Questões sobre Metodologia Científica

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Listagem de Questões sobre Metodologia Científica

Algumas definições de epidemiologia existentes na literatura técnico-científica de tão amplas abrangem a aplicação dessa ciência em saúde pública e sanidade animal. Uma delas apresenta a Epidemiologia como um estudo da freqüência, da distribuição e dos determinantes dos estados ou eventos relacionados à saúde em populações específicas e a aplicação desses estudos no controle dos problemas de saúde. Considerando a importância da epidemologia no contexto mundial atual para a saúde humana e animal, julgue os itens a seguir.

As variações regulares na ocorrência das doenças em uma comunidade são peculiares nas epidemias.

Algumas definições de epidemiologia existentes na literatura técnico-científica de tão amplas abrangem a aplicação dessa ciência em saúde pública e sanidade animal. Uma delas apresenta a Epidemiologia como um estudo da freqüência, da distribuição e dos determinantes dos estados ou eventos relacionados à saúde em populações específicas e a aplicação desses estudos no controle dos problemas de saúde. Considerando a importância da epidemologia no contexto mundial atual para a saúde humana e animal, julgue os itens a seguir.

O conhecimento da cadeia do processo infeccioso visa integrar e detalhar os conceitos de estrutura epidemiológica, de história natural e de espectro clínico das doenças infecciosas.

Um pesquisador precisa avaliar os efeitos de uma nova substância contra uma doença que ataca um tipo de animal. Para isso separou os animais em dois grupos, A e B. Cada grupo era formado por n animais selecionados ao acaso, todos portadores da doença. Os animais do grupo A foram tratados com um medicamento usual, enquanto os do grupo B foram tratados com a nova substância. Porém, como o pesquisador não sabia qual era a dose adequada dessa nova substância, ele aplicou diferentes doses para cada animal do grupo B. Entre outros resultados, o pesquisador desejava saber se a nova substância era mais eficaz que o medicamento usual e, em caso afirmativo, quantas vezes a nova substância era mais eficaz que este e em que dose essa nova substância deveria ser aplicada de modo a produzir efeitos positivos.

Com relação à situação hipotética relatada acima, julgue os itens a seguir.

A situação apresentada descreve um estudo de coorte prospectivo.

Um pesquisador precisa avaliar os efeitos de uma nova substância contra uma doença que ataca um tipo de animal. Para isso separou os animais em dois grupos, A e B. Cada grupo era formado por n animais selecionados ao acaso, todos portadores da doença. Os animais do grupo A foram tratados com um medicamento usual, enquanto os do grupo B foram tratados com a nova substância. Porém, como o pesquisador não sabia qual era a dose adequada dessa nova substância, ele aplicou diferentes doses para cada animal do grupo B. Entre outros resultados, o pesquisador desejava saber se a nova substância era mais eficaz que o medicamento usual e, em caso afirmativo, quantas vezes a nova substância era mais eficaz que este e em que dose essa nova substância deveria ser aplicada de modo a produzir efeitos positivos.

Com relação à situação hipotética relatada acima, julgue os itens a seguir.

Considere que o pesquisador esteja interessado apenas nos resultados observados nos animais do grupo B. Nesse caso, o experimento é denominado cross-over.

Um pesquisador precisa avaliar os efeitos de uma nova substância contra uma doença que ataca um tipo de animal. Para isso separou os animais em dois grupos, A e B. Cada grupo era formado por n animais selecionados ao acaso, todos portadores da doença. Os animais do grupo A foram tratados com um medicamento usual, enquanto os do grupo B foram tratados com a nova substância. Porém, como o pesquisador não sabia qual era a dose adequada dessa nova substância, ele aplicou diferentes doses para cada animal do grupo B. Entre outros resultados, o pesquisador desejava saber se a nova substância era mais eficaz que o medicamento usual e, em caso afirmativo, quantas vezes a nova substância era mais eficaz que este e em que dose essa nova substância deveria ser aplicada de modo a produzir efeitos positivos.

Com relação à situação hipotética relatada acima, julgue os itens a seguir.

Considere que o pesquisador forme um novo grupo C, formado por animais do grupo B que foram submetidos a uma mesma dose da nova substância. Considere também que ele deseja comparar os resultados observados para o grupo A com os do grupo C. Essa situação caracteriza um estudo de caso-controle.

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