Questões de Biologia do ano 2012

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biologia do ano 2012

As plantas carnívoras sempre despertaram o interesse do público em geral, acendendo a imaginação das pessoas, por causa de sua natureza exótica, quando comparada com os demais membros do reino vegetal. Assim como todas as plantas, elas precisam de luz, água, gás carbônico e outros compostos para sobreviver. Ao contrário do que muitos pensam, as plantas carnívoras fazem fotossíntese e conseguem viver sem capturar insetos. No entanto, os indivíduos que capturam insetos crescem mais do que os outros. Isso acontece porque essas plantas:

#Questão 86764 - Biologia, Botânica, CESPE / CEBRASPE, 2012, SAEB/BA, Especialista em Meio Ambiente

O termo banco de sementes é utilizado para designar o reservatório viável de sementes de determinado local no solo. A respeito do banco de sementes, julgue os itens seguintes.

I Corresponde às sementes não germinadas, mas potencialmente capazes de substituir as plantas adultas que vierem a morrer.

II A fonte de sementes do banco é a chuva de sementes provenientes da comunidade local, da vizinhança e de áreas distantes, quando as sementes são dispersas após os distintos processos de dispersão.

III O período de tempo que as sementes permanecem no banco é variável e depende de fatores fisiológicos e ambientais.

IV Sementes que não apresentam dormência não fazem parte do banco, pois não são viáveis por muito tempo.

Estão certos apenas os itens

No embrião vegetal maduro, suas reservas nutricionais (endosperma) e seu revestimento (tegumento) constituem a semente. Pode existir, em algumas espécies, uma cicatriz no exterior da semente, que é resultado da degeneração do funículo. Esta cicatriz se denomina

Analise os conceitos a seguir.

I. Desdiferenciação celular: retorno de células diferenciadas ao estado meristemático não diferenciado.

II. Determinação celular: processo pelo qual o potencial de desenvolvimento de uma célula torna-se limitado a uma rota específica (Christianson, 1985). A determinação celular diz respeito a uma canalização progressiva no desenvolvimento.

III. Epigênese: ativação seletiva e diferencial de genes (reprogramação celular). Um exemplo comumente citado como representativo em uma planta intacta é a transição da fase juvenil para a fase adulta.

IV. Epistasia: refere-se à inativação de um (trans)gene (o supressor) sobre um outro (trans)gene.

V. Indução: desencadeamento de um processo morfogenético pela exposição do implante (explante) a um estímulo físico, químico ou biológico. A indução envolve o controle da expressão gênica, embora não seja um fenômeno genético, pois não ocorre ganho ou perda genética (modificação alélica ou genotípica). Refere-se somente à expressão dos genes pré-existentes. Em cultura de tecidos, é a sinalização por um fitormônio a uma resposta específica a nível celular.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Sobre os mecanismos envolvidos na gametogênese animal, assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis