Questões de Biomedicina - Análises Clínicas do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biomedicina - Análises Clínicas do ano 2022

Leia os textos a seguir para responder a esta questão.
Quadro 1
Muitos microrganismos, quando infectam o organismo humano, podem desencadear vários processos patológicos. As bactérias, por exemplo, dependendo do local onde se instalam no organismo, provocam várias doenças como: faringite estreptocócica (garganta), pneumonia, tuberculose (pulmões), infecções urinárias (vias urinárias), otites (ouvido), entre outras. Para realizar um diagnóstico, o médico, na maioria das vezes, solicita exames bacterioscópicos, para avaliar as características morfotintoriais dos microrganismos e, então, escolher a farmacoterapia mais adequada. Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Bacterioscopia: métodos de coloração. 15 set. 2022.

No Quadro 2 a seguir, foram descritos três possíveis laudos de amostras submetidas aos testes bacterioscópicos. Observe-o.
Quadro 2
Laudo I – Numerosos cocos gram-positivos, dispostos isoladamente em cadeias ramificadas com morfologia sugestiva de Streptococcus sp. Laudo II – Presença de 1 a 10 bacilos álcool-ácidos resistentes (BAAR) observados em 100 campos examinados. Resultado positivo (+). Laudo III – Numerosos cocobacilos gram-negativos. Presença de numerosos polimorfonucleares. Microbiota de Doderlein ausente.
Com base nos achados laboratoriais descritos nos laudos, pode-se afirmar que os métodos de coloração em bacteriologia utilizados para a determinação das características morfológicas e tintoriais dos microrganismos encontrados foram:

Os equipamentos bioquímicos são produzidos para utilização em laboratórios de análises e podem ser empregados para determinação de analitos com diferentes metodologias. O método colorimétrico é um dos mais empregados e baseia-se na Lei de Lambert-Beer para quantificação de compostos químicos em amostras biológicas. Essa lei afirma que a concentração dos analitos é proporcional à sua absorbância, ou seja, quanto maior a absorbância de uma amostra, maior a sua concentração. Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Bioquímica: Lei de Lambert-Beer. 16 set. 2022.
Considere a equação utilizada para o cálculo da concentração das amostras, segundo a lei de Lamber-Beer:
Concentração da amostra (mg/dl) =absorbância da amostra /absorbância padrão x concentração do padrão 
Abaixo estão os resultados da absorbância de uma determinada amostra teste e de uma solução padrão de glicose submetidas a um ensaio colorimétrico por espectrofotometria.
Solução padrão de glicose                 Amostra teste
Absorbância: 0,100                                 Absorbância: 0,250 Concentração: 100mg/dl                        Concentração: ?
Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Bioquímica: Lei de Lambert-Beer. 19 out. 2022.
Utilizando a equação de Lambert-Beer e os dados das análises espectrofotométricas, pode-se inferir que a concentração da amostra teste é  
                                                              

O exame de urina rotina tipo 1, também denominado Elementos Anormais do Sedimento (EAS), é muito solicitado para avaliação de alterações no sistema urinário. Nesse exame, é possível investigar elementos que podem sugerir infecções, sangramentos, litíase, desordens metabólicas, entre outras patologias.
Observe atentamente o laudo a seguir, referente a um exame de urina rotina:

Imagem associada para resolução da questão

Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Urinálise: testes físicos, químicos, sedimento. 17 set. 2022.
Diante do exposto, foram feitas as seguintes afirmativas:
I - O resultado do exame de urina apresenta alterações sugestivas de infecção urinária.
II - O resultado do exame químico evidencia hematúria, leucocitúria e possível bacteriúria.
III - O resultado da microscopia urinária justifica a turbidez apresentada pelo exame físico.
As afirmativas sobre o exame de urina e suas possíveis alterações estão corretamente descritas em

Através do método colorimétrico enzimático, é possível realizar a dosagem de diversos analitos no sangue. O setor de exames bioquímicos é, na maioria das vezes, considerado o “carro-chefe” dos exames laboratoriais pelo grande volume de exames que executa, englobando a dosagem de glicídios, lipídeos e lipoproteínas, nitrogenados não proteicos, íons, entre outros. Considere os resultados da dosagem do perfil lipídico de um paciente hipotético e a equação de Friedewald para responder ao que se pede.

Imagem associada para resolução da questão

Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Bioquímica: lipidograma. 20 set. 2022.
Sabe-se que a maioria dos laboratórios realiza a dosagem dos lipídeos colesterol total, HDL e triglicérides e que as frações do colesterol, LDL e VLDL, são calculadas através da equação de Friedewald, desde que os triglicerídeos não apresentem valores superiores a 400 mg/dl. Baseando-se nos resultados do lipidograma e na equação supracitada, os valores de LDL e VLDL do paciente são, respectivamente:

O hemograma é um exame que tem por finalidade avaliar as células sanguíneas da série, branca, vermelha e plaquetas. A análise quantitativa dá-se por meio da contagem manual ou automatizada dessas células. A análise morfológica, por sua vez, é a realizada através do exame microscópico do esfregaço sanguíneo, após coloração específica. O conhecimento sobre as estruturas das células do sangue permite identificar os diversos elementos figurados que compõe essa matriz biológica de grande utilização nas análises clínicas.
Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Hematologia: distribuição celular no sangue periférico. 20 set. 2022.
Observe a figura a seguir de um esfregaço sanguíneo, realizado a partir de um sangue total colhido em EDTA, em lâmina de vidro e corado pelo panótico rápido para evidenciar os elementos figurados do sangue.
Figura: Células hematológicas em um esfregaço sanguíneo 

Imagem associada para resolução da questão

Fonte: ESFREGAÇO SANGUÍNEO HEMOGRAMA. Disponível em www.google.com.br/imagem. Acesso em 19 set 2022.
A partir da análise do enunciado e da figura do esfregaço sanguíneo, é possível inferir que as estruturas representam os seguintes elementos figurados do sangue:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis