Questões de Biologia da UPE / UPENET / IAUPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biologia da UPE / UPENET / IAUPE

Sobre isso, analise as afirmativas, a seguir:

I. Uma vez determinada a sequência nucleotídica completa de um genoma, os cientistas podem pesquisar os padrões temporais de expressão de todos os genes do organismo. Contudo os padrões espaciais são impossíveis de serem determinados.

II. Quanto maior é o número de sequências geradas, mais fácil se torna entender quando o vírus entrou no país, como ele se distribuiu no continente e, principalmente, de que forma está evoluindo.

III. A técnica conhecida como relógio molecular avalia o acúmulo de alterações em certos genes, que funcionam como se fossem cronômetros, indicando o tempo de divergência entre isolados virais.

IV. O DNA pode ser rapidamente sequenciado pelo método químico, no qual os ddNTP são usados para terminar a síntese de DNA em bases específicas.

Atualmente, o sequenciamento é feito manualmente, pois máquinas automatizadas são grandes e caras. Estão CORRETAS

Para se fazer uma reação em cadeia de polimerase (PCR), o gene de interesse precisa ter sido clonado e amplificado em bactérias, pois é necessário conhecer os primers, que serão utilizados na amplificação do DNA in vitro. O seu laboratório utiliza a PCR convencional e a em tempo real para estudar a carga amostral de vírus do tabaco. No entanto, você precisa validar os primers mediante PCR convencional. No seu primeiro experimento, houve contaminação do controle negativo e o aparecimento de bandas inespecíficas. No segundo experimento, você obteve sucesso, ao aumentar a temperatura de melting e controlar o uso de reagentes. Agora a PCR em tempo real poderá ser utilizada, reduzindo o tempo de investigação. Sobre isso, analise as proposições a seguir:

I. A sequência e a concentração adequada do iniciador são primordiais para a especificidade e eficiência da PCR, se ele for mal concebido poderá resultar em pouco ou nenhum produto, por causa de amplificação inespecífica, bem como a formação de dímeros de iniciadores.

II. Na PCR convencional, pode ocorrer contaminação por transferência de reagentes, dispositivos de pipetagem, superfícies de laboratório, material biológico dos próprios pesquisadores, ocasionando resultados falsos.

III. A temperatura de melting (Tm) de uma molécula de DNA, na qual metade das moléculas é de cadeia simples e a outra de cadeia dupla, independe do seu tamanho, porém depende da composição de nucleotídeos, visto que produtos amplificados ricos em guanina e citosina precisam de menor Tm, visto terem apenas duas pontes de hidrogênio e, por isso, é mais fácil haver desnaturação e renaturação.

IV. A PCR em tempo real permite a amplificação, detecção e quantificação do DNA em duas etapas, minimiza o risco de contaminação, contudo confere menor precisão e reprodutibilidade, quando comparada à PCR convencional.

Estão CORRETAS, apenas,

O cultivo de células se iniciou no princípio do século XX com Harrison, em 1907 e Carrel, em 1912. Atualmente, a cultura de células não se limita ao estudo do comportamento de determinado tecido ou célula in vitro; o seu uso se estende à medicina, pois células em cultivo têm importante papel no tratamento de doenças degenerativas. Para a terapia celular, as pesquisas com células-tronco são um marco nessa área, que, de ferramenta para outros estudos, se tornou a protagonista do desenvolvimento tecnológico mundial. Sobre isso, analise as afirmativas abaixo:

I. Em cultura celular, a proliferação in vitro difere da in vivo, pois causa problemas para o desenvolvimento celular, tais como: a adesão célula à célula e célula à matriz reduzida; não possui as características, como heterogeneidade e arquitetura tridimensional de um tecido in vivo, uma vez que seu meio nutricional e hormonal está modificado.

II. As células primárias conseguem manter suas características originais e possuem um tempo de vida curto; geralmente, no organismo, sofrem a morte celular programada ou apoptose, um mecanismo para renovação tecidual, que não causa danos.

III. As células modificadas são as que não perdem as características do tecido de origem, mas possuem alta proliferação, sendo muito utilizadas em pesquisa, pois podem ser mantidas em cultura por um grande período de tempo, quando comparadas às células primárias, no entanto perdem grande parte das características do tecido original.

IV. As células de linhagem celular contínua são aquelas que deixam de ser semelhantes morfológica, mas continuam geneticamente iguais ao tecido original. Tais células podem ser transformadas em cultura, utilizando-se substâncias químicas, vírus ou agentes físicos, como a luz ultravioleta.

V. A transformação celular ocorre devido a mutações em genes responsáveis pelo controle do ciclo celular, os oncogenes e proto-oncogenes. A mutação pode resultar de uma fraca expressão de proto-oncogenes ou da ativação de genes supressores de tumor, cujo principal reflexo é a presença da telomerase ativa.

Está CORRETO o que se afirma, apenas, em

Em relação às ações de biossegurança, analise as afirmativas abaixo:

I. Devem, sempre, estar associadas a um processo de aprendizagem num contexto educativo-pedagógico.

II. Compreendem, basicamente, a execução de normas e medidas técnicas reguladoras das atividades.

III. Visam prevenir, controlar, reduzir e eliminar os riscos que comprometam a diversidade da vida.

Está INCORRETO o que se afirma, apenas, em

Sobre Biossegurança, analise os itens abaixo:

I. Protetores faciais

II. Protetores respiratórios

III. Pia com torneira cujo acionamento é automático

IV. Lava-olhos

V. Separação do laboratório do acesso público

Estão CORRETOS, apenas,

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis