Questões sobre Processos Técnicos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Processos Técnicos

Em relação à classificação facetada, considere:


I. Baseou-se em sistemas enumerativos e pré-coordenados, como a Classificação de Dewey e as listas de cabeçalhos de assunto.

II. Ranganathan, seu idealizador, propôs dividir os assuntos em categorias ou facetas em grupos reunidos por um mesmo princípio de divisão.

III. Suas vantagens incluem: novos assuntos podem ser contemplados por meio da combinação de conceitos já existentes; e assuntos simples ou muito complexos podem ser classificados.

IV. Suas desvantagens incluem: a notação pode se tornar muito longa e complexa e a questão da ordem de citação pode causar dificuldade.

V. As categorias fundamentais propostas por Ranganathan são: objeto, tipo, parte, material, propriedade, processo, operação, agente, espaço e tempo.


Está correto o que se afirma APENAS em 

          O cooperativismo segundo o direito e a sociologia do trabalho
       Este artigo aborda o tratamento conferido ao cooperativismo pelo direito e pela sociologia do trabalho, em função da reestruturação produtiva e da flexibilização, somada ao advento da nova legislação das cooperativas de trabalho. O artigo discute as contribuições dessas áreas de pesquisa para os empreendimentos solidários autogestionários e indica alguns dos temas recorrentes na literatura a esse respeito. O artigo aborda, ainda, o perfil da jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho sobre o tema cooperativismo e a relação de trabalho. Por fim, demonstra como a Lei nº 12.690 de 19/07/2012 é reconhecida como um divisor de águas no tratamento legal conferido aos empreendimentos solidários autogestionários do ramo do trabalho.


Ao indexar o artigo “O cooperativismo segundo o direito e a sociologia do trabalho”, um bibliotecário determinou o seguinte conjunto de termos de indexação:
cooperativismo; direito do trabalho; sociologia do trabalho; empreendimentos solidários autogestionários; Tribunal Superior do Trabalho; Lei nº 12.690 de 19/07/2012.
Trata de uma indexação 

Ao indexar um item, uma bibliotecária segue o processo de indexação proposto pela NBR 12676/1992. No segundo estágio desse processo, a profissional:
I. Adota uma abordagem sistemática.
II. Faz uma série de perguntas, procurando aspectos importantes do conteúdo: assunto principal, hipóteses levantadas, métodos usados, contexto estudado, variáveis etc.
III. Seleciona os conceitos mais apropriados, levando em conta os graus de exaustividade e de especificidade.
Verifica-se que a bibliotecária está

Há três diferentes propostas para direcionar a indexação:
 I. Centrada no documento.  II. Centrada no usuário.  III. Centrada no domínio.
 É correto afirmar que

Ao catalogar o website do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, uma bibliotecária realizou três etapas iniciais:
I. Tratou o recurso eletrônico como de acesso remoto. II. Considerou como fonte principal de informação o próprio website, tomando como base sua iteração corrente. III. Definiu o recurso como recurso integrado.
De acordo com o AACR2, a bibliotecária está

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis