Questões sobre Urinálise e Outros Líquidos Corporais

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Urinálise e Outros Líquidos Corporais

Quanto à interpretação de exames de urina assinale alternativa CORRETA. 

O teste de sensibilidade a antimicrobianos, também conhecido como TSA ou antibiograma, serve para verificar a sensibilidade e a resistência das bactérias aos antibióticos, indicando o melhor medicamento para tratar a infecção em questão. As amostras colhidas para o exame podem ser provenientes do sangue, escarro, secreções, saliva, fezes ou urina. O antibiograma é uma prova, in vitro, a partir de um isolado de cultura recente. Sobre os principais métodos e execução, é INCORRETO afirmar:

O exame de urina é um teste de triagem que pode fornecer informações úteis para o diagnóstico de patologias do trato urinário e da função renal, bem como de outras alterações sistêmicas. Segundo as Recomendações da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial em relação à realização de exames em urina, avalie as afirmações a seguir.

I - A análise química da urina pode ser realizada através do uso de tiras reagentes e inclui a determinação do pH e a avaliação semiquantitativa de diversos parâmetros, entre eles proteínas, glicose, hemoglobina, corpos cetônicos e esterase leucocitária.
II - Resultados falso-positivos ou falso-negativos são incomuns com o uso de tiras reagentes; sendo assim, um resultado negativo na tira reagente descarta a presença de proteínas na urina.
III- Apesar da microscopia de campo claro ser a mais frequentemente utilizada na análise do sedimento urinário, a microscopia de luz polarizada é de grande utilidade para a identificação de cristais e de elementos que contenham gordura, sendo que os últimos produzem um padrão característico de cruz de Malta.
IV - Dos três tipos principais de células epiteliais que podem ser encontrados na análise do sedimento urinário, as células epiteliais tubulares renais têm um significado clínico maior e estão associadas a dano tubular renal.

Quais estão corretas?

Um paciente chega ao posto de coleta do laboratório com uma requisição para realizar os seguintes exames: Glicemia de jejum, TP, TTPA, hemograma, creatinina, perfil lipídico, EQU e urocultura. A matriz do laboratório fica a 15 km do posto de coleta e as amostras geralmente chegam 4 horas após a coleta. Tendo em vista essa situação, considere as afirmações a seguir.
I - A ordem de coleta dos tubos necessários para esta análise de acordo com as recomendações do CLSI (Clinical and Laboratory Standards Institute) é: tubo tampa azul, tubo tampa roxa, tubo tampa amarela e/ou vermelha e tubo tampa cinza.
II - De acordo com os testes listados no enunciado, os anticoagulantes utilizados para coleta de glicose, testes de coagulação e hemograma são, respectivamente, fluoreto de sódio, citrato de sódio e EDTA.
III - A urina deve ser transportada em temperatura ambiente para preservação das estruturas celulares (hemácias, leucócitos) e para evitar inibição de possíveis microrganismos presentes nela.
Quais estão corretas?

Em relação ao exame do Líquido Cefalorraquidiano (LCR) marque a alternativa correta:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis