Questões de Biologia da NCE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biologia da NCE

Em medicina, o uso de "DNA micro-arrays", tem encontrado um grande potencial na área de diagnósticos. Nessa técnica, seqüências específicas de DNA são imobilizadas em pequenos fragmentos de sílica, que atuam então como matrizes sólidas para hibridação com RNA extraído das amostras de interesse sendo marcado com fluoróforos. Na prática, mistura-se as populações de RNA das células normais (marcado com o fluoróforo 1) com o RNA das células tumorais (marcado com o fluoróforo 2) e essa mistura é então hibridada com o DNA presente nos micro-arrays. Os resultados revelam:

Suponha que, como perito, você foi convocado para identificar um homem que morreu num acidente de carro. O corpo estava irreconhecível. Você decide realizar a identificação através da comparação de seqüências variáveis do DNA mitocondrial dos restos mortais com o DNA mitocondrial de algum parente presuntivo. Como possíveis parentes desse homem, existem disponíveis o seu tio paterno, a sua avó materna, o seu pai, o seu filho e a sua filha. Dentre essas pessoas, a que deve ser convocada para a comparação das seqüências de DNA mitocondrial é:

O milho transgênico Bt possui o gene Cry do Bacillus thuringiensis, produzindo uma endotoxina tóxica para os insetos que se alimentam da planta. Embora o milho Bt tenha se tornado resistente às pragas, os pesquisadores temem que insetos resistentes à endotoxina sejam selecionados, o que iria forçar a produção eventual de um novo milho transgênico. Para evitar isso, recomendou-se que os fazendeiros que plantam o milho Bt, plantem também no mesmo cultivar Bt, cerca de 20% de milho selvagem, não-transgênico. A racional dessa medida é:

Para o melhoramento genético de uma planta, o produtor pode realizar numerosos eventos de auto-polinização até que o fenótipo desejado seja encontrado. Alternativamente, o produtor pode recorrer à técnica de duplicação de haplóides (DH). Para tal, obtém-se gametas da planta que são cruzados com gametas de uma outra espécie da planta. Após a fertilização, os cromossomos da 2a espécie são seletivamente eliminados, gerando um embrião haplóide. O embrião haplóide é então transferido para um meio com nutrientes para regeneração da planta. Como as plantas haplóides são estéreis, é necessário duplicar o complemento de cromossomos com colchicina. Isso produz um conjunto de plantas diplóides, férteis e homozigóticas. Essas linhagens são então plantadas num cultivar para que as características desejadas sejam selecionadas. Esse método de melhoramento de plantas apresenta a seguinte vantagem sobre o método tradicional de reprodução heterossexual:

A hipótese do wobble na interação códon-anticódon pode ser associada diretamente à existência da degeneração do código genético. A degeneração significa que um mesmo aminoácido pode ser especificado por mais de um códon. Essa hipótese é substanciada pela seguinte observação experimental:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis