Questões sobre Geral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Geral

No Brasil e em Minas Gerais as verminoses têm influência negativa no desenvolvimento físico e mental de crianças, e mesmo de adultos. Também afetam a capacidade produtiva dos trabalhadores, atingindo a economia local. Avalie atentamente os itens a seguir.

I) Alguns caramujos que vivem em águas paradas fazem parte do ciclo da esquistossomose (barriga- d'água) e devem ser combatidos usando-se peixes predadores ou molusculicidas.

II) A ingestão de carne de boi ou de porco contaminada por Taenia saginata ou Taenia solium, pode acarretar sintomas no doente como: dor abdominal, mal-estar, náuseas, vertigens, e ainda fadiga, nervosismo, insônia.

III) A ascaridíase é uma doença intestinal adquirida pela ingestão de alimentos e / ou água contendo ovos do verme conhecido como "lombriga".

IV) A ancilostomíase ou amarelão é uma doença intestinal que deixa o doente com anemia, fraqueza e perda de peso.

V) A contaminação pode ocorrer pela penetração de larvas através da pele nas seguintes verminoses: ancilostomíase e estrongiloidíase.

Estão corretos apenas os itens:

Nos seres humanos os grupos sanguíneos possuem relevância forense, principalmente o sistema ABO, o fator Rh e o sistema MN. Analise a informação abaixo. João possui sangue do tipo B, fator Rh negativo e é do grupo N; já Maria (sua mulher) possui no sangue o fator Rh (antígeno D). Sabe-se que o pai de João possui sangue do tipo B, Rh positivo e é do grupo MN; enquanto sua mãe possui sangue do tipo O, fator Rh positivo e é do grupo MN. Maria tem pais com sangue do tipo O, sendo um deles do grupo M e o outro do grupo N. A mãe de Maria teve um filho que apresentou a Doença Hemolítica do Recém-Nascido (Eritroblastose Fetal). Qual a probabilidade do casal João e Maria ter um descendente com o mesmo genótipo da mãe?

Em relação aos ecossistemas do Brasil, em especial ao Estado de Minas Gerais, analise e julgue os itens a seguir. I) O Cerrado é a segunda região de formação vegetal do Brasil, após a Floresta Amazônica. A expansão agropecuária determinou perdas de sua flora original. É uma formação vegetal predominante em Minas Gerais.

II) O Cerrado tem um grande potencial lenheiro, o que tem levado à destruição da vegetação nativa para a produção de carvão vegetal. A exploração agrícola no Cerrado requer a retirada de árvores, tocos e raízes da vegetação nativa. Uma prática comum é vender a lenha produzida no desmatamento para a produção de carvão vegetal, o que reduz os custos com o desmatamento.

III) A Mata Atlântica é um dos ecossistemas mais ameaçados no território brasileiro. Sua área possui altíssima biodiversidade e localiza-se na região litorânea do Brasil, incluindo uma estreita faixa em Minas Gerais, próximo aos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

IV) A Caatinga é vegetação xerófila, possui uma área de dispersão que alcança Minas Gerais penetrando pelo norte, na divisa com o sul da Bahia. Acompanha o Rio São Francisco de norte para sul e os seus afluentes.

V) A importância da preservação ou restauração das florestas ou matas ciliares, ao longo dos rios e ao redor de lagos e reservatórios, fundamenta-se no amplo espectro de benefícios que este tipo de vegetação traz ao ecossistema, exercendo função protetora sobre os recursos naturais bióticos e abióticos.

VI) Sob o ponto de vista dos recursos bióticos e abióticos, as matas ciliares criam condições desfavoráveis para a sobrevivência e manutenção do fluxo de genes entre populações de espécies animais e vegetais diversos que habitam as faixas ciliares ou matas maiores próximas. Estão corretos apenas os itens:

A molécula de DNA é composta por polinucleotídeos. A molécula duplicada formará uma dupla-fita em hélice contendo nucleotídeos antiparalelos e complementares. Se uma fita simples de DNA possuir a seguinte seqüência de bases nitrogenadas:

 A-T-T-C-C-T-A-G-G-T-A-G-C.

Qual será a seqüência de bases nitrogenadas após a transcrição, e, qual foi o tipo de ácido nucléico responsável pela tradução, respectivamente?

O estudo e identificação dos seres do Reino Metaphyta é primordial em diversos tipos de perícias. Leia e julgue os itens a seguir a respeito deste Reino.

I - As briófitas possuem vasos condutores ao contrário de outros representantes do Reino Metaphyta. Através do entrelaçamento dos rizóides as briófitas mantêm firmes as encostas, minimizando a erosão.

II - As plantas vasculares atuais englobam as pteridófitas, gimnospermas e angiospermas; este grupo é chamado de traqueófita pela presença de vasos condutores de seiva.

III - As gimnospermas e as angiospermas são os únicos vegetais que formam frutos.

IV - A única fonte de variabilidade genética na reprodução assexuada é a ocorrência de mutações casuais, podendo levar a diferenças individuais entre as plantas de uma população.

V - Na reprodução sexuada é grande a chance de surgir variação genética entre os descendentes, devido à meiose e a fecundação.

VI - A propagação vegetativa dos vegetais superiores é um processo de reprodução assexuada, de onde o homem aprendeu o plantio da cana-de-açúcar, batata, mandioca e roseira.

VII - As angiospermas: cerejeira, mogno, peroba, cedrinho são usadas na construção de casas e móveis. Várias fibras como algodão, linho e sisal e ainda óleos de babaçu e de mamona, além da cera de carnaúba são derivados das angiospermas. Estão corretos apenas os itens:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis