Questões de Biologia da IESES

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biologia da IESES

Sobre as teorias evolucionistas, uma delas é conhecida pela lei do uso e do desuso. Para o seu autor, certos órgãos podem se desenvolver mais se forem mais usados. Ao mesmo tempo, outros órgãos ficam atrofiados se não forem usados. Um exemplo clássico da lei do uso e do desuso é sobre o pescoço das girafas. Elas teriam a necessidade de alcançar folhas mais altas nas árvores. Para isso, esticavam mais o pescoço, desenvolvendo melhor essa musculatura, levando ao seu aumento. Além disso, para este cientista, essas características adquiridas durante a vida eram passadas aos descendentes, que, se também as usassem, passavam para as próximas linhagens. Denominou isso de “lei da herança dos caracteres adquiridos”. Selecione a alternativa que indica a qual cientista se refere essa teoria.

Sobre os combustíveis, verifique as assertivas e assinale a correta.
I. Renovável ou não fóssil: trata-se do combustível que pode ser obtido a partir de fontes naturais que podem renovar-se, ou seja, que não se esgotam. II. Água, etanol e madeira são exemplos de combustíveis não fósseis. III. Não renovável ou fóssil: trata-se do combustível que é obtido a partir de fontes que foram formadas durante milhões de anos como resultado da fossilização de animais e vegetais. Essas fontes, todavia, não podem ser repostas em virtude do tempo necessário para a sua formação. IV. Gasolina, gás natural e carvão são exemplos de combustíveis fósseis.

Todas as células são compostas por membrana plasmática, citoplasma e núcleo, sendo este último ausente em células procariontes, uma vez que o seu material genético se encontra disperso no citoplasma celular. A célula é considerada a menor unidade funcional e estrutural do ser humano e ela é formada a partir da preexistência de outra célula. Analise as proposições a seguir sobre algumas características das células:
I. Todas as células armazenam sua informação hereditária no mesmo código químico linear, denominado de DNA, composto por nucleotídeos, formado a partir da ligação química entre um açúcar-fosfato e uma base nitrogenada. II. As células transcrevem partes de sua informação hereditária numa forma intermediária, denominada de RNA. Geralmente esta estrutura é uma fita simples, elaborada a partir de uma fita de DNA pelo processo denominado de transcrição. III. A informação contida na molécula de mRNA é lida em grupos de três nucleotídeos por vez, sendo cada trinca desta denominada de códon. Anticódons, por sua vez, são uma sequência complementar aos códons que contém também três nucleotídeos e são transportados por tRNAs. IV. A molécula de DNA é demasiadamente extensa. Sequências específicas servem como pontuação, definindo onde a informação começa a termina, e segmentos individuais de DNA são transcritos em moléculas de tRNA, codificando diferentes genes. V. Cada sequência completa de DNA é denominada de gene e sua codificação determinam produtos celulares, como proteínas, por exemplo. Segmentos de DNA são denominados genomas, ou seja, toda informação genética contida no genoma prediz a natureza proteica celular, quando e onde elas devem ser produzidas.
Diante do exposto, pode-se inferir que:

A digestão dos carboidratos inicia-se na boca. Através do impacto mecânico da mastigação, os componentes alimentares são envolvidos na secreção salivar que contém a enzima ?-amilase salivar responsável pela hidrólise das moléculas de amido. Os amidos são grandes moléculas constituídas por cadeias de glicose lineares, conhecidas como amiloses e as cadeias ramificadas denominadas de amilopectinas.
Disponível em: COZZOLINO, Sílvia Maria Franciscato. Biodisponibilidade de Nutrientes. 4. ed. Barueri: Manole, 2012. 910p. Considere a equação geral global: C6H12O6 + 6O2 ? 6CO2 + 6H2O
Numa situação hipotética, ao serem ingeridas 536g de glicose, por uma pessoa saudável, eutrófica, durante um certo período, qual a massa de CO2 produzida?

Ao respirar, ao esquentar uma água, ao abastecer o carro, quando se liga o microondas para esquentar um alimento, no calor, quando se come um sorvete, uma peça automotiva exposta ao tempo, e tantos outros exemplos são formados de reações químicas. Entendese por reação química, um processo no qual uma substância (ou substâncias) se transforma em uma ou mais substâncias novas.
Analise o exemplo a seguir, retirado de CHANG, Raymond. Química Geral. Rio de Janeiro: Grupo A, 2010.
Quando o alumínio metálico é exposto ao ar, forma-se em sua superfície, uma camada protetora de óxido de alumínio (Al2O3). Essa camada evita a posterior reação entre o alumínio e o oxigênio, e essa é a razão pela qual as latas de alumínio, para armazenar bebidas, não são corroídas. Logo temos a seguinte equação: Al + O2 ? Al2O3.
Considerando o tipo de reação e o balanceamento da equação, pode-se dizer que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis