Questões de Biomedicina - Análises Clínicas do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biomedicina - Análises Clínicas do ano 2022

No Brasil, embora a prevalência das parasitoses intestinais tenha decrescido nos últimos anos, ainda é considerada elevada, razão pela qual o exame parasitológico de fezes (EPF) deveria assumir maior importância na clínica médica. Este exame tem como objetivo diagnosticar os parasitos intestinais do homem, mediante pesquisa das diferentes formas parasitárias eliminadas nas fezes. A maioria dos métodos de EPF se baseia em processos de enriquecimento que, além de concentrarem as formas parasitárias, aumentando as chances de detecção, também eliminam parte dos detritos, tornando mais fácil a visualização na microscopia. Com base nos conhecimentos sobre os principais processos de enriquecimento, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.
1- Sedimentação espontânea.
2- Sedimentação por centrifugação.
3- Flutuação espontânea.
4- Centrifugoflutuação.
(__) Método de Hoffman, Pons e Janer, também conhecido como método de Lutz. Permite o achado de ovos e larvas de helmintos, de cistos de protozoários e de alguns oocistos de protozoários que apresentam o tamanho maior. Por ser de execução simples e viabilizar a pesquisa de vários parasitos intestinais de seres humanos, é muito utilizado na rotina laboratorial.
(__) Método de Willis. Indicado para a pesquisa de ovos leves, principalmente ovos de ancilostomídeos.
(__) Método de Faust. Usado para a pesquisa de cistos e alguns oocistos de protozoários, possibilita, também, o achado de ovos leves. Deve ser utilizado quando há suspeita de ameba ou giárdia e os métodos de rotina deram resultado negativo.
(__) Método de Blagg (também conhecido por método de MIFC) e método de Ritchie. É também o fundamento de alguns kits comerciais que utilizam a centrifugação para concentrar as formas parasitárias. Viabilizam a pesquisa de ovos e larvas de helmintos, cistos e alguns oocistos de protozoários, sendo utilizado na rotina laboratorial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA da relação. 

Leia o texto abaixo:
“______________ são eritrócitos de tonalidade azul- -acinzentada, geralmente de tamanho maior que os eritrócitos normais. Correspondem aos eritrócitos mais jovens (reticulócitos mais imaturos corados pelo azul de cresil), com quantidade suficiente de RNA para torná-los de tonalidade acinzentada característica. Também são células de menor concentração de Hb (saturação de Hb 5 a 15% mais baixa que a de um eritrócito maduro). Desse modo, são células com menor densidade de Hb (hipodensas), e de maneira similar às células hipocrômicas (com halo claro), também tendem a diminuir a CHCM. Estão em todas as anemias hemolíticas.”
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna presente na primeira linha do texto.

Com base nos conhecimentos prévios sobre índices hematimétricos, avalie as afirmativas a seguir:
I- Hemoglobina corpuscular média (HCM), corresponde ao volume médio de uma população de eritrócitos, expresso em valores da ordem de 10-15 do litro. Por técnicas manuais, é calculado pela divisão do volume de glóbulos empacotados (Ht) pelo número de glóbulos que ocupam esse volume, por meio da fórmula: VCM = Ht x 10 / Eritrócitos em milhões por mm3 .
II- Volume corpuscular médio (VCM), corresponde ao peso médio de Hb de uma população de eritrócitos, expresso em picogramas. É a quantidade média de Hb em peso em uma população de eritrócitos, calculada pela divisão da Hb dosada pelo número de eritrócitos contados.
III- O HCM apresenta-se muito baixo em anemia ferropriva, talassemias e demais anemias microcítico-hipocrômicas. Nas anemias ferroprivas incipientes, a HCM cai primeiro que a CHCM, uma vez que é influenciada pela queda inicial do VCM.
IV- Concentração de hemoglobina corpuscular média (CHCM), é a média da concentração (saturação) interna de Hb em população de eritrócitos. É o índice hematimétrico que verdadeiramente traduz a cor dos eritrócitos. É a relação entre o soluto (parte, conteúdo) e a solução (todo, continente), ou seja, o conteúdo de determinada substância em determinado volume.
Está CORRETO o que se afirma em:

O Sistema ABO é o mais importante sistema de grupos sanguíneos em decorrência dos antígenos ABO na maioria dos tecidos do organismo, devendo ser considerado um sistema de histocompatibilidade, em vez de simplesmente um sistema de grupos sanguíneos. Sobre esse sistema, assinale a alternativa CORRETA.

Existem diversos exames, cada qual com grau distinto de complexidade, que permitem a avaliação hemostática de um paciente. Em geral, a avaliação inicial do paciente com diátese hemorrágica começa com a análise do coagulograma (tempo de protrombina, tempo de tromboplastina parcial ativada e tempo de trombina) e da contagem plaquetária. Sobre as avaliações realizadas, julgue as afirmativas abaixo:
I- O tempo de trombina (TT), avalia a via extrínseca da coagulação, que abrange o fator tecidual e o fator VII, além dos fatores da via final comum (X, V, II e fibrinogênio). Esse teste é particularmente sensível à deficiência de fatores de coagulação dependentes de vitamina K, a saber: VII, X e II. Sendo assim, o teste é bastante aplicado para o acompanhamento do status de anticoagulação de pacientes usuários de antagonistas da vitamina K.
II- O teste da tromboplastina parcial ativada (TTPA) avalia a via intrínseca da coagulação, que engloba cininogênio de alto peso molecular, pré-calicreína, fatores XII, XI, IX, VIII, além dos fatores de coagulação da via final comum (X, V, II e fibrinogênio). Semelhante ao TP, mede-se o tempo, em segundos, até a formação do coágulo, que pode ser detectado visualmente, opticamente ou por medidas eletromecânicas.
III- O teste da protrombina (TP) é iniciado a partir da recalcificação do plasma do paciente na presença de trombina humana ou bovina diluída e termina com a formação do coágulo. Como há acréscimo de trombina no ensaio, o TP avalia a conversão de fibrinogênio em fibrina realizada pela trombina. Dessa forma, o exame é alterado em situações como hipofibrinogenemia/disfibrinogenemia/afibrinogenemia, uso de inibidores da trombina (heparina ou inibidores diretos da trombina), produtos de degradação da trombina, anticorpos contra a trombina bovina (exposição prévia) e altas concentrações proteicas no plasma.
Está CORRETO o que se afirma em: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis