Questões sobre Biologia Celular

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Biologia Celular

“Existem cinco tipos básicos de lipoproteínas no sangue (e também na linfa). Suas nomenclaturas referem-se às suas densidades. Duas das mais conhecidas são o HDL e LDL. HDL é a abreviatura para lipoproteínas de alta densidade (High-Density Lipoproteins) e LDL para as de baixa densidade (Low-Density Lipoproteins). Concentrações elevadas de LDL podem lentamente se depositar nas camadas internas da parede arterial. Junto com outras substâncias presentes no sangue formam a placa aterosclerótica, que é um depósito espesso e firme responsável pela obstrução de artérias. Já concentrações elevadas de HDL aparentemente protegem o indivíduo contra o infarto do miocárdio. Acredita-se que o HDL remove o excesso de colesterol da placa aterosclerótica, retardando ou inibindo a sua formação, além de transportar o colesterol de volta para o fígado, onde é novamente metabolizado. A elevação das concentrações do HDL é alcançada com exercícios, ausência do fumo, peso adequado, ingestão de fibras e redução no consumo de gorduras trans”. (Informações obtidas em http://www.socesp.org.br/blogdocoracao/ 2012/03/19/a-diferenca-entre-ldl-e-hdl-colesterol/).

Segundo parte da bibliografia relativa ao assunto, concentrações baixas de HDL, inferiores a 40 mg/dL, aumentam o risco de doença cardiovascular. Uma pessoa apresenta 0,6 g de HDL por cada 2 litros de sangue. Esta pessoa:

A DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) é silenciosa, mata 3 milhões de pessoas por ano e não tem cura. A DPOC é caracterizada por uma redução do fluxo de ar, geralmente causada por quadros persistentes de bronquite e enfisema pulmonar simultâneos. Sua principal causa é a exposição à fumaça do cigarro, seja o fumante ativo ou passivo. As condições pulmonares que caracterizam a bronquite e o enfisema são, respectivamente:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis