Questões sobre Serviços de informação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Serviços de informação

De acordo com MARCONDES e SAYÃO (2009, p. 10):

“Repositórios institucionais são entendidos hoje como elementos de uma rede ou infraestrutura informacional de um país ou de um domínio institucional, destinados a garantir a guarda, preservação a longo prazo e, fundamentalmente, o livre acesso à produção científica de uma dada instituição.”

Desde a publicação do Manifesto Brasileiro de Apoio ao Acesso Livre à Informação Científica pelo IBICT em 2005, têm ocorrido, principalmente no âmbito das Bibliotecas Universitárias no Brasil, esforços para a implantação de RI´s nas Instituições com vistas a garantir um sistema brasileiro de livre acesso à produção científica do país, “destinada a guardar, preservar e garantir livre acesso, via internet, à produção científica no âmbito de uma dada instituição.” Acerca desses RI´s, analise as afirmativas abaixo:

1. Há muitos softwares disponíveis para a implementação de repositórios digitais e os mais sofisticados, técnica e funcionalmente, são os proprietários.

 2. É um tipo de biblioteca digital de modelo Intranet que serve apenas para disseminação de toda a informação interna produzida em uma determinada instituição.

3. Os Repositórios Institucionais trazem, agora, para universidades e instituições de pesquisa, a oportunidade de se fortalecerem institucionalmente a partir da visibilidade de sua produção acadêmica organizada e disponível, como um retrato fiel de sua instituição.

4. Os RI´s lidam com a produção científica de uma determinada instituição, contemplando a reunião, o armazenamento, a organização, preservação, recuperação e, sobretudo, a ampla disseminação da informação científica produzida.

 5. O desafio da implantação dos Repositórios Institucionais também retoma propostas metodológicas tão caras aos profissionais de informação, como o controle bibliográfico, a catalogação na fonte, o trabalho cooperativo devido a sua importância e impacto social.

Estão CORRETAS

Ao adentrar a universo da gestão, no âmbito das bibliotecas, centros de documentação e serviços de informação, é inerente compreender as pessoas enquanto capital humano, uma vez que se constituem elementos essenciais para as organizações nas quais estão inseridas. Dadas as características peculiares das Unidades de Informação enquanto organizações sem fins lucrativos de natureza aberta e considerando a inovação como processo organizacional coletivo, Motta (1989) defende a importância de mobilização de todos os recursos existentes na organização, em prol da criação de condições favoráveis e superação de eventuais resistências, a fim de impulsionar mudanças julgadas positivas e benéficas à determinada organização. Diante disso, Motta (1989) apresenta 12 proposições oriundas da teoria gerencial contemporânea, sendo que sete referem-se mais a condições organizacionais e cinco a recomendações de natureza individual ao gerente. isso, solicita-se que se relacionem as colunas, identificando quais proposições referem-se a condições organizacionais e quais recomendações são de natureza individual ao gerente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Nessa situação, em geral, para melhorar a revocação, é preciso

Ao realizar o diagnóstico do serviço de informação, a bibliotecária enfocou todos os componentes da unidade de informação por igual − estrutura, atividades, recursos, processos, produtos e usuários −, sem aprofundar-se em qualquer deles. Nesse caso, ela adotou um foco

Ao preparar uma ação de responsabilidade civil contra uma empresa de telefonia, um defensor público do Estado de Roraima solicita à bibliotecária uma lista de acórdãos em inteiro teor que possam lhe servir de base para suas reivindicações. A profissional deverá fazer uma busca

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis