Questões sobre Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares.

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares.

Na Classificação Decimal Universal, a ordem de arquivamento segue os princípios de ......, sendo o inverso da ordem de citação, e de ......, indo do geral para o particular. Na ordem de arquivamento, aparece primeiro o número seguido pelo sinal de ......, depois o número seguido pelo sinal de ...... e, por último, o número ...... .

Os termos que preenchem, correta e respectivamente, as lacunas são:

Considere as afirmativas abaixo sobre classificação.

I. Classificações bibliográficas como a CDD e a CDU são calcadas na classificação das ciências de Francis Bacon, que dividia o conhecimento em três grupos: retórica, ética e pensamento.

II. As classificações bibliográficas são centradas em dar aos livros um lugar determinado nas estantes, buscando uma ordenação e arranjo úteis para o arquivamento e o acesso a documentos, ou seja, o caráter de funcionalidade é o definidor desse tipo de classificação.

III. Apenas uma característica de divisão deve ser usada de cada vez para produzir classes mutuamente exclusivas. Se elas se sobrepõem, então, é impossível se ter certeza a que classe um determinado objeto pertence. Esse erro é conhecido como classificação relativa.

IV. Tendo por ponto de partida as categorias de Aristóteles, o diferencial da classificação proposta por Ranganathan é a utilização de uma estrutura dinâmica e multidimensional, com a introdução do termo faceta, que ficou sendo o substituto de característica.

V. Faceta é definida como a totalidade das subdivisões resultantes da aplicação de uma única característica. A utilização do termo não implica apenas uma mudança terminológica, mas uma mudança na concepção do processo classificatório.

Está correto o que se afirma APENAS em

Entre os símbolos usados para compor as notações da Classificação Decimal Universal, o sinal de coordenação

I. liga o primeiro e o último de uma série de números consecutivos.

II. é usado para formar um assunto composto para o qual não existe um número simples na tabela.

III. é indicado pelo + (mais).

IV. pode ser observado nos exemplos: 342+343 − Direito público e penal ou (094.4+094.9) − Leis e jurisprudência.

É correto afirmar que

Em relação à Classificação Decimal Universal, considere:

I. Por dispor de um mecanismo poderoso que permite a união de uma parte da classificação com qualquer outra, pode ser descrita como uma classificação facetada.

II. A flexibilidade é uma de suas características mais importantes, pois permite mudanças na ordem de citação, acesso múltiplo e grande especificidade.

III. Um número criado por síntese, utilizando elementos extraídos de mais de um lugar das tabelas, é um número composto, por exemplo 34:004.73 − direito e internet ou 343.97 − sociologia criminal.

IV. É uma linguagem de informação para indexação e recuperação. Apresenta-se na forma de classificação para ser usada com o objetivo de indexar documentos, tanto como entidade física ou como representação desta.

V. As tabelas auxiliares representam a natureza enumerativa do sistema, pois contêm as características recorrentes dos assuntos.

Está correto o que consta APENAS em

A Classificação Decimal Universal adotou a estrutura básica da classificação de Dewey, mas apresenta as pectos facetados muito mais explícitos, incluindo:

I. Auxiliares comuns de lugar, forma, raça, tempo e língua.

II. Sinais como os dois pontos, aspas, parênteses, barra, adição etc.

III. Auxiliares especiais com ponto zero, com hífen etc.

IV. Listagem de conceitos compostos e combinados entre si nas tabelas.

Ocorre que

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis