Listagem de Questões sobre Geral
Em uma variedade de cão, a cor preta resulta de um gene dominante (B) e a cor castanha de seu alelo recessivo (b). A presença de manchas brancas resulta da presença de um gene recessivo (s) e a ausência de manchas do alelo dominante (S). Um macho castanho foi cruzado com uma fêmea preta manchada de branco, dando cinco descendentes: um preto, um castanho, um preto manchado e dois castanhos manchados. Quais os genótipos dos pais?
BbSs x BbSs
bbss x BbSs
bbSs x Bbss
bbss x BBSS
O teor de gás carbônico (CO2) atmosférico vem aumentando: em 1850 era de 275 ppm (partes por milhão), 1958 era de 315 ppm e em 1982 era de 340 ppm. Estima-se que, em 2050, sejam atingidos teores entre 550 e 650 ppm. Qual alternativa aponta, respectivamente, a principal causa de aumento do CO2 atmosférico e uma possível conseqüência deste fenômeno?
Destruição da camada de ozônio; aumento da taxa de mutação genética.
Queima de combustíveis fósseis; aumento da temperatura global.
Queimadas na Amazônia; lixiviação e empobrecimento do solo.
Desflorestamento; diminuição da fertilidade do solo
Qualquer espécie viva pode, em tese, reproduzir-se e aumentar numericamente de forma ilimitada. Apenas um casal de elefante, por exemplo, apesar de se reproduzir lentamente (em relação a outros animais), poderia ter 15 milhões de descendentes em 500 anos. Segundo a teoria da evolução pela seleção natural proposta por Darwin, assinale a alternativa que melhor justifica o fato que o mundo hoje não estar coberto por elefantes.
Os elefantes utilizam métodos contraceptivos para controlar o tamanho de sua prole.
A linha evolutiva dos elefantes se desenvolveu de forma a limitar as possibilidades de reprodução desta espécie, independentemente das condições do ambiente.
Apesar do ambiente apresentar recursos suficientes para uma reprodução desenfreada, a maioria das espécies não está adaptada para usufruir destes recursos.
Existe um mecanismo evolutivo que gera, de tempos em tempos, indivíduos da prole completamente estéreis.
Apesar do potencial de reprodução das espécies ser ilimitado, os recursos que o ambiente fornece são limitados. Sendo assim, existe uma competição por estes recursos e nem todos os nascidos podem sobreviver.
O planeta Terra emite naturalmente (através de animais, vegetais, vulcões e outros meios), alguns gases que, entre outras coisas, contribuem para a manutenção de uma temperatura global adequada. O mais importante destes gases é o CO2 (gás carbônico). Sem estes gases, a vida na Terra seria impossível pois todo calor que aqui chegasse na forma de radiação seria reemitido para o espaço, o que ocasionaria um resfriamento intenso no planeta. Algumas atividades humanas contribuem para a emissão destes mesmos gases (o setor energético industrial, os transportes, a agricultura e o desflorestamento). Apesar de gerarem muito pouco desses gases em comparação com o que é produzido pela Terra, estas atividades, ao longo do tempo, vem gerando um desequilíbrio no aquecimento global. Este fenômeno natural, intensificado pela ação humana é:
efeito estufa
buraco na camada de ozônio
el niño
contaminação radioativa
chuva ácida
"... Com uma falsa idéia do corpo, pacientes com essa anomalia acreditam estar sempre gordos. Por essa razão reduzem a alimentação até chegar no jejum. O problema atinge principalmente as mulheres. ... Há alguns anos, tal disfunção passou a ser detectada em pré-adolescentes. E agora surge no meio infantil, atingindo meninas e meninos. ... Há a pressão social cada vez mais evidente para manter a boa forma, mas também existe a questão da sexualidade precoce ". Fragmentos de matéria publicada em O Estado de S. Paulo, 7 jun. 1998. A que anomalia o texto se refere?
obesidade
bulimia
anorexia nervosa
intoxicação alimentar
paranóia
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}