Questões de Biomedicina - Análises Clínicas do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biomedicina - Análises Clínicas do ano 2022

Criança, 7 anos, atendida na emergência por cefaleia intensa e vômito. Ao exame clínico, foi constatada rigidez na nuca. Foi realizada punção lombar de líquor e foram obtidos os seguintes resultados laboratoriais:
Leucócitos totais: 250 leucócitos/µL - predomínio de células mononucleadas Glicose: 70 mg/dL Proteínas totais: 100 mg/dL
Diante desses achados laboratoriais, a principal suspeita é

O analista do laboratório recebeu amostra do programa externo de controle de qualidade para o teste de VDRL, que detecta anticorpos não treponêmicos. Ele realizou o procedimento obtendo resultado negativo. Não satisfeito, realizou diluição 1:2 da amostra, obtendo, nessa segunda análise, resultado positivo com titulação 1:128. Assinale a alternativa que apresenta o fenômeno observado. 

Analise as afirmativas abaixo em relação aos critérios de triagem nas amostras de doadores de sangue.
I - É obrigatória a realização de exames laboratoriais de alta sensibilidade a cada doação, para detecção de marcadores para sífilis, doença de Chagas, hepatite B, hepatite C, HIV e HTLV I e II.
II - No Brasil, de acordo com a legislação, é permitida a realização de pool de amostras para a pesquisa de hepatite C (HCV) e HIV, por exemplo, desde que seja empregada a metodologia do teste do Ácido Nucleico (NAT).
III - As amostras de doadores com resultado NAT HIV e/ou HCV negativo em pool e teste sorológico positivo ou inconclusivo serão testadas individualmente pelo teste NAT.
IV - De acordo com a legislação brasileira, é permitida a realização de pool de amostras para a pesquisa de HCV e HIV, por exemplo, quando realizados testes sorológicos.
Quais estão corretas?

Homem, 35 anos, apresentou lesão no dedo médio com aspecto avermelhado e descamativo com centro ulcerado. Foram observados também alguns pontos acastanhados. O paciente relatou o aparecimento da lesão após trauma com espinho de roseira. Para confirmação da suspeita diagnóstica foi realizado raspado de pele para exame direto e cultivo da amostra. O exame direto revelou a estrutura observada na imagem abaixo. 
Imagem associada para resolução da questão

Com base nesse resultado, qual o procedimento mais adequado a ser realizado pelo laboratorista?

Foi coletada amostra de nasofaringe de uma criança com suspeita de coqueluche, para confirmação do agente etiológico. Foi realizada amplificação das regiões IS481 e IS1001, utilizando-se a técnica de PCR, e foram obtidos os seguintes resultados:
IS481 - positivo IS1001 - negativo
Com base nesses resultados, marque a alternativa que apresenta o agente etiológico identificado.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis