manutenção de um sistema de banco de dados Postgre 8.2, julgue os itens que se seguem.
Como o Postgre permite que vários usuários acessem simultaneamente a área de armazenamento em disco, o comando initdb garante que todos os usuários possam ler e escrever dados no disco físico do sistema operacional.
Considerando a instalação e a manutenção de um sistema de banco de dados Postgre 8.2, julgue os itens que se seguem.
Por questões de segurança, é recomendado que o usuário de sistema nobody no Linux seja responsável pelo subsistema Postgre.
Acerca do sistema gerenciador de banco de dados Oracle 11g e seu funcionamento, julgue os itens seguintes.
Para conexão JDBC, o Oracle 11g suporta integração com java 1.5 e java 1.6 por meio de ojdbc5.jar e ojdbc6.jar
Acerca do sistema gerenciador de banco de dados Oracle 11g e seu funcionamento, julgue os itens seguintes.
O uso nativo de XML não é suportado no Oracle 11g porque a definição de uma estrutura XML não é compatível com o Oracle SQL.
Acerca do sistema gerenciador de banco de dados Oracle 11g e seu funcionamento, julgue os itens seguintes.
Uma característica do Oracle 11g é o uso de arquitetura de grid computing, o que permite maior escalabilidade a um sistema de informação.
Considerando que um projeto de banco de dados necessita de um modelo físico de dados para ser implementado, julgue os itens a seguir.
Na criação de políticas de acesso a um banco de dados, é necessário o uso de estruturas que garantam ou revoguem os direitos dos usuários em determinadas tabelas.
Considerando que um projeto de banco de dados necessita de um modelo físico de dados para ser implementado, julgue os itens a seguir.
Em um código escrito em linguagem orientada a objetos, é possível a manipulação de uma estrutura do tipo LINHA × COLUNA em um banco relacional.
Considerando que um projeto de banco de dados necessita de um modelo físico de dados para ser implementado, julgue os itens a seguir.
Por meio de um diagrama de classes ou de um diagrama de entidade-relacionamento, é possível gerar um modelo físico de um banco de dados.
Considerando que um projeto de banco de dados necessita de um modelo físico de dados para ser implementado, julgue os itens a seguir.
Um modelo físico de dados é a única estrutura que, depois de implementada em um sistema gerenciador, não pode sofrer alterações em suas tabelas nem em seus relacionamentos
Considerando os conceitos referentes a bancos de dados relacionais e linguagem SQL, julgue os itens a seguir.
Considerando-se a linha SQL > GRANT ALTER ON Cliente TO Maria, é correto afirmar que foi dado privilégio para alterar os dados da cliente Maria.
Considerando os conceitos referentes a bancos de dados relacionais e linguagem SQL, julgue os itens a seguir.
No diagrama entidade-relacionamento, o retângulo representa os atributos, e a elipse, o conjunto de entidades.
Considerando os conceitos referentes a bancos de dados relacionais e linguagem SQL, julgue os itens a seguir.
Chave primária é o identificador único de cada coluna da tabela.
Considerando os conceitos referentes a bancos de dados relacionais e linguagem SQL, julgue os itens a seguir.
O comando drop impede que um banco de dados fique inconsistente, uma vez que ele é responsável por efetivar a transação corrente.
Considerando os conceitos referentes a bancos de dados relacionais e linguagem SQL, julgue os itens a seguir.
Para se criar tabelas e colunas em SQL, é utilizada a DDL (Data Definition Language).

A figura acima apresenta a arquitetura de uma aplicação de alta disponibilidade na plataforma Oracle. Julgue os itens que se seguem, relativos às informações apresentadas e aos conceitos de banco de dados.
O diagrama sugere que, no caso da indisponibilidade do servidor de aplicação e da base de dados de produção no sítio primário, serão reiniciadas as sessões de trabalho dos usuários que foram estabelecidas na camada web.
No processo de armazenamento utiliza-se o operador relacional
Julgue os próximos itens, que se referem a bancos de dados textuais.
Em uma operação de consulta a banco de dados textuais, é comum o uso de operadores booleanos AND e OR. A combinação de dados com opções de NOT é restrita em termos de uso porque esse operador, quando utilizado em bancos textuais, não exclui os registros da busca.
Julgue os próximos itens, que se referem a bancos de dados textuais.
Em bancos de dados textuais, as consultas aos dados podem ser feitas por eventos ou estruturas e não apenas utilizando-se conectivos lógicos sobre um dicionário preestabelecido.
Julgue os próximos itens, que se referem a bancos de dados textuais.
Um banco de dados textual pode ser definido como um conjunto de dados inter-relacionados em um texto.
Julgue os próximos itens, que se referem a bancos de dados textuais.
A lógica de predicados não pode ser representada em um banco de dados textual.
Julgue os próximos itens, que se referem a bancos de dados textuais.
A criação de verbetes de busca é importante para auxiliar e indexar os dados em um banco textual.
Acerca de modelos de dados usados para a representação da organização dos dados em um banco de dados, julgue os seguintes itens.
Na definição de relacionamentos entre entidades, o autorelacionamento é possível porque um relacionamento não associa necessariamente entidades diferentes.
Acerca de modelos de dados usados para a representação da organização dos dados em um banco de dados, julgue os seguintes itens.
Recentemente, foi desenvolvido e aprovado pelos comitês internacionais de padronização o modelo relacionalestendido, que agrega todas as funções de modelos orientados a objetos em bancos de dados relacionais.
Julgue os itens a seguir, relativos a tipos de acesso a arquivos em banco de dados.
No acesso randômico, é chamada uma função relacionada com o processo de criação de registros randômicos do sistema gerenciador de banco de dados.
Julgue os itens a seguir, relativos a tipos de acesso a arquivos em banco de dados.
Um acesso que consista em uma combinação de operações aritméticas que dependem do índice do registro é denominado booleano.
Julgue os itens a seguir, relativos a tipos de acesso a arquivos em banco de dados.
No tipo de acesso direto, os registros podem ser lidos e escritos por programas que possuam as devidas permissões de acesso.
Julgue os itens a seguir, relativos a tipos de acesso a arquivos em banco de dados.
No tipo de acesso seqüencial, um registro é processado um após o outro.
Julgue os itens a seguir, relativos a tipos de acesso a arquivos em banco de dados.
Existem quatro formas de acesso a arquivos em banco de dados: a seqüencial, a randômica, a direta e a booleana.
Uma transação executará qualquer operação somente depois que o gerenciador de banco de dados conceder o bloqueio do dado por meio do
NÃO é tarefa, via de regra, que deva ser desempenhada pela administração de banco de dados a
Em sistemas de bancos de dados
A operação relacional geralmente representada pela letra grega π (pi) é
Via de regra, são mantidos no catálogo de um banco de dados
O armazenamento e a recuperação de grandes quantidades de dados é um trabalho importante e muito explorado em um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD). Com relação aos conceitos que envolvem esse sistema, julgue os itens que se seguem.
Um dos problemas inerentes a uma arquitetura distribuída de banco de dados é o problema de tolerância a falhas, causado pelo fato de os dados estarem distribuídos entre os nós pertencentes ao banco distribuído. Entretanto, esse problema é resolvido mantendo-se uma cópia de cada dado pertencente ao banco em um único nó, conhecido como coordenador
O armazenamento e a recuperação de grandes quantidades de dados é um trabalho importante e muito explorado em um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD). Com relação aos conceitos que envolvem esse sistema, julgue os itens que se seguem.
O protocolo de falha do coordenador é executado em um sistema de banco de dados distribuídos quando um nó participante do sistema, por alguma razão, não recebe uma resposta do coordenador do sistema por determinado período de tempo
O armazenamento e a recuperação de grandes quantidades de dados é um trabalho importante e muito explorado em um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD). Com relação aos conceitos que envolvem esse sistema, julgue os itens que se seguem.
A execução de transações de maneira concorrente possibilita o surgimento de inconsistências dos dados armazenados em um banco de dados. A responsabilidade pela consistência dos dados é única e exclusiva do banco de dados, mais especificamente, do componente de controle de concorrência
O armazenamento e a recuperação de grandes quantidades de dados é um trabalho importante e muito explorado em um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD). Com relação aos conceitos que envolvem esse sistema, julgue os itens que se seguem.
Duas exigências devem ser satisfeitas para a definição de um mecanismo de gatilho: especificar as condições nas quais o gatilho deve ser executado; e especificar as ações que devem ser tomadas quando um gatilho for disparado
O armazenamento e a recuperação de grandes quantidades de dados é um trabalho importante e muito explorado em um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD). Com relação aos conceitos que envolvem esse sistema, julgue os itens que se seguem.
Regras de datalog podem ser classificadas como sendo um tipo de gatilho (trigger) utilizado, geralmente, para o tratamento na definição de visões no banco de dados.
O armazenamento e a recuperação de grandes quantidades de dados é um trabalho importante e muito explorado em um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD). Com relação aos conceitos que envolvem esse sistema, julgue os itens que se seguem.
A operação de junção externa (outer join) é uma extensão da operação de junção para tratar informações omitidas.
Quanto a bancos de dados, sistemas gerenciadores de bancos de dados e técnicas correlacionadas de modelagem de dados, julgue os próximos itens.
Uma linguagem de definição de visões (view definition language) serve para especificar o modo como o usuário vê os dados e como essa visão é mapeada para o esquema conceitual da base de dados.
Julgue os itens seguintes quanto à correta relação entre os tipos de bancos de dados e suas características.
Rede – banco de dados constituído por uma coleção de restrições da integridade, definindo o conjunto consistente de estados de base de dados e de alterações de estados.
Julgue os itens seguintes quanto à correta relação entre os tipos de bancos de dados e suas características.
Hierárquico – banco de dados que caracteriza-se por ser um subconjunto particular do modelo de rede e por limitar os relacionamentos a uma estrutura de árvore.
Julgue os itens seguintes quanto à correta relação entre os tipos de bancos de dados e suas características.
Relacional (ANSI/SPARC) - banco de dados cuja principal característica é permitir a navegação por meio de conjuntos de dados que possuem um registro proprietário e registros membros, implementados por meio de ponteiros.
As informações de configuração para permitir a conexão com o SGBD devem estar obrigatoriamente acessíveis através da classe HibernateUtil.
Julgue os itens que se seguem, relacionados a tecnologias, protocolos e aplicações de redes de computadores.
A distribuição de carga entre servidores com auxílio do DNS (domain name system) é feita graças à possibilidade de atribuição de apelidos a cada servidor no banco de dados distribuído do DNS.
Uma parte fundamental de um sistema de banco de dados é o esquema de recuperação, responsável pela restauração do banco de dados por um estado consistente que havia antes da ocorrência de uma falha. Com relação a este assunto, julgue os itens que se seguem.
A estrutura mais usada para gravar modificações no banco de dados é o log. Um registro de atualização de log descreve uma única escrita do banco de dados e tem os seguintes campos: identificação da transação, identificação do item de dado e o valor novo. O valor antigo não é necessário, pois trata-se do valor do item de dado anterior à escrita.
Uma parte fundamental de um sistema de banco de dados é o esquema de recuperação, responsável pela restauração do banco de dados por um estado consistente que havia antes da ocorrência de uma falha. Com relação a este assunto, julgue os itens que se seguem.
Os meios de armazenamento podem ser protegidos de uma falha durante a transferência de dados. A transferência de blocos entre a memória e o armazenamento de disco pode resultar em conclusão bem sucedida, falha parcial ou falha total. Seja qual for o tipo de falha, um procedimento de recuperação para restabelecer o bloco deve ser acionado para alcançar um estado consistente.
Uma parte fundamental de um sistema de banco de dados é o esquema de recuperação, responsável pela restauração do banco de dados por um estado consistente que havia antes da ocorrência de uma falha. Com relação a este assunto, julgue os itens que se seguem.
A falha de disco ocorre quando há algum mau funcionamento de hardware ou um defeito (bug) no software de banco de dados ou no sistema operacional que causou a perda do conteúdo no armazenamento volátil e fez o processamento da transação parar.
Uma parte fundamental de um sistema de banco de dados é o esquema de recuperação, responsável pela restauração do banco de dados por um estado consistente que havia antes da ocorrência de uma falha. Com relação a este assunto, julgue os itens que se seguem.
A falha de queda do sistema refere-se a um bloco de disco que perde seu conteúdo em função de queda do cabeçote ou falha durante uma operação de transferência de dados.
Uma parte fundamental de um sistema de banco de dados é o esquema de recuperação, responsável pela restauração do banco de dados por um estado consistente que havia antes da ocorrência de uma falha. Com relação a este assunto, julgue os itens que se seguem.
Em relação à falha de transação, existe o erro lógico, como o deadlock, e o erro de sistema, como o overflow ou limite de recurso excedido.
Em relação aos aspectos de uma transação, enquanto houver uma única unidade lógica de trabalho no banco de dados, julgue os itens a seguir.
Em relação ao término com sucesso de uma transação, os possíveis estados são: ativa, em efetivação parcial, em falha, abortada e em efetivação. Uma transação é dita concluída se estiver em efetivação ou abortada.
Em relação aos aspectos de uma transação, enquanto houver uma única unidade lógica de trabalho no banco de dados, julgue os itens a seguir.
Quando mudanças causadas por uma transação abortada são desfeitas, a transação foi commited; enquanto uma transação completada com sucesso é chamada de rolled back.
Em relação aos aspectos de uma transação, enquanto houver uma única unidade lógica de trabalho no banco de dados, julgue os itens a seguir.
As propriedades dos sistemas de banco de dados conjuntamente denominadas ACID são consistência, isolamento e durabilidade. Elas asseguram a integridade dos dados nas transações.
Em relação aos aspectos de uma transação, enquanto houver uma única unidade lógica de trabalho no banco de dados, julgue os itens a seguir.
Uma transação é o resultado da execução de um programa de usuário escrito em linguagem de manipulação de dados ou linguagem de programação de alto nível (Cobol, C, Pascal), sendo delimitada por declarações do tipo begin transaction e end transaction.
Com o aumento exponencial do volume de dados a serem tratados, as arquiteturas dos sistemas de banco de dados evoluíram dos tradicionais centralizados para os modelos cliente-servidor, paralelos e distribuídos. A respeito desse assunto, julgue os itens de 107 a 110.
A eficiência dos sistemas de disco compartilhado depende do grau de crescimento do modelo, porque, apesar de não ter o gargalo do bus de memória, como no modelo de memória compartilhada, a interconexão com o subsistema de discos é determinante no tempo de acesso, principalmente quando o banco de dados acessa muito os discos via interconexão por rede.
Com o aumento exponencial do volume de dados a serem tratados, as arquiteturas dos sistemas de banco de dados evoluíram dos tradicionais centralizados para os modelos cliente-servidor, paralelos e distribuídos. A respeito desse assunto, julgue os itens de 107 a 110.
Pode-se estabelecer um subsistema de discos tolerante a falhas, usando como exemplo uma arquitetura do tipo redundant arrays of independent disks (RAID), em detrimento do modelo de disco compartilhado, que é um modo mais caro de aumentar a tolerância a falhas.
Com o aumento exponencial do volume de dados a serem tratados, as arquiteturas dos sistemas de banco de dados evoluíram dos tradicionais centralizados para os modelos cliente-servidor, paralelos e distribuídos. A respeito desse assunto, julgue os itens de 107 a 110.
No modelo de disco compartilhado, todos os processadores possuem memória própria, mas compartilham todos os discos via interconexão por rede, freqüentemente chamados de clusters. Este modelo não aumenta a tolerância a falhas com relação ao modelo centralizado, pois, se um processador (ou memória) falhar, outro processador não pode assumir suas tarefas.
Com o aumento exponencial do volume de dados a serem tratados, as arquiteturas dos sistemas de banco de dados evoluíram dos tradicionais centralizados para os modelos cliente-servidor, paralelos e distribuídos. A respeito desse assunto, julgue os itens de 107 a 110.
Existem vários modelos arquitetônicos para sistemas paralelos, entre eles incluem-se: memória compartilhada, disco compartilhado, ausência de compartilhamento e hierárquico.
Para definir uma visão (view), é preciso nomeá-la e definir um tipo de consulta que processará essa visão. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Visões são relações virtuais definidas por uma expressão de consulta. Porém, modificações realizadas no banco de dados por meio de visões podem ter conseqüências potencialmente desvantajosas.
Para definir uma visão (view), é preciso nomeá-la e definir um tipo de consulta que processará essa visão. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
A segurança do banco de dados normalmente refere-se à proteção contra acesso insidioso (mal uso intencional), ao passo que a integridade se refere à precaução contra perda acidental de consistência. Julgue os itens de 81 a 86 quanto a segurança e integridade.
São tipos de autorização que permitem ao usuário modificar esquemas do banco de dados: read, insert, update e delete.

Considerando os esquemas apresentados, é correto afirmar que o esquema de relação.
III (Esquema_info_emprestimo) está na FNBC.
A álgebra relacional pode ser definida como uma linguagem de consulta procedural. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
A álgebra relacional consiste em um conjunto de operações e relações, sendo que cada operação usa uma ou mais relações com seus operandos e produz outra relação como seu resultado.
O conceito de independência de dados pode ser considerado similar ao conceito de tipo abstrato de dados empregado nas linguagens de programação. Em relação ao conceito de independência de dados, julgue os itens a seguir.
Na literatura de banco de dados podem ser encontrados três níveis de independência de dados: física, lógica e de objetos.
Um sistema de banco de dados envolve tipos diferentes de linguagens. A respeito da linguagem de definição de dados, linguagem de manipulação de dados e dicionário de dados, julgue os itens seguintes.
O dicionário de dados nada mais é que um arquivo de metadados que faz parte de um sistema de banco de dados.
Um sistema de banco de dados envolve tipos diferentes de linguagens. A respeito da linguagem de definição de dados, linguagem de manipulação de dados e dicionário de dados, julgue os itens seguintes.
A parte de uma data manipulation language (DML) responsável pela recuperação de informações é denominada linguagem de consultas ou query language.
Um sistema de banco de dados envolve tipos diferentes de linguagens. A respeito da linguagem de definição de dados, linguagem de manipulação de dados e dicionário de dados, julgue os itens seguintes.
Uma linguagem de definição de dados (data-definition language - DDL) viabiliza o acesso ou a manipulação dos dados de forma compatível ao modelo de dados apropriado.
Sob a estrutura do banco de dados está o modelo de dados. Existem vários modelos de dados que vêm sendo desenvolvidos. Acerca dos modelos de dados, julgue os itens subseqüentes.
Os modelos lógicos com base em objetos são usados na descrição de dados no nível lógico e de visões incluindo somente o modelo relacional.
Acerca dos conceitos relacionados a banco de dados, julgue os itens subseqüentes.
O gerenciamento da informação deve se restringir a definir as estruturas de armazenamento das informações.
Na implementação física de bases de dados, cada SGBD (Sistema Gerenciador de Bancos de Dados) possui um método próprio de armazenamento e manipulação de suas estruturas de dados. Em alguns casos, um mesmo SGBD poderá apresentar diferentes métodos de armazenamento e manipulação de suas estruturas, dependendo
A arquitetura ANSI/SPARC divide um sistema de banco de dados em três níveis, da seguinte forma:
I. interno que é o que trata do modo como os dados são armazenados fisicamente.
II. externo que é o que oferece uma visão comunitária dos dados.
III. conceitual que é o que trata do modo como os dados são visualizados por usuários individuais.
É correto o que se afirma em
Na implementação física de bases de dados, cada SGBD (Sistema Gerenciador de Bancos de Dados) possui um método próprio de armazenamento e manipulação de suas estruturas de dados. Em alguns casos, um mesmo SGBD poderá apresentar diferentes métodos de armazenamento e manipulação de suas estruturas, dependendo
Acerca da conectividade aos bancos de dados, julgue os seguintes itens.
Ao usar a interface de programação Java database connectivity (JDBC), um programa em Java pode identificar o driver JDBC e uma fonte de dados, a partir de um uniform resource locator (URL).
Com relação a bancos de dados, julgue os itens que se seguem.
Um modo de particionar uma tabela consiste em dividir as suas linhas entre várias tabelas. Em determinadas circunstâncias, isso pode resultar em consultas mais rápidas do que seria possível se a tabela não fosse particionada.

O código acima apresenta um script SQL válido. Julgue os itens subseqüentes, referentes às informações apresentadas nesse código e a conceitos de bancos de dados utilizados na construção do script.
Suponha que o script apresentado seja usado para a montagem de um banco de dados em plataforma MySQL. Nesse caso, o uso de tabelas do tipo MyISAM proverá ao banco de dados melhores condições para a manutenção de propriedades ACID das transações realizadas no SGBD, se comparado ao uso de tabelas do tipo InnoDB.

O código acima apresenta um script SQL válido. Julgue os itens subseqüentes, referentes às informações apresentadas nesse código e a conceitos de bancos de dados utilizados na construção do script.
Conforme o modelo físico desse esquema de dados, a relação de cardinalidade estabelecida entre BARREIRAS_TECNICAS e PAISES é 1:n.
As linhas deletadas de uma tabela relacional podem ser recuperadas a partir de uma cópia backup pelo processo de recuperação
O desempenho de um banco de dados relacional pode ser monitorado com a extração de informações estatísticas por meio de
O armazenamento de dados, em um banco de dados relacional, é realizado por um mecanismo que envolve
Dentre as principais funcionalidades dos sistemas gerenciadores de bancos de dados, NÃO se aplica a linguagem
Julgue os itens subseqüentes, a partir de uma análise de abrangência no uso de tecnologias OLAP.
Em um esquema de dados multidimensional, a tabela de fatos, usualmente, contém uma chave primária composta por várias chaves estrangeiras e algumas colunas cujos tipos de dados são, usualmente, nominais, ao passo que as tabelas de dimensões, usualmente, contêm uma chave primária simples e algumas colunas cujos tipos de dados são, usualmente, escalares.
Julgue os itens subseqüentes, a partir de uma análise de abrangência no uso de tecnologias OLAP.
Soluções MOLAP promovem maior independência de fornecedores de SGBDs que soluções ROLAP.
No que se refere a bancos de dados, julgue os seguintes itens.
Em um conjunto de entidades sem os atributos necessários para formar uma chave primária, ou seja, em um conjunto de entidades fracas, a chave primária é formada pela chave primária do conjunto de entidades fortes ao qual a existência do conjunto de entidades fracas está vinculada e por um identificador do conjunto de entidades fracas.
A propriedade de um SGBD que deve garantir que o banco de dados permaneça inalterado, se ocorrer algum erro numa instrução individual, denomina-se
Considerando os três níveis da arquitetura de sistemas de bancos de dados ANSI/SPARC, a chave para a independência física de dados deverá ser construída e mantida pelo mapeamento
A figura I acima, adaptada de java.sun.com, apresenta um diagrama da arquitetura J2EE 1.4. Os principais elementos que compõem a arquitetura são numerados de #1 a #5.
Uma organização executa projetos de desenvolvimento de aplicativos de software embasados na arquitetura J2EE, com padrões de desenho, framework MVC, interoperabilidade XML e bancos de dados relacionais. Além disso, ela adota um processo de desenvolvimento de software baseado no RUP/UML e realiza estimativas de projeto por meio de análise de pontos de função.
A propósito das informações apresentadas acima, e considerando a figura I, bem como os conceitos pertinentes à engenharia de software, julgu...
Considerando a figura acima, que apresenta um esquema da arquitetura ANSI/SPARC, utilizada para representar características de sistemas de gerenciamento de bancos de dados (SGBDs), julgue os itens a seguir, acerca de conceitos de bancos de dados.
São características de uma aplicação de banco de dados aderente ao paradigma de modelagem multidimensional: visões internas que usam uma menor quantidade de operações de junção de tabelas, menor latência durante a execução de consultas que trabalham com valores agregados e esquema em baixos níveis de normalização.
Considerando a figura acima, que apresenta um esquema da arquitetura ANSI/SPARC, utilizada para representar características de sistemas de gerenciamento de bancos de dados (SGBDs), julgue os itens a seguir, acerca de conceitos de bancos de dados.
Considere um cenário no qual há necessidade de desenvolvimento de uma aplicação transacional empregando bancos de dados federados. Nesse caso, uma das técnicas indicadas para assegurar a atomicidade de transações seria o emprego de coordenadores de transação embasados em protocolos de commit em duas fases: rollback e commit.
Quanto ao mapeamento do modelo orientado a objetos para o modelo relacional, julgue os próximos itens.
Em uma hierarquia de classes mapeada para tabelas, na qual os atributos da superclasse são armazenados em uma tabela e os atributos específicos das subclasses são armazenados em outras tabelas, pode-se criar visões (views) para apresentar os atributos das classes de modo unificado.
Analise as seguintes afirmações sobre transações de banco de dados.
I. Uma transação de banco de dados deve ser vista como uma unidade de interação com o banco de dados, a qual é tratada independente de outras transações e deve ser executada completamente ou abortada.
II. O propósito do uso de transações é garantir a integridade dos dados.
III. De um modo geral, a implementação de transações em banco de dados precisa de um comando para indicar o início de uma transação, a partir do qual são executados comandos que fazem parte da transação. Além deste, são necessários outros dois comandos, um para indicar o final da transação, que efetiva no banco de dados todos os dados que foram modificados, e outro para...
Analise as seguintes afirmações sobre stored procedures, visões e triggers.
I. Uma stored procedure é um tipo de dados do banco de dados que armazena código executável. Como qualquer outro dado armazenado, ele pode ser recuperado e executado a qualquer momento.
II. Visões são tabelas virtuais ou lógicas compostas de resultados de uma consulta. Desta forma, visões são subconjuntos dinâmicos de um banco de dados, pois, sempre que tabelas referenciadas por uma visão forem alteradas, a visão também será.
III. Triggers são operações executadas automaticamente em resposta a algum evento de um banco de dados ou tabela. Exemplos de aplicações de triggers são a realização de logging, a limitação de acesso a um dad...
Analise as seguintes afirmações sobre integridade em banco de dados.
I. Em banco de dados, podemos falar de integridade de entidade e referencial.
II. Para que haja integridade de entidade, deve-se observar a propriedade de que a coluna da chave primária não pode conter valores null.
III. Já, para que haja integridade referencial, deve-se observar a propriedade de que não pode haver registros (linhas) duplicados em uma tabela com chave estrangeira.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).
Analise as seguintes afirmações sobre banco de dados relacional.
I. Banco de dados relacional é um banco de dados em conformidade com o modelo relacional, baseado em lógica proposicional e em teoria dos grafos.
II. As relações de um banco de dados relacional são definidas como um conjunto de tuplas que possuem os mesmos atributos. A forma mais comum de representar tal conjunto é utilizar uma tabela na qual cada linha armazene os valores de uma tupla com seus atributos dispostos em colunas.
III. São exemplos de sistemas de gerenciamento de banco de dados relacional: Oracle, Microsoft SQL Server, PostgreSQL e MySQL.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).No BD modelo I , os dados são representados por uma coleção de II e os relacionamentos entre dados são representados por meio de III . Esta também é a estrutura do modelo IV , com a diferença que, neste modelo, os registros são organizados como coleções de árvores ao invés de gráficos arbitrários.
Preenchem correta e respectivamente as lacunas I, II, III e IV:
Funções de um banco de dados relacional que operam contra uma coleção de valores, mas retornam um único valor, são
A classificação das propriedades ACID, em transações de BD, significam
Considere:
I. Restrições nos relacionamentos (links) de muitos para muitos (N:M) e de muitos para um (N:1).
II. Ausência de facilidades de consultas declarativas.
III. Implementação de arquivos na forma de tabelas.
Os itens I, II e III acima, em relação aos tipos de bancos de dados hierárquicos − HR, de rede − RD e Relacional − RL, são características corretas respectivas a
Objetos que têm uma representação no banco de dados, mas não fazem mais parte de uma sessão do Hibernate, o que significa que o seu estado pode não estar mais sincronizado com o banco de dados, são do tipo




No §4º, os itens 1 e 2 mostram, respectivamente, associações de
Com relação à MIB (Management Information Base), analise:
I. MIB é um banco de dados que armazena informações relativas a todos os objetos gerenciados, definidos através de seus atributos, das operações a que podem ser submetidos e das notificações que podem ser emitidas.
II. Na definição dos objetos gerenciáveis da MIB é utilizada a linguagem de definição de objetos ASN.1 (Abstract Syntax Notation One), considerando a estrutura e as restrições de cada dispositivo de rede no qual esta será implementada.
III. Não é necessário que o processo gerente conheça toda MIB de sua rede para poder controlar e interagir com todos os dispositivos presentes, uma vez que esse papel já é exercido pelo processo agente, no...
Se um deadlock acontecer na utilização de um banco de dados em rede, estará indicando a ocorrência de
Em um banco de dados relacional, os atributos e os valores dos mesmos representam as propriedades de
Na modelagem de dados em que se utiliza o modelo entidaderelacionamento, uma entidade é
A exibição de determinadas colunas de uma relação, denominadas também de subconjunto vertical de um banco de dados, é realizada por uma operação de
Julgue os itens seguintes, referentes a ColdFusion.
Por meio de aplicações ColdFusion podem ser acessados bancos de dados relacionais via SQL. Por exemplo, páginas escritas usando-se ColdFusion Markup Language (CFML) podem conter comandos SELECT.
Julgue os itens seguintes, referentes a ColdFusion.
Uma tag em CFML pode ter atributos que contenham detalhes acerca de uma operação. Por exemplo, um atributo pode informar o nome de um banco de dados.
Julgue os itens subseqüentes, referentes a bancos de dados e ao modelo relacional.
Há sistemas gerenciadores de bancos de dados que permitem a definição de ações a serem realizadas ao ser tentar eliminar, em uma tabela, as linhas para as quais apontam chaves estrangeiras.
Julgue os itens subseqüentes, referentes a bancos de dados e ao modelo relacional.
As restrições (constraints) visam possibilitar que um sistema gerenciador de banco de dados garanta a integridade dos bancos de dados.
Julgue os itens subseqüentes, referentes a bancos de dados e ao modelo relacional.
Uma visão (view) pode ser definida para se restringirem, em uma tabela, colunas a que um usuário tem acesso. Por meio desse recurso, pode-se, por exemplo, permitir a um usuário visualizar, em uma tabela que contém nomes, telefones e salários dos funcionários de uma empresa, apenas os nomes e os telefones desses funcionários.
Julgue os itens subseqüentes, referentes a bancos de dados e ao modelo relacional.
Uma chave é um atributo, ou um conjunto de atributos, que identifica, de forma única, um registro em uma tabela. Em uma tabela, pode existir mais de um registro com os mesmos valores de chave.
Julgue os itens subseqüentes, referentes a bancos de dados e ao modelo relacional.
Um banco de dados relacional pode ser composto por um conjunto de tabelas que, por sua vez, podem ser compostas por linhas e colunas.
Analise as seguintes afirmações sobre ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS E MÉTODOS DE ACESSO EM SISTEMAS GERENCIADORES DE BANCO DE DADOS.
I. Em um esquema de indexação de arquivos, o índice primário é baseado em qualquer campo não ordenado de um arquivo, enquanto que o índice secundário é baseado na chave de ordenação.
II. Uma árvore-B é uma árvore de busca com algumas restrições, inseridas para solucionar os problemas de falta de balanceamento da árvore e do gasto excessivo de espaços vazios, decorrentes da remoção de elementos da árvore.
III. Para reduzir o número de acessos a disco, quando o índice primário não cabe na memória, foi criado o chamado índice multi-nível, que armazena o índice primário em um arquivo ...
A chave candidata que é escolhida pelo projetista do banco de dados como de significado principal para a identificação de entidades, dentro de um conjunto de entidades, é a chave:
Uma coleção de dados inter-relacionados e uma coleção de programas para acesso a esse banco de dados é um(a):
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Considerando os conceitos básicos aplicados a Banco de Dados Relacional, é correto afirmar:
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A tecnologia cliente/servidor teve um crescimento considerável devido à facilidade de uso de microcomputadores em rede, para acesso a banco de dados relacionais. Assim, é correto afirmar que:
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Considere as características listadas abaixo:
* padrão para codificação de conteúdo desde um simples texto até um objeto complexo;
* interligação de bancos de dados distintos;
* múltiplas formas de visualização de dados estruturados;
* criação de arquivos para validação de estrutura;
* concentração na estrutura da informação, e não na sua aparência;
* padrão flexível e aberto, com independência de dispositivos.
Trata-se da lingu...
Acerca do PostgreSQL instalado no sistema operacional Linux, assinale a opção correta.
Acerca da instalação de banco de dados Oracle em Linux, assinale a opção correta.
O texto, a seguir, contém lacunas que devem ser preenchidas.
Na modelagem orientada a objetos em UML, existem três tipos de relacionamentos que são especialmente importantes: ______________________, que representam relacionamentos de uso entre classes; ______________________, que ligam classes mais gerais para suas especializações; e ______________________, que representam relacionamentos estruturais entre objetos.
Sobre a Álgebra Relacional, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
Suponha que um índice secundário de um arquivo com 30.000 registros de dados com um tamanho fixo de 100 bytes esteja armazenado em um disco que use um bloco de 1.024 bytes. Se o campo chave do índice e o ponteiro para o bloco de dados sejam de 9 e 6 bytes, respectivamente, qual a quantidade de blocos necessária para armazenar o índice?
Analise as seguintes afirmativas:
I. O comando delete sem cláusula where pode excluir todas as linhas de uma tabela.
II. Um comando update só permite a atualização de uma coluna da tabela.
III. Views criadas com base em uma única tabela que possui somente colu-nas not null, não são atualizáveis.
A opção CORRETA é:


Analise as seguintes afirmativas:
I. Só é possível excluir uma linha de Z se não houver linhas em Y que possuem valores (y1, y2) iguais a (x1, x2) de linhas de X cujo valor de x4 é igual ao valor de z1 da linha que se deseja excluir.
II. Só é possível incluir uma linha em Y se a tabela Z não estiver vazia.
III. As colunas x3, x4, x5, y2, y3 e z2 poderiam ser definidas para aceitarem valores nulos.
Analise as seguintes afirmativas:
I. Um comando escrito na linguagem de manipulação de dados (DML) de um SGBD faz uso dos metadados definidos por comandos escritos na linguagem de definição de dados (DDL).
II. As linguagens de manipulação de dados (DML) não-procedurais são mais simples, pois não requerem a especificação explícita da forma de obtenção dos dados.
III. São comandos da linguagem de definição de dados (DDL) de um SGBD Relacional: create, alter e drop.
São VERDADEIRAS as afirmativas:
Todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
Considerando conceitos básicos e fundamentos de banco de dados, julgue os itens que se seguem.
Um banco de dados relacional é uma estrutura que permite armazenar e recuperar registros de informações segundo uma disposição de linhas e colunas.
Considerando conceitos básicos e fundamentos de banco de dados, julgue os itens que se seguem.
Em um campo do tipo INTEGER de um banco de dados, o usuário pode inserir valores numéricos do tipo inteiro.
Considerando conceitos básicos e fundamentos de banco de dados, julgue os itens que se seguem.
O valor de uma chave primária deve ser sempre do tipo DATA para que não seja possível replicação.
Considerando conceitos básicos e fundamentos de banco de dados, julgue os itens que se seguem.
Uma chave primária indica que o campo-chave do banco de dados pode ser duplicado.
"Coleção de operações que formam uma única unidade lógica de trabalho e que a-presenta como características a atomicidade, a consistência, o isolamento e a dura-bilidade". Dentro do conceito geral de banco de dados, essa afirmativa pode ser en-tendida como sendo a definição de:
Considerando a figura ao lado, que apresenta uma visão básica da interface do aplicativo gerenciador do SGBD PostgreSQL, julgue os itens a seguir.
O formato de codificação de caracteres UTF-8 é mais flexível que o formato US_ASCII.
Durante o desenvolvimento de uma aplicação de gerenciamento de projetos, o cliente definiu como requisitos de modelagem as seguintes regras: um empregado deve estar obrigatoriamente alocado a um único departamento; um projeto pode ser executado por vários empregados de vários departamentos; e um projeto deve ser gerenciado por um único empregado, cujo departamento ao qual este está alocado é denominado de departamento apoiador do projeto. Em resposta a essa demanda, desenvolveu-se, em caráter preliminar, um modelo de dados no script em SQL, apresentado a seguir, com as linhas numeradas de 1 a 32. O script não possui erros de sintaxe quanto à versão de SQL adotada pelo SGBD específico (PostgreSQL) e pode ser executado seqüencialmente com sucesso.
...
Durante o desenvolvimento de uma aplicação de gerenciamento de projetos, o cliente definiu como requisitos de modelagem as seguintes regras: um empregado deve estar obrigatoriamente alocado a um único departamento; um projeto pode ser executado por vários empregados de vários departamentos; e um projeto deve ser gerenciado por um único empregado, cujo departamento ao qual este está alocado é denominado de departamento apoiador do projeto. Em resposta a essa demanda, desenvolveu-se, em caráter preliminar, um modelo de dados no script em SQL, apresentado a seguir, com as linhas numeradas de 1 a 32. O script não possui erros de sintaxe quanto à versão de SQL adotada pelo SGBD específico (PostgreSQL) e pode ser executado seqüencialmente com sucesso.
...
Durante o desenvolvimento de uma aplicação de gerenciamento de projetos, o cliente definiu como requisitos de modelagem as seguintes regras: um empregado deve estar obrigatoriamente alocado a um único departamento; um projeto pode ser executado por vários empregados de vários departamentos; e um projeto deve ser gerenciado por um único empregado, cujo departamento ao qual este está alocado é denominado de departamento apoiador do projeto. Em resposta a essa demanda, desenvolveu-se, em caráter preliminar, um modelo de dados no script em SQL, apresentado a seguir, com as linhas numeradas de 1 a 32. O script não possui erros de sintaxe quanto à versão de SQL adotada pelo SGBD específico (PostgreSQL) e pode ser executado seqüencialmente com sucesso.
...
Durante o desenvolvimento de uma aplicação de gerenciamento de projetos, o cliente definiu como requisitos de modelagem as seguintes regras: um empregado deve estar obrigatoriamente alocado a um único departamento; um projeto pode ser executado por vários empregados de vários departamentos; e um projeto deve ser gerenciado por um único empregado, cujo departamento ao qual este está alocado é denominado de departamento apoiador do projeto. Em resposta a essa demanda, desenvolveu-se, em caráter preliminar, um modelo de dados no script em SQL, apresentado a seguir, com as linhas numeradas de 1 a 32. O script não possui erros de sintaxe quanto à versão de SQL adotada pelo SGBD específico (PostgreSQL) e pode ser executado seqüencialmente com sucesso.
...
Durante o desenvolvimento de uma aplicação de gerenciamento de projetos, o cliente definiu como requisitos de modelagem as seguintes regras: um empregado deve estar obrigatoriamente alocado a um único departamento; um projeto pode ser executado por vários empregados de vários departamentos; e um projeto deve ser gerenciado por um único empregado, cujo departamento ao qual este está alocado é denominado de departamento apoiador do projeto. Em resposta a essa demanda, desenvolveu-se, em caráter preliminar, um modelo de dados no script em SQL, apresentado a seguir, com as linhas numeradas de 1 a 32. O script não possui erros de sintaxe quanto à versão de SQL adotada pelo SGBD específico (PostgreSQL) e pode ser executado seqüencialmente com sucesso.
...
O diagrama acima apresenta um relacionamento de mapeamento entre elementos de desenho de bases de dados do SGBD DB2, em que estão destacados dois níveis de organização, chamados N1 e N2. Considerando o diagrama, julgue os itens a seguir.
Os cinco contêineres mostrados na figura constituem, provavelmente, um sistema de armazenamento do tipo RAID-5, formado por 5 unidades de disco rígido.
O diagrama acima apresenta um relacionamento de mapeamento entre elementos de desenho de bases de dados do SGBD DB2, em que estão destacados dois níveis de organização, chamados N1 e N2. Considerando o diagrama, julgue os itens a seguir.
Pode-se estabelecer uma associação entre os níveis N1 e N2 do diagrama, com os níveis conceitual e interno presentes na arquitetura ANSI-SPARC, respectivamente.
Considere que a equipe de desenvolvimento de determinada empresa tenha de complementar a modelagem de um sistema orientado a objetos utilizando a definição dos analistas por meio de um diagrama de classes, um diagrama de casos de uso e um diagrama de estados. Nessa situação, os diagramas mencionados referem-se à
Em banco de dados, é comum o uso de técnicas para evitar que registros fiquem órfãos, garantindo a integridade dos dados. Essa é uma técnica que está presente em diversos gerenciadores de banco de dados, mas que não é encontrada no
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Com base nos conceitos referentes a Banco de Dados, a "Independência de Dados" pode ser considerada como a:
No relacionamento entre objetos de dados, o número máximo de objetos que podem participar de um relacionamento e participação ou não de um objeto de dados particular em um relacionamento são as respectivas definições de
O suporte completo a bancos de dados distribídos implica que uma única aplicação deve ser capaz de operar de modo transparente
I. sobre dados espalhados em diversos bancos de dados;
II. sobre dados gerenciados por SGBDs diferentes;
III. funcionando em máquinas distintas;
IV. funcionando sob sistemas operacionais diferentes;
V. funcionando sob redes de comunicação diferentes.
Está correto o que se afirma em
Em um SGBD, para clusterizar dados de algum modo no disco e para descarregar o banco de dados ou parte dele para o meio de armazenamento de backup são usadas, respectivamente, as rotinas utilitárias de
Em uma arquitetura de banco de dados cliente-servidor,
Em relação aos bancos de dados relacionais, é correto afirmar que
Considere as seguintes afirmativas:
I. As aplicações não são afetadas quando ocorrem mudanças nas regras de restrições de integridade.
II. Se um sistema possui uma linguagem de baixo nível, essa linguagem não pode ser usada para subverter as regras de integridades e restrições definidas no nível mais alto.
III. A capacidade de manipular um conjunto de dados (relação) através de um simples comando deve se estender às operações de inclusão, alteração ou exclusão de dados.
Dentre as primeiras doze regras de Codd em relação ao modelo relacional de banco de dados, está correto o que se afirma em
Analise as seguintes afirmativas sobre modelagem de dados:
I. A normalização do modelo de dados tem o objetivo de eliminar redundâncias
para evitar possíveis inconsistências em bases de dados criadas a partir
desse modelo.
II. Diagramas Entidade-Relacionamento representam os modelos de dados
relacionais e são ferramentas úteis para os administradores de dados, pois
permitem visualizar os esquemas (metadados) dos bancos de dados
implementados.
III. O modelo lógico está intimamente ligado à implementação do banco de
dados, é dependente do SGBD e tem ênfase na eficiência de acesso.
São VERDAD...
Sobre Tipos Abstratos de Dados (TAD) e a sua implementação em linguagens orientadas por objetos, considere as seguintes afirmativas:
I. A definição de um TAD deve ser independente da estrutura de dados e da linguagem de implementação utilizadas.
II. As operações de um TAD devem corresponder a métodos públicos da classe que o implementa.
III. Todo TAD deve corresponder a uma classe que possui função construtora sem parâmetros.
As afirmativas VERDADEIRAS são:
Com relação à recuperação e atomicidade de transações em bancos de dados, é INCORRETO afirmar que
Relacione a coluna da esquerda com a da direita, que apresenta características dos modelos:
A opção que apresenta a numeração que preenche corretamente as lacunas da coluna da direita é:
Sistemas de gerenciamento de banco de dados (SGBD), tais como o Oracle, estão muito difundidos no dia-a-dia de pequenas e grandes empresas. Com relação ao servidor de banco de dados Oracle, julgue os próximos itens.
Uma tablespace corresponde a uma unidade de armazenamento lógica dentro do banco de dados Oracle.
Sistemas de gerenciamento de banco de dados (SGBD), tais como o Oracle, estão muito difundidos no dia-a-dia de pequenas e grandes empresas. Com relação ao servidor de banco de dados Oracle, julgue os próximos itens.
O DBCA não pode ser utilizado para eliminar base de dados.
Atualmente, observa-se o crescimento no desenvolvimento de aplicações web em detrimento a aplicações conhecidas como do tipo Desktop. Com relação ao desenvolvimento de aplicações web, julgue os itens a seguir.
No desenvolvimento de uma página web é obrigatório que o sistema de banco de dados seja instalado e configurado na mesma máquina do servidor web no qual a página desenvolvida é exportada.
A figura acima apresenta uma proposta de organização e automatização de mudanças em bases de dados, na qual são empregados elementos como ambiente de produção, base de dados build ou réplica etc. A proposta também sugere a execução de atividades, seqüenciadas de #1 a #10. Com base nas informações apresentadas e nos conceitos de administração de bancos de dados e gerência de qualidade de projetos de TI, julgue os itens a seguir.
Durante a migração de uma versão de banco de dados, a seqüência mais conveniente de migração do novo script seria: 1 – ambiente de testes; 2 – ambiente de garantia de qual...
A figura acima apresenta uma proposta de organização e automatização de mudanças em bases de dados, na qual são empregados elementos como ambiente de produção, base de dados build ou réplica etc. A proposta também sugere a execução de atividades, seqüenciadas de #1 a #10. Com base nas informações apresentadas e nos conceitos de administração de bancos de dados e gerência de qualidade de projetos de TI, julgue os itens a seguir.
A operação de check-in implica a transferência de dados no sentido da workstation do desenvolvedor ao sistema de controle de versão, enquanto a operação de check-out implica a transferência de dados n...
A figura acima apresenta uma proposta de organização e automatização de mudanças em bases de dados, na qual são empregados elementos como ambiente de produção, base de dados build ou réplica etc. A proposta também sugere a execução de atividades, seqüenciadas de #1 a #10. Com base nas informações apresentadas e nos conceitos de administração de bancos de dados e gerência de qualidade de projetos de TI, julgue os itens a seguir.
As linhas de base disponíveis no ambiente devem receber rótulos específicos.
A figura acima apresenta uma proposta de organização e automatização de mudanças em bases de dados, na qual são empregados elementos como ambiente de produção, base de dados build ou réplica etc. A proposta também sugere a execução de atividades, seqüenciadas de #1 a #10. Com base nas informações apresentadas e nos conceitos de administração de bancos de dados e gerência de qualidade de projetos de TI, julgue os itens a seguir.
As ocorrências dos bugs encontrados no sistema seriam mais adequadamente registradas e gerenciadas no sistema de controle de versão que na ferramenta de controle de mudanças.
A figura acima apresenta uma proposta de organização e automatização de mudanças em bases de dados, na qual são empregados elementos como ambiente de produção, base de dados build ou réplica etc. A proposta também sugere a execução de atividades, seqüenciadas de #1 a #10. Com base nas informações apresentadas e nos conceitos de administração de bancos de dados e gerência de qualidade de projetos de TI, julgue os itens a seguir.
O ambiente mais adequado para a realização de análises de desempenho é a workstation do desenvolvedor, e não o ambiente de garantia de qualidade.
No âmbito de bancos de dados distribuídos, o protocolo de efetivação 3PC (three-phase commit) exige que:
I - não ocorra nenhum particionamento da rede;
II - no máximo K participantes falhem enquanto o protocolo 3PC estiver sendo executado por transação;
III - em um momento qualquer, pelo menos K+1 sites estejam ativos.
Considerando K um parâmetro indicativo da tolerância a falhas do protocolo nos sites, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
Entre as atribuições do Administrador de Banco de Dados (DBA) e do Administrador de Dados (DA), idealmente compete a este último definir
NÃO é considerada uma propriedade das transações para os sistemas de bancos de dados:
Na estrutura de armazenamento dividida em gerenciador de banco de dados, gerenciador de arquivos e gerenciador de disco, este último, para localizar logicamente a primeira página de cada conjunto de páginas de dados, normalmente utiliza informações armazenadas
Se e somente se um conjunto de atributos de uma tabela, num determinado momento, possuir ambas as propriedades de unicidade e irredutibilidade, segundo Date, tratase de uma
As opções seguintes são exemplos de restrições de integridade em um sistema de banco de dados relacional, EXCETO
Analise as seguintes afirmativas sobre otimização de consultas em bancos de dados e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Nos SGBDs relacionais, a fase de otimização garante a escolha de estratégias ótimas para execução de consultas.
( ) A ordenação de uma tabela normalmente tem impacto na escolha de estratégia de execução de consultas.
( ) A existência de índices tem impacto no processo de otimização.
( ) O espaço de buffers normalmente não tem impacto no desempenho dos algoritmos de junção.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de letras CORRETA.
Analise as seguintes afirmativas sobre transações em bancos de dados e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O término da execução de uma transação corresponde a um commit ou roll-back.
( ) A transação deve primeiro fazer as leituras e depois as escritas.
( ) A definição da transação deve atualizar explicitamente os índices.
( ) As transações podem ser executadas concorrentemente.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de letras CORRETA.
Em um Banco de Dados Relacional
O fato Empregado SUPERVISIONA Empregado, em um diagrama entidade-relacionamento é habitualmente representado por
No diagrama entidade-relacionamento abaixo, CONSULTA tem o papel de

A importância da informação para a tomada de decisão tem orientado o desenvolvimento de um grupo de conceitos e técnicas para o gerenciamento eficiente dos dados. A necessidade de rapidez, flexibilidade e confiabilidade para a gestão da informação induz a utilização de tecnologias já consolidadas, que oferecem vantagens e características significativas. A informatização é ferramenta para otimizar a eficiência e a rentabilidade do empreendimento rural, já que, em cada etapa do processo, pode-se dispor de informações precisas e de forma rápida, que resultem em tomadas de decisão. Acerca dessas tecnologias, julgue os itens subseqüentes.
O gerenciamento de um banco de dados demanda estrutura de informática e tecno...
A importância da informação para a tomada de decisão tem orientado o desenvolvimento de um grupo de conceitos e técnicas para o gerenciamento eficiente dos dados. A necessidade de rapidez, flexibilidade e confiabilidade para a gestão da informação induz a utilização de tecnologias já consolidadas, que oferecem vantagens e características significativas. A informatização é ferramenta para otimizar a eficiência e a rentabilidade do empreendimento rural, já que, em cada etapa do processo, pode-se dispor de informações precisas e de forma rápida, que resultem em tomadas de decisão. Acerca dessas tecnologias, julgue os itens subseqüentes.
No gerenciamento de um banco de dados, deve-se armazenar, realizar testes de ...
Uma das tarefas mais importantes no desenvolvimento de aplicações é a análise e a avaliação da eficiência computacional dessas soluções, isto é, a comparação entre os diferentes algoritmos que podem ser utilizados para a solução de um mesmo problema. No que se refere aos algoritmos e técnicas e aos seus desempenhos, julgue os itens que se seguem.
Ao se utilizar uma tabela hash (hash table), é importante a escolha da função de hash. Dependendo da escolha dessa função, haverá colisões, o que pode reduzir o desempenho do algoritmo. Quando a função de hash é eficiente, o tempo de busca é de ordem O(n), e, no pior caso, O(n2), em que n representa a quantidade de elementos na tabela hash.
Um gatilho (trigger) tem as seguintes características: é disparado quando ocorrem eventos como inserções, atualizações ou deleções; ao ser disparado, um gatilho pode testar uma condição para definir a ação a ser executada em resposta ao evento; não pode ser desabilitado e posteriormente habilitado; não pode referenciar valores que os dados tinham antes do evento.
Em relação a banco de dados, analise as seguintes sentenças:
I - Modelo de dados é uma representação física sobre uma máquina real dos componentes da máquina abstrata que, juntos, constituem esse modelo.
II - O Administrador de dados é responsável pela implementação das decisões, criação do banco de dados propriamente dito e controles técnicos necessários para pôr em prática as várias decisões sobre as normas.
III - A garantia de que o banco de dados nunca se tornará inconsistente sob o ponto de vista do usuário, assegurando que qualquer mudança feita em uma de suas entradas seja aplicada de forma automática na outra entrada, é conhecida como propagação de atualização.
Em relação às...
Em relação ao modelo relacional de banco de dados, das opções seguintes, aquela que se refere ao operador que extrai colunas específicas de uma tabela é conhecida como:
Analise as seguintes afirmações relacionadas a banco de dados distribuídos, relacionais e orientados a objetos.
I. Em um Banco de Dados Relacional um objeto está encapsulado quando seu estado é visível ao usuário e ele pode ser consultado e modificado exclusivamente por meio das operações a ele associadas.
II. A linguagem de manipulação de dados (DML) permite a uma aplicação acessar ou manipular as informações contidas num banco de dados. A manipulação de dados engloba incluir, recuperar, excluir e modificar a informação armazenada.
III. Os dados manipulados por um banco de dados orientado a objeto são sempre transientes e são armazenados fora do contexto de um programa, e assim podem ser usados em várias...
Analise as seguintes afirmações relacionadas a gatilhos e procedimentos em Banco de Dados.
I. Fazer auditoria das informações em uma tabela registrando as alterações ocorridas e o responsável por essas alterações é um exemplo da utilidade e uso de um trigger.
II. Quando uma stored procedure é chamada, o SGBD executa automaticamente um trigger padrão que irá incrementar um contador em todas as outras tabelas que possuírem um relacionamento N:N com a tabela que recebeu ação da referida stored procedure.
III. Uma View pode ser usada para restringir o acesso aos dados de uma tabela original e pode conter apenas algumas colunas da referida tabela.
IV. Quando o comando DROP VIEW é executa...
Analise as seguintes afirmações relacionadas a conceitos básicos sobre Banco de Dados.
I. O comando SQL responsável por fechar uma transação confirmando as operações feitas é o INSERT.
II. O comando SQL responsável por fechar uma transação e desfazer todas as operações é o COMMIT.
III. Quando uma transação ainda está aberta para um usuário, enquanto não é executado um comando COMMIT, o próprio usuário pode ver as suas alterações, mas outros usuários não podem vê-las.
IV. Uma transação assegura um espaço de trabalho que contém várias alterações, inclusões e exclusões de dados em uma ou mais tabelas, com a possibilidade de confirmação ou cancelamento das operações sem comprometimento ...
Observe o código abaixo, que busca o maior elemento de
um vetor v[0..n -1].
int max(int n, int v[])
{
int j, x = v[0];
for (j = 1; j < n; j += 1)
if (x < v[j]) x = v[j];
return x;
}
A complexidade de tempo desse algoritmo é:
Segundo a arquitetura ANSI/SPARC, os três níveis de esquema usados para separar o banco de dados físico das aplicações do usuário são:

Sobre os relacionamentos no diagrama, assinale a afirmação INCORRETA.
Considere as duas tabelas e a consulta abaixo.

Considere as duas tabelas e a consulta abaixo.
Que propriedade do modelo ACID garante que uma transação é totalmente executada ou nenhum passo dela é executado?
Segundo a arquitetura ANSI/SPARC, os três níveis de esquema usados para separar o banco de dados físico das aplicações do usuário são:
Fazendo-se uma analogia dos modelos de dados denominados multidimensionais, mais utilizados em sistemas gerenciais, com os modelos relacionais tradicionais, mais utilizados em sistemas transacionais ou operacionais, pode-se concluir que:
Analise as seguintes afirmações relacionadas a conceitos de Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados.
I. O LOCK é um mecanismo usado para controlar o acesso aos dados em um sistema multiusuário. Ele previne que o mesmo dado seja alterado por dois usuários simultaneamente ou que a tabela seja alterada em sua estrutura enquanto os dados estão sendo modifi cados.
II. Os bloqueios de registros gastam mais memória que bloqueios em páginas ou tabelas, mas permitem bloquear um único registro por um longo tempo.
III. O LOCK de tabela ocorre quando o sistema entra em estado de DeadLock e, em seguida, executa um COMMIT para sair do referido estado.
IV. O comando SQL responsável por fechar uma transação confirmando as operações feitas é o I...
I. Em um banco de dados relacional, os dados e os relacionamentos entre os dados são representados por uma coleção de tabelas, cada uma com seus dados e índices únicos.
II. A chave primária é um ou mais atributos cujo valor identifica unicamente uma Tupla entre todas as outras de uma entidade. Deve ter conteúdo reduzido e valor constante no tempo.
III. Procedimentos gravados, que são executados automaticamente quando ocorre determinada ação do usuário, são denominados Tuplas.
IV. O MER (Modelo de Entidade e Relacionamento) é parte do aplicativo que manipula os dados e capta as informações para o usuário. Um MER deve ser estruturado para permitir navegação i...
Em relação a banco de dados é pertinente concluir:
Em relação a banco de dados é correto afirmar:
Analise as seguintes afirmações relacionadas a Gerenciamento de Banco de Dados.
I. A Data Definition Language (DDL) é composta, entre outros, pelo comando Create, que é utilizado para criar bancos de dados, tabelas e relações existentes entre as tabelas.
II. Os comandos da Data Manipulation Language (DML) são destinados a consultas, inserções, exclusões e alterações em um ou mais registros de uma ou mais tabelas de maneira simultânea.
III. Os comandos Truncate e Delete são exemplos de comandos da Data Definition Language (DDL).
IV. Os comandos Alter, Drop e Rename são exemplos de comandos da subclasse de comandos da Data Manipulation Language (DML) chamada DCL (Data Control Language...
Analise as seguintes afirmações relacionadas a Gerenciamento de Banco de Dados.
I. As Stored Procedures disponibilizadas por todos os SGBDs são utilizadas exclusivamente para a leitura de informações nos bancos de dados.
II. Alguns SGBDs disponibilizam procedimentos gravados, denominados Triggers, que são executados implicitamente quando ocorre determinada ação do usuário como, por exemplo, a exclusão de um dado.
III. No Modelo de Entidade e Relacionamento (MER) cada entidade contém atributos e deve ter somente uma chave estrangeira para identificar uma única tupla e pode ter uma ou mais chaves primárias.
IV. Relacionamentos são associações entre duas ou mais entidades com significa...
Analise as seguintes afirmações relacionadas a Gerenciamento de Banco de Dados.
I. Uma Chave Estrangeira ocorre quando o atributo chave primária de uma entidade é exportado para outra entidade.
II. O uso de arquivos de indexação evita a apresentação da mesma informação em várias tabelas, na mesma tabela em várias tuplas ou na mesma tupla em vários atributos.
III. Um objetivo do projeto de um banco de dados relacional é gerar um conjunto de esquemas de relações que permitam armazenar informações sem redundância e recuperar as informações de forma fácil.
IV. A normalização de dados provoca problemas como redundância de dados, inconsistência, uso inadequado de espaços de armazenamento ...

Considerando a figura acima, que apresenta um esquema de relação otimizada entre ferramentas e modelos de dados em um ambiente corporativo, julgue os itens subseqüentes, com relação a banco de dados.
A ocorrência de transações ocorrerá com maior freqüência no RDBMS, e com menor freqüência do OLAP Server.

Considerando a figura acima, que apresenta um esquema de relação otimizada entre ferramentas e modelos de dados em um ambiente corporativo, julgue os itens subseqüentes, com relação a banco de dados.
Consultas SQL são codificadas com maior simplicidade no RDBMS que no OLAP SERVER.
Um sistema de banco de dados relacional, sob a arquitetura ANSI/SPARC, tem correspondência conceitual com
A ferramenta gráfica de gerenciamento do Microsoft SQL
Server 2000, que permite aos administradores do sistema
monitorar eventos de mecanismo do servidor, tais como comandos
TRANSACT-SQL, conexão, falha ou desconexão de
login e outros, visualizando um registro contínuo da atividade
do servidor em tempo real, é o:
Uma das tarefas que um administrador de um banco de dados realiza é o backup dos bancos de dados. No SQL Server 2000, para esta tarefa, o administrador conta com quatro tipos diferentes de procedimentos de backup, que estão disponíveis através da ferramenta Enterprise Manager. Assinale a opção que NÃO corresponde a um destes tipos de backup.
Para os Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados
Relacionais são feitas as seguintes afirmativas:
I – Segundo a propriedade de atomicidade para as transações,
as mudanças aplicadas ao banco de dados por
uma transação efetivada devem persistir no banco de
dados, não devendo ser perdidas em razão de uma falha.
II – A árvore de execução de uma consulta representa os
passos que o SGBDR realiza para obter os dados armazenados
em uma ou mais tabelas, gerando o resultado
esperado por um comando SQL que foi submetido.
III – Se um determinado campo de uma tabela apresenta
...Para as técnicas de controle de concorrência em Bancos de Dados, assinale a afirmativa INCORRETA.
Com relação ao banco de dados Oracle, julgue os itens a seguir.
O comando CREATE TABLE pode ser usado para a criação de novas tabelas; o comando ALTER TABLE, para modificar parâmetros de tabelas existentes e o comando DROP TABLE, para eliminar uma tabela existente. Um índice pode ser criado com o comando CREATE INDEX.
Com relação ao banco de dados Oracle, julgue os itens a seguir.
Uma conta de usuário pode ser criada com o comando ADD USER. Para se criar um novo usuário, é necessário o privilégio de sistema ADD NEW USER. Ao se criar um usuário, não se pode informar se há uma quota que limite o espaço de armazenamento ao qual o usuário tem direito.
Com relação ao banco de dados Oracle, julgue os itens a seguir.
Um dicionário de dados é um conjunto de tabelas com informações sobre um banco de dados que é armazenado no tablespace DICTIONARY. Um usuário não pode acessar as informações do dicionário.
Dados os atributos de uma entidade Nome do Aluno, Primeiro Nome, Nome do Meio e Último Nome, em um modelo de dados, pode-se dizer que Nome do Aluno é uma propriedade do tipo
Numa definição informal, uma operação de projeção sobre um banco de dados relacional
Na seqüência do nível de armazenamento para o nível lógico do usuário, a arquitetura ANSI/SPARC de um sistema de banco de dados se divide nos níveis
Na SQL Server, a sintaxe correta para apagar o índice CL_lastname da tabela employees é:
Habilidade de uma sub-classe de objetos especializar uma operação herdada, redefinindo a implementação da operação mas não a sua assinatura, é a definição de
Analise as informações abaixo, referentes a três das regras de Codd para bancos de dados relacionais:
I. A capacidade de manipular um conjunto de dados (relação), através de um simples comando, deve se estender às operações de inclusão, alteração ou exclusão de dados.
II. Programas de aplicação permanecem logicamente inalterados quando ocorrem mudanças no método de acesso ou na forma de armazenamento físico.
III. Mudanças nas relações e nas views provocam total impacto nas aplicações.
É correto o que se afirma em
Nas questões 53 até 60 considere um banco de dados relacional constituído pelas tabelas X, Y e Z, cujas instâncias são mostradas a seguir.

Considere a seguinte especificação de uma chave estrangeira:
alter table T
add constraint C foreign key (x) references T;
Supondo-se que o atributo x não seja um identificador de T, essa construção corresponde, num diagrama ER, a:
Nas questões 53 até 60 considere um banco de dados relacional constituído pelas tabelas X, Y e Z, cujas instâncias são mostradas a seguir.

– Considere uma tabela relacional R, com atributos atômicos A, B e C, na qual o atributo A é a chave primária. Sabendo-se que as dependências funcionais
A
B
B
C
AB
C
se verificam, pode-se concluir que a tabela R está normalizada até a:
Nas questões 53 até 60 considere um banco de dados relacional constituído pelas tabelas X, Y e Z, cujas instâncias são mostradas a seguir.

O comando SQL
select x.a,sum(z.e) as s
from x, y, z
where x.a=z.a and y.c=z.c
group by x.a
produz como resultado:
Nas questões 53 até 60 considere um banco de dados relacional constituído pelas tabelas X, Y e Z, cujas instâncias são mostradas a seguir.

Considere que o diagrama ER, mostrado a seguir na notação IDEF1X com os atributos omitidos, reflete corretamente a estrutura dos relacionamentos existentes entre as entidades X, Y e Z, e que estas entidades correspondem às tabelas homônimas.

Supondo-se que nenhum dos atributos que constituem as chaves estrangeiras das tabelas tenha sido renomeado ou removido, pode-se concluir que:
Nas questões 53 até 60 considere um banco de dados relacional constituído pelas tabelas X, Y e Z, cujas instâncias são mostradas a seguir.

Observe o resultado de uma consulta mostrado a seguir.

O comando SQL que NÃO produz o resultado acima é:
Nas questões 53 até 60 considere um banco de dados relacional constituído pelas tabelas X, Y e Z, cujas instâncias são mostradas a seguir.

O comando SQL
select zz.*
from x xx left join z zz on xx.a=zz.a
produz:
Nas questões 53 até 60 considere um banco de dados relacional constituído pelas tabelas X, Y e Z, cujas instâncias são mostradas a seguir.

Nas questões 53 até 60 considere um banco de dados relacional constituído pelas tabelas X, Y e Z, cujas instâncias são mostradas a seguir.

Baseado no Diagrama abaixo, marque a opção correta.

Das atribuições relacionadas abaixo, marque aquela que não corresponde à função de Administrador de Banco de Dados.
Em um banco de dados relacional, grupos de dados estão na 3ª Forma Normal quando:
Em relação a um banco de dados relacional, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa correspondente:
I. Integridade referencial é um mecanismo utilizado pelos gerenciadores de bancos de dados para manter a consistência das informações armazenadas.
II. A principal forma de garantir a integridade entre tabelas se dá por meio do vínculo entre a chave primária de uma tabela com a chave estrangeira da outra tabela.
III. Integridade referencial é um mecanismo utilizado pelos programadores de computador para manter a consistência das informações armazenadas.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
Em um banco de dados relacional, qual é o tipo de relacionamento que não é passível de implementação, sendo necessário criar-se uma nova entidade entre as duas entidades que ora se relacionam?
Em um banco de dados relacional a cardinalidade indica:
Em relação ao conceito de Chave Primária, assinale a afirmação correta.
O Modelo Essencial de um Sistema de Informação subdivide- se em dois tipos de modelo, que são:
No contexto de transações em um banco de dados, o conceito a seguir que garante que as transações não sobrescrevem os dados de outras transações rodando concorrentemente é:
Sobre o conceito que envolve recuperação após falha em Banco de Dados, considere as afirmativas abaixo:
Sobre o conceito de Visões, em Banco de Dados, considere as seguintes afirmativas:
Analise o seguinte trecho de código e assinale a alternativa que corresponde ao seu propósito.
Analise o trecho de código abaixo e assinale a alternativa que corresponde ao seu propósito.
Julgue as seguintes afirmações sobre conceitos de banco de dados.
I. A utilização de indexação na base de dados gerenciada por um SGBD é de fundamental importância, pois acelera as tarefas de recuperação, inserção e remoção de dados, com conseqüente elevação no desempenho global do SGBD.
II. Uma relação R está na terceira forma normal (3FN) se, e somente se, os atributos não chave de R (se houver) forem: (a) mutuamente independentes, e; (b) totalmente dependentes da chave primária de R. I
II. Uma propriedade importante dos Banco de Dados Orientados a Objetos define que é possível adicionar novos tipos ao conjunto de tipos existentes no sistema e que não há distinção entre estes, e os novos tipos definidos pelo usuário. Esta propriedade é conhecida como generaliza...
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Em relação à utilização de banco de dados relacionais na WEB é correto afirmar:
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A arquitetura de um banco de dados pode ser considerada como a composição de três (3) níveis gerais, em que o nível que é considerado mais próximo do usuário final é denominado:
Analise as afirmativas a seguir, relativas aos bancos de dados.
1. Os bancos de dados orientados a objetos, influenciados pela programação orientada a objetos, possibilitam a criação de tipos de dados complexos e o uso de herança, dentre outros. Elementos complexos podem ser divididos em partes mais básicas, facilitando o projeto e implementação destes elementos no banco de dados.
2. Os bancos de dados objeto-relacionais permitem que os usuários desenvolvam seus próprios tipos de dados e métodos, integrando-os ao modelo de banco de dados relacional.
3. Nos bancos de dados orientados a objetos, o comando SQL join realiza a mesma função que no modelo relacional, porém os dados em que oper...
Uma interface padrão utilizada para acessar SGBD, Siste- mas de Gerenciamento de Banco de Dados, desenvolvida pela Microsoft, é denominada

A figura acima apresenta o relacionamento criado entre duas tabelas no Microsoft Access 2000, considerando instalação padrão em português. Sobre o relacionamento criado pode-se afirmar que a(o):
Os tipos de gráfico de dispersão, radar e bolhas, são usados respectivamente quando se quer
Das afirmativas abaixo, assinale aquela que não corresponde aos recursos de um SGBD.
Para as questões de número 51 até 58, considere as configurações padrão ou típicas de software e hardware nas suas versões em português, quando aplicável, a menos que seja especificado em contrário.
A API ODBC no MS Windows 2000 serve para:
Nas questões 55 até 60 considere um banco de dados relacional constituído pelas tabelas X, Y e Z, cujas instâncias são mostradas a seguir.
Considere o seguinte script SQL:
alter session set nls_date_format = 'mm/dd/yyyy';
select to_date('31/8/2006','dd/mm/yyyy')as x,
to_date('8/31/2006') y
from dual;:
A execução deste script resulta em:
Nas questões 55 até 60 considere um banco de dados relacional constituído pelas tabelas X, Y e Z, cujas instâncias são mostradas a seguir.
O script SQL select sum(z.e) as i, sum(y.d) as j from x, y, z produz como resultado:
Para as questões de número 31 até 54, considere as configurações padrão ou típicas de software e hardware nas suas versões em português, quando aplicável, a menos que seja especificado em contrário.
ODBC no Windows XP está relacionado a:
De forma simplificada, uma base de dados é uma coleção organizada de dados, geralmente controlada por um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD). Acerca dos diversos conceitos relacionados a essa área da computação, julgue os itens a seguir.
Segundo a normalização utilizada em bancos de dados relacionais, para uma relação estar em terceira forma normal (3FN), não deve existir dependência funcional entre os atributos não-chave, ou seja, os atributos não-chave devem ser independentes entre si.
De forma simplificada, uma base de dados é uma coleção organizada de dados, geralmente controlada por um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD). Acerca dos diversos conceitos relacionados a essa área da computação, julgue os itens a seguir.
A álgebra relacional é um tipo de cálculo que envolve conjuntos e relações. Entre as operações utilizadas na álgebra relacional, incluem-se as operações de seleção, produto cartesiano e união, as quais produzem uma nova relação como resultado. Por outro lado, não são consideradas como operações, no âmbito da álgebra relacional, a projeção e a diferença entre conjuntos.
De forma simplificada, uma base de dados é uma coleção organizada de dados, geralmente controlada por um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD). Acerca dos diversos conceitos relacionados a essa área da computação, julgue os itens a seguir.
O controle de transações e concorrência é um dos principais problemas que devem ser tratados por um SGBD. Nesse contexto, a integridade de uma transação depende de 4 propriedades, designadas pela sigla ACID: atomicidade (uma transação deve ser executada por inteiro, não pela metade), consistência (uma transação somente pode ser executada se, após seu término, o banco de dados permanecer consistente), isolamento (transações simultâneas não podem interferir uma na outr...
Acerca da arquitetura cliente-servidor, assinale a opção correta.
Em relação a banco de dados, assinale a opção correta.
Na utilização da álgebra relacional nos bancos de dados relacionais, à operação que retorna uma relação, contendo todas as tuplas que pertencem ao mesmo tempo às duas relações especificadas, denomina-se
Analise as seguintes afirmações relacionadas a Conceitos Básicos de Informática e gerenciadores de banco de dados.
I. Um SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) é um sistema computadorizado de armazenamento e organização de dados. Pode trazer vantagens, como alteração e recuperação de dados com mais rapidez, armazenagem de informação em menor espaço, minimização de redundâncias e de inconsistências de informações, compartilhamento de estrutura e dados.
II. No Windows, o DMA (Direct Memory Access ou acesso direto à memória) é usado freqüentemente para transferir dados diretamente entre a memória e um dispositivo periférico, como uma unidade de disco.
III. Para qualquer modelo de geração de backup adotado por uma empresa, a utilizaçã...
Considere que um conjunto de atributos CE pertencente a uma relação R1 é uma chave estrangeira com relação a uma relação R2. É INCORRETO afirmar:
Uma estrutura de indexação é utilizada em bancos de dados para acelerar o retorno a consultas de dados. É correto afirmar:
Sobre um Sistema de Gerência de Banco de Dados (SGBD), é CORRETO afirmar que:
Analise as seguintes afirmativas relacionadas ao controle de concorrência em Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados e assinale a alternativa CORRETA.
I. O bloqueio (lock) é um mecanismo utilizado para controlar o acesso concorrente aos dados em um SGBD.
II. No protocolo de bloqueio em duas fases (Two-phase lock - 2PL), bloqueios de leitura são compatíveis com bloqueios de escrita.
III. O estado de bloqueio mortal (DeadLock) ocorre exclusivamente em protocolos baseados em bloqueios.
IV. A anomalia conhecida como atualização perdida (Lost Update) não ocorre no nível de isolamento read committed.
Considere que você está analisando a cópia forense do disco rígido de um computador, com o sistema operacional Windows XP Home Edition instalado, devidamente licenciado e atualizado. Quando você desejar obter informações constantes no registro, irá executar o editor (regedit.exe). Assinale a alternativa que contempla a relação CORRETA entre chave de registro e conteúdo.
No processo de desenvolvimento de um sistema de informação, elabora-se um modelo de dados no qual usam-se técnicas de normalização. Sobre esta técnica de normalização, é CORRETO afirmar que:
Entre as ferramentas de modelagem de sistemas de informações, tem-se a modelagem de dados, sobre a qual, é CORRETO afirmar que:
Dos benefícios oferecidos pelos Sistemas de Banco de Dados, aquele que pode ser considerado o mais importante e definido como “a imunidade das aplicações a alterações na representação física e na técnica de acesso” é:
Tabela é um objeto de um Banco de Dados formado por um conjunto de:
São modelos de Banco de Dados:
Em banco de dados, os índices são utilizados freqüentemente, porém uma desvantagem da sua utilização é:
Em banco de dados, visão em geral é uma coletânea de tabelas, podendo, de certa forma, ser considerada como uma tabela virtual. Nas opções abaixo, aquele que é considerado um dos objetivos da visão é:
Observe a figura abaixo, empregada nos projetos orientados a objetos.
Essa figura é conhecida como diagrama de:
Observe a figura abaixo, que representa um esquema no contexto de Bancos de Dados e que mostra os níveis de abstração da informação.
Os modelos I, II, III e IV são conhecidos, respectivamente, pelas seguintes denominações:
Uma store procedure suporta:
É o modelo de Banco de Dados mais utilizado atualmente no mundo empresarial:
Num Banco de Dados, o modelo que é mais utilizado para representação e entendimento dos dados que compõem a essência de um sistema de informação é:
Respectivamente, os Modelos Lógicos e os Modelos Físicos do Banco de Dados:
Analise as seguintes afirmações relacionadas a Gerenciamento de Banco de Dados.
I. A Data Definition Language (DDL) é composta, entre outros, pelo comando Create, que é utilizado para criar bancos de dados, tabelas e relações existentes entre as tabelas.
II. Os comandos da Data Manipulation Language (DML) são destinados a consultas, inserções, exclusões e alterações em um ou mais registros de uma ou mais tabelas de maneira simultânea.
III. Os comandos Truncate e Delete são exemplos de comandos da Data Definition Language (DDL).
IV. Os comandos Alter, Drop e Rename são exemplos de comandos da subclasse de comandos da Data Manipulation Language (DML) chamada DCL (Data Control Language...
Analise as seguintes afirmações relacionadas a Gerenciamento de Banco de Dados.
I. As Stored Procedures disponibilizadas por todos os SGBDs são utilizadas exclusivamente para a leitura de informações nos bancos de dados.
II. Alguns SGBDs disponibilizam procedimentos gravados, denominados Triggers, que são executados implicitamente quando ocorre determinada ação do usuário como, por exemplo, a exclusão de um dado.
III. No Modelo de Entidade e Relacionamento (MER) cada entidade contém atributos e deve ter somente uma chave estrangeira para identificar uma única tupla e pode ter uma ou mais chaves primárias.
IV. Relacionamentos são associações entre duas ou mais entidades com significa...
Analise as seguintes afirmações relacionadas a Gerenciamento de Banco de Dados.
I. Uma Chave Estrangeira ocorre quando o atributo chave primária de uma entidade é exportado para outra entidade.
II. O uso de arquivos de indexação evita a apresentação da mesma informação em várias tabelas, na mesma tabela em várias tuplas ou na mesma tupla em vários atributos.
III. Um objetivo do projeto de um banco de dados relacional é gerar um conjunto de esquemas de relações que permitam armazenar informações sem redundância e recuperar as informações de forma fácil.
IV. A normalização de dados provoca problemas como redundância de dados, inconsistência, uso inadequado de espaços de armazenamento ...
As questões 25, 26 e 27 são baseadas no desenho a seguir:
As questões 25, 26 e 27 são baseadas no desenho a seguir:
As questões 25, 26 e 27 são baseadas no desenho a seguir:
Julgue as seguintes afirmações sobre o Domain Name System (DNS).
I. O DNS é um esquema de gerenciamento de nomes, hierárquico e centralizado. Ele define a sintaxe dos nomes usados na Internet e regras para delegação de autoridades na definição dos nomes.
II. O DNS possui um banco de dados que associa nomes a atributos (entre eles o endereço IP) e um algoritmo para mapear nomes a endereços.
III. No DNS, um servidor central mantém o banco de dados com os nomes e os endereços das máquinas conectadas à Internet.
Escolha a alternativa que indica a(s) afirmação(ões) CORRETA(s).
Informações úteis para o DBA diagnosticar problemas no DB2 são geradas pelo utilitário
Uma transação envolvendo um banco de dados atingirá seu término planejado com a execução de uma operação
Os usuários finais e os programadores de aplicações interagem com um banco de dados por meio de uma
A arquitetura de sistemas de bancos de dados ANSI/SPARC se divide em 3 níveis, na qual o nível interno
A definição de entidades, relacionamentos, chave candidata, chave primária e outros conceitos sobre os Bancos de Dados são importantes em Sistemas de Informação. Leia atentamente as afirmações abaixo:
A pessoa que tem o controle dos dados e dos programas que acessam os dados em um sistema de banco de dados é chamado Administrador do Banco de Dados (Data Base Administrator - DBA). Considere as seguintes funções do administrador do banco de dados:
1. Definição do esquema, ou seja, a criação do esquema original do banco de dados.
2. Criação de estruturas apropriadas de armazenamento / métodos de acesso aos dados.
3. Modificação do esquema do banco de dados ou a descrição da organização do armazenamento físico.
4. Concessão de diferentes tipos de autorização para acesso a dados aos usuários do banco de dados.
5. Especificação das restrições de integridade.
...Em determinado Bancos de Dados, usamos de uma linguagem chamada SQL (Structured Query Language) para certas declarações e manipulações. Com base no assunto, analise o trecho de código abaixo:
Em Bancos de Dados, muitos conceitos são importantes. Sobre o tema, considere as afirmativas abaixo:
Sobre SPOOL, considere as seguintes afirmativas:
Analise as seguintes afirmações relacionadas a banco de dados.
I. Em um banco de dados orientado a objetos o relacionamento entre os dados são representados por uma coleção de tabelas, cada uma com seus dados e índices únicos.
II. Triggers são procedimentos que são executados implicitamente quando ocorre determinada ação do usuário, como por exemplo, na modificação de uma tabela.
III. Chaves estrangeiras ocorrem quando o atributo "chave primária" de uma entidade é exportado para outra entidade.
IV. Stored Procedures são atributos cujo valor identifica unicamente uma tupla entre todas as outras de uma entidade. Deve ter valor constante no tempo.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
Segundo Stan Aronoff, em Geographic Information Systems, os dados georreferenciados possuem quatro componentes principais que armazenam informações sobre o que é a entidade, sua localização, seu relacionamento com outras entidades e sua validade temporal. O componente que armazena as características das entidades mapeadas, podendo ser representado por tipos de dados alfanuméricos e que possui aspectos não-gráficos, denomina-se componente de
Na modelagem de um banco de dados geográfico, de acordo com a padronização proposta pelo US National Digital Cartografic Standard,
O processamento de transações garante a integridade dos dados, permitindo que múltiplas alterações em uma ou mais tabelas de dados ocorram ou não, de forma integrada. A esse respeito é correto afirmar que
32-Analise as seguintes afirmações relativas a SGBDs (Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados) que utilizam a linguagem SQL:
I. A cláusula GROUP BY do comando SELECT é utilizada para dividir linhas em conjuntos menores de dados relacionados entre si.
II. A cláusula ORDER BY permite criar consultas com as linhas em uma ordem específica, modificando a ordem de apresentação do resultado da pesquisa. As linhas podem ser ordenadas de forma ascendente ou descendente, de acordo com as colunas declaradas na cláusula ORDER BY.
III. Considerando as características das cláusulas WHERE e HAVING, o HAVING é aplicado a todo o conjunto e o WHERE é aplicado a cada um dos subgrupos formados pela cláusula ORDER BY. O HAV...
Analise as seguintes afirmações relativas a SGBDs (Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados) que utilizam a linguagem SQL:
I. Quando duas TRANSACTIONS estiverem sendo executadas simultaneamente, as duas devem-se comunicar e trocar informações entre si, antes de acessarem o banco de dados.
II. Uma TRANSACTION será concluída ao encontrar a instrução COMMIT TRANSACTION.
III.A instrução ROLLBACK TRANSACTION reinicia todas as operações feitas desde o comando START TRANSACTION.
IV. Para efetuar a JUNÇÃO entre tabelas, é essencial que elas estejam logicamente relacionadas conforme prevê o modelo relacional, ou seja, deve haver relacionamento de ''1: N'', ''1: 1'...
Analise as seguintes afirmações relativas a Fundamentos de Banco de Dados:
I. Pode-se conceituar VIEW, ou visão, de maneira simplificada. Assim, VIEW é uma forma predeterminada de visualizar dados de uma ou mais tabelas como se fossem apenas uma tabela; porém, ela não existe fisicamente como uma tabela.
II. Quando o DROP VIEW é executado, as estruturas das tabelas referenciadas pela VIEW são afetadas.
III. O TRIGGER é um tipo de STORED PROCEDURE chamado quando um evento em particular ocorre.
IV. Os diversos tipos de SELECT formam um conjunto de comandos SQL que podem ser pré-compilados e armazenados no servidor do banco de dados. Tem por objetivo facilitar e agilizar o trabalho do banco...
Quanto ao software gerenciador de bancos de dados ACCESS, é correto afirmar que
Em um modelo de entidade e relacionamento, consideremos A uma entidade e K um auto-relacionamento de A. Do ponto de vista semântico, A é um conjunto, e K, um conjunto de pares ordenados cujos elementos pertencem a A. Se A representa o conjunto de cidadãos de um país onde a poligamia é ilegal e K representa a relação casamento entre cidadãos deste país, podemos dizer que K é um relacionamento que se enquadraria no tipo geral:
Em um banco de dados relacional
Em um banco de dados relacional, é comando DDL
No contexto da SQL, são expressões do âmbito da Data Definion Language - DDL, entre outras:
Analise o código SQL abaixo:

O resultado da execução desse código será:
No modelo relacional de banco de dados, cada linha é
Na orientação a objetos, as relações do tipo Generalização/ Especialização (is-a) são uma propagação de atributos e operações baseadas em uma relação entre classes inerentes ao conceito de
São elementos do modelo entidade-relacionamento:
Na linguagem SQL NÃO é uma cláusula da expressão SELECT
São duas expressões da linguagem de manipulação de dados (DML) da SQL:
Em um projeto do Tribunal foi solicitada a elaboração de um modelo de dados relacional normalizado que representasse o relacionamento "Dependente depende de Funcionário". Sabendo que Funcionário pode ter zero ou muitos dependentes, que os dependentes, quando existentes, são numerados sequencialmente a partir da unidade e que os números se repetem para cada Funcionário, é correto afirmar que
A linguagem SQL utiliza a função SYSDATE para
No contexto dos bancos de dados, as seguintes características:
árvore de busca de ordem n a raíz possui no mínimo 2 filhos cada folha possui no mínimo [(n-1)/2] valores de chave cada nó interior possui no mínimo [n/2] filhos todos os ramos tem o mesmo comprimentodefinem, especificamente, a indexação do tipo
No contexto das consultas aplicáveis aos SGBD, Branchand- Bound, Hill Climbing e Divide-and-Conquer são técnicas de
Todo método de controle de concorrência em bancos de dados deve evitar certos problemas que podem resultar do acesso concorrente irrestrito aos dados. Tais problemas se traduzem em anomalias, sendo as principais: perda da consistência do banco, acesso a dados inconsistentes e perda de atualizações. Estas são caracteristicamente tipos de anomalias de
São três dos fatores conhecidos que influenciam diretamente a performance do banco de dados:
NÃO é um aplicativo para o servidor do PostgreSQL
NÃO é um aplicativo para estação cliente do PostgreSQL
Dentre os aplicativos para o servidor do PostgreSQL, encontra- se:
Em um modelo entidade-relacionamento que representa uma composição tal como peças são componentes de peças, a modelagem que mais adequadamente representa esta situação é um
Observe o seguinte código escrito no padrão SQL:

Preenche corretamente a lacuna acima, a cláusula
São duas expressões da linguagem de definição de dados (DDL) da SQL:
Uma expressão usada no modelo de banco de dados relacional, equivalente ao conceito de campo em outros modelos, é
Em um projeto do Tribunal foi solicitada a elaboração de um modelo de dados relacional normalizado que representasse, em uma entidade X, uma foreign key FK cuja origem é a entidade Y. Nesse sentido é correto afirmar que
Na modelagem de um banco de dados, um relacionamento pode tornar-se uma tabela, carregando os identificadores das entidades relacionadas e os atributos, se houver,
São somente operações fundamentais unárias da álgebra utilizadas nos modelos de bancos de dados relacionais:
NÃO é uma característica do modelo de banco de dados em rede:
O armazenamento de registros de dados, com base no endereço calculado por uma função a partir do valor de uma chave primária, caracteriza o tipo de arquivo
Num projeto de banco de dados relacional, quando uma entidade não possui, entre seus atributos, um que por si só seja suficiente para identificar univocamente uma ocorrência,
Com relação a banco de dados é necessário distinguir claramente entre esquema de banco de dados e a instância no banco de dados. Esta distinção pode ser descrita da seguinte forma:
Um analista precisou definir duas expressões em Structured Query Language - SQL. A primeira delas no âmbito da linguagem de manipulação de dados (DML) e a segunda, no âmbito da linguagem de definição de dados (DDL).
Sabendo-se que ele utilizou corretamente as expressões, é correto afirmar que duas das expressões respectivamente utilizadas foram
Em um banco de dados relacional normalizado foram implementadas diversas tabelas para dois tipos de relacionamentos entre entidades, da seguinte forma:
I. para o primeiro tipo de relacionamento foram implementadas três tabelas, sendo uma para a entidade X, uma para a entidade Y e uma contendo as chaves primárias de X e de Y que se relacionavam.
II. para o segundo tipo de relacionamento foram implementadas duas tabelas, sendo uma para a entidade W e outra para a entidade Z e a chave primária da entidade W foi aplicada como chave estrangeira na entidade Z porque W foi projetada para se relacionar com diversas ocorrências de Z.
Considerando-se um projeto bem adequado, as cardinalidades dos relacionamentos I e I...
A área de desenvolvimento de sistemas é bastante profícua no que se refere a metodologias, técnicas e ferramentas de apoio que objetivam responder à necessidade de atender a requisitos técnicos e obter um nível de qualidade determinado, sob determinadas restrições de esforço e custo. A respeito do desenvolvimento de aplicações e de bancos de dados, julgue os itens a seguir.
No modelo relacional, um esquema de relação R encontra-se na segunda forma normal se todo atributo não-primo A de R é completamente dependente funcional da chave primária de R.
A engenharia de software provê várias metodologias, técnicas e ferramentas de apoio para garantir que os recursos alocados ao desenvolvimento de software leve a resultados que tenham um nível de qualidade controlado e atendam a especificações de requisitos técnicos. Acerca do emprego da engenharia de software e suas metodologias e ferramentas no desenvolvimento de aplicações e bancos de dados, julgue os itens a seguir.
Quando todas as combinações de tuplas de duas relações satisfazem a determinada condição de junção, a operação join dessas duas relações utilizando tal condição leva a um resultado que poderia ser obtido pelo produto cartesiano das duas relações.
Analise as seguintes afirmações relacionadas a modelagem de dados e a projeto de banco de dados multidimensional:
I. O modelo multidimensional representa os dados como uma matriz na qual cada dimensão é um tema ou assunto do negócio que será objeto da análise. É uma técnica particularmente útil para inspeção, sumarização e arranjo de dados para facilitar a sua análise.
II. O modelo entidade-relacionamento é o "coração" do modelo multidimensional.
III. Na modelagem multidimensional, os relacionamentos são conseqüência da existência de "fatos" como intersecção de diversas "dimensões". Por exemplo, se há vendas para o cliente 499, do produto 10455, então o relacionamento entre cliente e produto está estabele...
Analise as seguintes afirmações relacionadas à análise e ao projeto orientados a objetos:
I. O principal propósito do diagrama entidaderelacionamento (E-R) é representar os objetos e suas relações.
II. As tabelas de objetos de dados podem ser "normalizadas", aplicando-se um conjunto de regras de normalização, resultando em um "modelo relacional" para os dados. Uma dessas regras especifica que: determinada instância de um objeto tem um e somente um valor para cada atributo.
III. Um objeto em potencial não poderá ser utilizado ou considerado durante a análise se a informação sobre ele precisar ser lembrada para que o sistema possa funcionar.
IV. Devido à característica da reusabilidad...
Com relação aos conceitos básicos de banco de dados, é correto afirmar que
A engenharia de software objetiva responder à necessidade de produção sistemática de software que atenda a requisitos técnicos, garantindo determinado nível de qualidade, a determinado custo. Acerca do emprego da engenharia de software no desenvolvimento de aplicações e bancos de dados, julgue os itens que se seguem.
A operação relacional delete pode violar restrições de domínio de uma relação.
A engenharia de software objetiva responder à necessidade de produção sistemática de software que atenda a requisitos técnicos, garantindo determinado nível de qualidade, a determinado custo. Acerca do emprego da engenharia de software no desenvolvimento de aplicações e bancos de dados, julgue os itens que se seguem.
A restrição de integridade de entidade do modelo relacional estabelece que, em uma relação, nenhum valor de chave primária pode ser nulo.
Estabelece a ligação entre as tabelas de um banco de dados relacional:
Num DFD, um fluxo dados pode ligar
Levando em consideração as afirmativas abaixo, escolha a opção CORRETA:
I. Algumas classes de um Diagrama de Classes serão entidades no DER (Diagrama Entidade-Relacionamento) do mesmo sistema.
II. Nem todos os tipos de relacionamento utilizados no Diagrama de Classe podem ser representados no DER (Diagrama Entidade-Relacionamento).
III. Todas as técnicas de normalização utilizadas na modelagem de dados devem ser utilizadas da mesma forma na modelagem de classes.
Analise as seguintes afirmações relativas ao desempenho e otimização de banco de dados:
I. O desempenho e a otimização de banco de dados não estão diretamente associados a um bom projeto do aplicativo e sim ao uso otimizado dos recursos de hardware disponíveis, tais como processador, memória e armazenamento de dados.
II. Quanto menor for a estratificação da estrutura de dados, ou seja, quanto menor o número de formas normais utilizadas, melhor desempenho terá o banco de dados.
III. Uma das principais ferramentas para otimizar o banco de dados é o arquivo de parâmetro de inicialização, pois é nele que o banco de dados e suas instâncias buscam suas configurações de funcionabilidade e desemp...
É fortemente associado à estrutura de um banco de dados multidimensional, o esquema
Analise os elementos apresentados nas Tabelas 1 e 2, abaixo:
A correta associação entre os elementos das duas tabelas acima é
Analise as tabelas abaixo:
As definições identificadas por T1, na tabela 1 são típicas e características das funções identificadas por T2, na tabela 2, quando corretamente associadas. A única associação correta possível é