Questões sobre Recursos e serviços de informação

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Para solucionar questões como o alto custo das assinaturas de periódicos científicos, a lentidão na disseminação da produção científica, as barreiras impostas pela legislação de direitos autorais e a necessidade de reduzir o fosso científico, tecnológico e cultural que se instalou entre os países ricos, emergentes e pobres, teve início a

Diante do gigantesco volume de informações disponíveis atualmente, vários estudos estão sendo desenvolvidos a fim de discutir a questão e propor padrões de descrição de recursos de informação, como o caso do Dublin Core, que pode ser definido como um conjunto de elementos de metadados planejado para facilitar a descrição de recursos eletrônicos. Dentre as principais características desse padrão está:

O COMUT é um programa de comutação bibliográfica, disponível em diversas bibliotecas brasileiras. Com relação a esse serviço, julgue os itens a seguir:

I - Por meio do COMUT, o usuário poderá obter cópias de teses e/ou dissertações na íntegra;

II - O COMUT permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis apenas nos acervos de bibliotecas brasileiras;

III- A Lei de Direitos Autorais é prescindível ao COMUT;

É correto APENAS o que se afirma em:

De acordo com Grogan (2001), um verdadeiro sistema especialista procura incorporar no computador o conhecimento e as aptidões decisórias de um especialista humano, num determinado domínio (campo específico), de modo que o sistema possa oferecer orientação inteligente ou tomar uma decisão inteligente acerca de um problema que lhe seja apresentado. Dentre os componentes que integram esse tipo de sistema, aquele que visa obter do usuário informações sobre o problema é:

No campo da qualidade em serviços de informação a escala SERVQUAL, para analisar qualitativa e quantitativamente a satisfação dos usuários, apresenta um conjunto de dimensões fundamentais.

Relacione as dimensões com suas características.

1. Aspectos tangíveis

2. Confiabilidade.

3. Empatia.

4. Garantia.

5. Receptividade.

( ) Fornece atenção individualizada aos usuários das bibliotecas no atendimento às suas necessidades específicas.

( ) Implica competência, cortesia, credibilidade e segurança, acrescenta isenção de qualquer falha, risco ou problema e se relaciona com o conhecimento e a cortesia dos funcionários e sua capacidade de inspirar confiança.

( ) Refere-se à aparência de qualquer evidência física do serviço bibliotecário.

( ) Trata da disposição de prestar os serviços prontamente e auxiliar os usuários, caracterizando-se por agilidade no atendimento, eficiência em resolver os problemas, atenção personalizada e cortesia dos funcionários.

( ) Envolve a capacidade de prestar o serviço de forma confiável, precisa e consistente.

Assinale a opção que mostra a correta relação, na ordem em que se apresenta.

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