Questões de Biologia

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O Brasil enfrenta atualmente dois surtos de sarampo: um no Amazonas, outro em Roraima. O sarampo é uma doença de prevenção por vacinação, porém, em situações de surtos e epidemias, podem ser utilizadas também vacinação de bloqueio e imunização passiva, com aplicação de imunoglobulina standard ou imunoglobulina venosa hiperimune, sempre após o contato com casos suspeitos ou confirmados da doença. Em relação às formas de prevenção e controle do sarampo está correto afirmar que:

“Os Cecidomyiidae representam uma família de Diptera cosmopolita e muito diversificada (...). Embora os Cecidomyiidae incluam também formas micófagas e zoófagas, a grande maioria das espécies conhecidas é galhadora, e a este hábito deve-se o nome vulgar da família: mosquitos de galhas. Os danos causados por estes dípteros podem ser observados em várias partes (vegetativas e reprodutivas) da planta e são devidos principalmente às espécies galhadoras. Dentre as restingas estudadas, a Restinga de Barra de Maricá mostrou possuir maior riqueza de galhas. Considerando a diversidade de sua flora e a alta especificidade da relação galhador x planta hospedeira, esse resultado era esperado, uma vez que a Restinga de Barra de Maricá possui maior variedade de espécies de plantas. (...)” (ARAÚJO & HENRIQUES,1984. (https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/3573/1/414902.pdf).

A relação ecológica citada no texto que ocorre entre os Cecidomyiidae e algumas famílias botânicas em Barra de Maricá é o:

Em Ensino por investigação: Sequência didática “Mata Atlântica – Restinga” (disponível em http://botanicaonline.com.br/geral/arquivo/sequencia_Restinga.pdf), os autores propõem o estudo da biodiversidade vegetal, enfocando duas importantes formações da região costeira: a Mata Atlântica (floresta) e sua variação restinga. A exploração do tema é realizada com base nos princípios do ensino por investigação e, em uma das atividades, os alunos devem comparar características de plantas dos dois ambientes.

Baseando-se em anotações prévias de seus cadernos de campo e nos conhecimentos adquiridos sobre os fatores abióticos de ambos os ecossistemas, os estudantes deverão associar que:

A experimentação é uma boa estratégia para o professor demonstrar fenômenos a seus alunos.

Pensando nisso, um professor aqueceu uma amostra de ar no interior de uma garrafa com um balão vazio encaixado em seu gargalo. O ar então se expandiu fazendo o balão dilatar. A seguir estão etapas do experimento:

1 Garrafa vazia (cheia de ar) de vidro de volume igual a 1 litro em uma sala a 27 oC sob pressão atmosférica de 1 atm.

2 A mesma garrafa com um balão de festas adaptado no gargalo.

3 Garrafa colocada dentro de um recipiente com água quente a 80 oC.

4 Após a espera de pelo menos 15 segundos, tem-se a situação final.

A pressão do ar no interior da garrafa na situação final (garrafa no momento 4), em comparação à pressão atmosférica (externa), é:

O esquema a seguir mostra a classificação viral proposta pelo microbiologista americano David Baltimore, em 1971, que relaciona as características do ácido nucleico viral com sua estratégia de replicação.

Entre as várias estratégias de replicação conhecidas, existem vírus, como o HIV (human immunodeficiency vírus = vírus da imunodeficiência humana), que possuem um fluxo de informação genômica pouco usual, graças à existência de uma enzima específica. O nome dessa enzima e o(s) grupo(s) em que estaria(m) classificado(s) os vírus que a possuem são, respectivamente:

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