Questões sobre Identidade dos seres vivos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Identidade dos seres vivos

Analise as afirmativas a seguir sobre conhecimentos de Embriologia e assinale a alternativa correta.

I. Embora o sexo dos embriões humanos seja determinado geneticamente durante a fecundação, as gônadas começam a se formar entre a 5ª e a 6ª semana após a fecundação.
II. Todo embrião é considerado feminino até que ocorra a formação das gônadas, evento que ocorre durante a gastrulação.
III. Durante a ovulação humana, o gameta liberado é um ovócito secundário, e a finalização da meiose ocorre apenas se houver fecundação.
IV. A formação dos três folhetos embrionários (endoderma, mesoderma e ectoderma) ocorre na mórula e determina a formação do blastocisto.
V. A placenta é considerada um órgão maternofetal, pois tem uma porção que se origina de parte do cório, portanto fetal, e outra que deriva do endométrio, portanto materna.

Em Micologia, são estudados os fungos, as suas características morfológicas e nutricionais, os mecanismos de reprodução, a capacidade de causar doenças em seres vivos, dentre outros temas. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta. 

Virologia é a especialidade biológica que estuda os vírus e suas propriedades, como mecanismos de replicação, sistemas de reparo e capacidade de infecção. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.  

Analise as afirmativas abaixo sobre o uso de anticorpos e fluorocromos em ensaios experimentais e assinale a alternativa correta.

I. Fluorocromos naturais, como a rodamina, também podem ser utilizados em técnicas de pesquisa como a citometria de fluxo.
II. Em técnicas de pesquisa como a imuno-histoquímica são utilizados anticorpos conjugados a fluorocromos, os quais permitem a identificação da presença da molécula de interesse nos tecidos por meio da aglutinação da amostra.
III. Os anticorpos são conjugados a fluorocromos, os quais emitem luz em um comprimento de onda menor do que aquele em que foram excitados por uma fonte de luz.
IV. O uso de anticorpos monoclonais em pesquisa foi totalmente substituído pelos anticorpos policlonais, uma vez que estes possuem amplo número de epítopos que podem ser identificados de uma única vez.

Existem diferenças cruciais entre o ecossistema marinho e o terrestre em relação a fatores físicos e à sua influência na vida marinha. Por exemplo, a maior densidade da água permite a existência de diversos animais flutuando na coluna d´água e de animais fixos que não precisam sair à caça de presas. Além disso, salvo raras exceções, também encontram-se diferenças entre as respectivas cadeias tróficas.


Organismos marinhos, em geral, possuem

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis