Questões de Biologia da FUNCAB

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biologia da FUNCAB

Os enzimoimunoensaios inibitórios em fase homogênea, baseados em ligação não competitiva, requerem curtos períodos de incubação para alcançarem um nível de detecção bastante sensível, tendo como exemplo a detecção de ferritina sérica, que apresenta uma faixa de detecção de 15 a 650 ng/mL.

Analise as afirmativas abaixo sobre os processos celulares para obtenção de energia.

I. O principal processo de oxidação dos açúcares é a sequência de reações conhecida como glicólise; ela ocorre no citosol da célula e depende da presença de oxigênio molecular para produção final deATP.

II. A formação das moléculas de CO ocorre durante ciclo do ácido cítrico, como produto final da oxidação completa da molécula de acetil-CoA.

III. Os átomos de oxigênio necessários para produzir a molécula de CO , a partir da oxidação completa da molécula de actil-CoA durante o ciclo do ácido cítrico, são obtidos da quebra do oxigênio molecular.

 IV. O oxigênio molecular é o aceptor final dos íons de H , formando as moléculas de água durante a fosforização oxidativa.

Estão corretas apenas as afirmativas:

As enzimas podem ser agrupadas em classe funcionais que realizam reações químicas similares. Algumas classes comuns de enzimas estão listadas abaixo:

I. Nucleases são as responsáveis por clivar ácidos nucleicos pela hidrólise das ligações entre nucleotídeos.

II. Fosfatases são as responsáveis por catalisar a remoção hidrolítica de grupos fosfatos de uma molécula.

III. Cinases são as responsáveis por catalisar o rearranjo das ligações de uma única molécula.

IV. Polimerases são as responsáveis por clivar as proteínas pela hidrólise das ligações entre os aminoácidos.

A relação entre as classes das enzimas e as reações catalisadas por elas estão corretas em:

Apesar de as mutações genéticas serem de extrema importância para a evolução de uma espécie, a sobrevivência do indivíduo depende da estabilidade do seu genoma. A estabilidade resulta não só de um acurado mecanismo de replicação, como também de mecanismos que reparem os danos que ocorrem continuadamente no ADN. Entende-se por reparo, a capacidade de a maquinaria celular corrigir os erros causados por mutações. Muitos danos sofridos pelo ADN podem ser reparados porque a informação genética é preservada em ambas as fitas da dupla-hélice, de tal forma que a informação perdida em uma fita possa ser recuperada por meio da fita complementar. Sobre os mecanismos de reparo, é correto afirmar:

O termo “síndromes coronarianas agudas” inclui o espectro contínuo, desde isquemia silenciosa, angina estável, angina instável (dor sem causa aparente) até infarto agudo do miocárdio (IAM) típico. Para o diagnóstico diferencial e a triagem da dor torácica, no setor de emergência, os principais marcadores séricos de dano miocárdico avaliados são:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis