Questões de Biologia da IF PI

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biologia da IF PI

Os fungos são organismos heterotróficos que, tempos atrás, foram considerados plantas primitivas ou degeneradas, sem clorofila. Atualmente, está claro que a única característica em comum com as plantas é a forma de crescimento multicelular. Leia então as afirmativas a seguir sobre os fungos.

I Os fungos obtêm alimento secretando enzimas digestivas no substrato onde se desenvolvem. Essas enzimas catalisam a quebra de moléculas grandes em moléculas suficientemente menores para serem absorvidas pela célula fúngica.

II Os Basidiomycota distinguem-se dos demais grupos pela produção de basidiósporos, que nascem fora de uma estrutura produtora de esporos chamada basídio. Na natureza, a maioria dos Basidiomycota se reproduzem por meio da formação de basidiósporos.

III Uma levedura é um fungo unicelular que se reproduz principalmente por brotamento. A maioria dos fungos são unicelulares.

Marque a alternativa correta:

As bactérias são organismos relativamente simples, unicelulares, cujo material genético não está envolto por uma membrana nuclear especial. Por essa razão, as bactérias são denominadas procariotos. Tendemos a associar esses pequenos microrganismos somente a doenças graves como Tuberculose, a infecções desagradáveis, ou a inconveniências mais comuns, como comida estragada. No entanto, a maioria dos microrganismos fornece contribuições cruciais para o bem-estar dos habitantes do mundo, pela manutenção do equilíbrio entre os organismos vivos e os compostos químicos do nosso ambiente (TORTORA, G. J., et. al., 2005). Sobre a importância das bactérias, analise as duas colunas e associe corretamente.

(e) Bactérias nitrificantes

Marque a alternativa com a associação correta.

Praticamente, todos os quelicerados atuais são aracnídeos, dos quais existem aproximadamente 70.000 espécies descritas e um milhão estimadas. Este táxon inclui animais bem conhecidos, como as aranhas, escorpiões, ácaros e carrapatos. Em relação à Classe Arachnida, analise as alternativas abaixo, escrevendo (V) para verdadeiro e (F) para falso:

I ( ) Os táxons de aracnídeos compartilham um plano quelicerado básico com o corpo dividido em dois tagmas, um cefalotórax anterior e um abdome posterior.

II ( ) O cefalotórax não segmentado está coberto dorsalmente por uma carapaça, que é um esclerito dividido na maioria dos táxons, embora em alguns grupos esteja fundido.

III ( ) Os aracnídeos, com exceção de alguns ácaros e opiliões, são carnívoros. A digestão se inicia externamente, apenas alimento líquido entra pela boca.

IV ( ) Os órgãos das trocas gasosas dos aracnídeos são os pulmões foliáceos ou traqueias, ambos invaginações do exoesqueleto para dentro da hemocele.

V ( ) O coração é um tubo muscular ventral na parte anterior do abdome e geralmente se estende para dentro do cefalotórax.

A sequência correta é:

A diversidade dos mamíferos na Era Cenozoica pode ser melhor compreendida no contexto das alterações de padrões da biogeografia. A distribuição de alguns grupos de mamíferos reflete a vicariância, como a dos motrotremados na Austrália. Outros padrões de distribuição refletem a dispersão, tais como ocorreu na Grande Troca Interamericana, quando diversos mamíferos percorreram as Américas após o estabelecimento de uma ponte de terra no Panamá, entre as Américas do Sul e do Norte no Plioceno. Sobre a biogeografia de mamíferos da Era Cenozoica, é correto afirmar que:

Os corações dos vertebrados têm paredes complexas consistindo em quatro partes principais (pericárdio, epicárdio, miocárdio e endocárdio). Estas paredes revestem câmaras como os átrios e ventrículos por onde o sangue circula. Em relação à divisão das câmaras dos principais grupos de vertebrados, analise as alternativas a seguir:

(A) O coração de um peixe que respira na água consiste em quatro câmaras arranjadas em série. São elas: seio venoso, átrio, ventrículo e bulbo arterial.

(B) Os anfíbios têm um coração com três câmaras, dois átrios e um ventrículo.

(C) Os corações da maioria dos répteis não crocodilianos são compostos por cinco câmaras com dois átrios e um ventrículo dividido em três compartimentos interconectados. (D) O coração de mamíferos e aves é composto por quatro câmaras, sendo dois átrios e dois ventrículos.

(E) Os crocodilianos diferem dos demais répteis por terem um coração de quatro câmaras com dois átrios e dois ventrículos.

Está correto o que se afirma em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis