Questões sobre Recursos e serviços de informação

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Conforme VIEIRA (2014, p. 183):

“A ação cultural pode ser considerada como um projeto paralelo, a mais, somado às atividades normais de uma Unidade de Informação (U. I.) [...].” Tais ações são importantes e precisam levar em consideração “o enriquecimento e crescimento de seus usuários, ou seja, uma maior consciência e uso de sua cidadania através das artes e da cultura em geral”.

Com base nisso, o que se deve considerar na promoção de ações culturais em Unidades de Informação?

Paul Otlet na clássica obra

“Traité de documentation” (1934, p.10, 43) ao definir documento como: “o registro do pensamento humano e da realidade exterior em elementos de natureza material [...] um suporte de uma certa matéria e dimensão [...] em que se incluem signos representativos de certos dados intelectuais", propõe que “documento” seria um termo genérico, que cobriria não apenas documentos textuais mas também objetos iconográficos e audiovisuais, etc. Tal conceito ampliado de documento abandona a herança latina que atribui à palavra „documento‟ o sentido de lição e prova, ou seja, “um documento é uma prova em apoio a um fato”.

Esse alargamento conceitual corroborou para que Suzanne Briet (2016, p.1), – bibliotecária, documentalista e discípula dos postulados de Otlet- propusesse uma definição que, segundo a autora, é “mais adequada atualmente mas também a mais abstrata e, portanto, a menos acessível”. Com isso, indaga-se: Sobre o conceito de Documento proposto por Suzanne de Briet (2016), analise as afirmativas abaixo:

 I. Todo indício, concreto ou simbólico, conservado ou registrado, com a finalidade de representar, reconstituir ou provar um fenômeno físico ou intelectual.

 II. Qualquer recurso informacional físico.

III. Qualquer objeto que se colige como prova de autenticidade de um fato e que constitui elemento de informação.

IV. Toda base de conhecimento fixada materialmente e suscetível de ser utilizada para consulta, estudo ou prova.

Está CORRETO o que se afirma em

Nesse caso, o coeficiente de precisão é

A pergunta feita pelo bibliotecário ao magistrado

Ao avaliar a qualidade de uma fonte de informação jurídica na internet, uma bibliotecária do Tribunal Regional Federal da 3ª Região observa, entre outros, os seguintes aspectos:

I. A informação oferecida é preponderantemente opinativa.

II. O mantenedor não goza de reconhecimento na área.

III. A recuperação da informação original se dá por meio de links.

IV. Seus objetivos e o público a que se destina não são claros.

V. A cobertura é seletiva.

VI. A linguagem utilizada é coerente com a estrutura da fonte.

Considerando os critérios de avaliação consagrados pela literatura, verifica-se que os aspectos constantes em

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