Questões sobre Sistema de Controle Interno - SCI

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Sistema de Controle Interno - SCI

A Controladoria-Geral da União (CGU) pode fiscalizar a aplicação de verbas federais onde quer que elas estejam sendo aplicadas, mesmo que em outro ente federado às quais foram destinadas. A fiscalização exercida pela CGU é interna, pois feita exclusivamente sobre verbas provenientes do orçamento do Poder Executivo.
São competências da Controladoria-Geral da União (CGU):

I. Avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.

II. Comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.

III. Exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União.

IV. Apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.



Estão CORRETOS:

#Questão 1080969 - Auditoria Governamental, Sistema de Controle Interno - SCI, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Analista - Área: Direito e Auditoria - Subárea: Auditoria Contábil

De acordo com as normas internacionais aplicadas à auditoria governamental, julgue o item a seguir. 


De acordo com as normas do Institute of Internal Auditors, a auditoria interna no setor público deve atuar de forma independente, por isso, a estrutura organizacional não pode estar subordinada administrativamente à alta gestão.

O auditor de controle interno municipal deverá compreender plenamente os aspectos legais e infralegais inerentes ao controle externo, especialmente no que se refere à Constituição Federal de 1988 e à Lei Orgânica do Tribunal de Contas da União (TCU). Assim, tendo em vista a figura a seguir e, ainda, sobre o controle interno e controle externo da administração pública, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

Imagem associada para resolução da questão


( ) Auditoria interna é parte do sistema de controle interno da organização, mas não é sua a responsabilidade pelos controles internos; essa responsabilidade é dos gestores.

( ) Não se deve confundir o controle interno administrativo com o órgão ou unidade de controle interno ou de auditoria interna, cuja função é avaliar a qualidade dos outros controles implantados pelos gestores.

( ) A responsabilidade das unidades/órgãos de controle ou auditoria interna é avaliar a consistência, a qualidade e a suficiência dos controles internos implantados pelos gestores.

( ) Órgãos ou unidades de controle interno não são unidades administrativas, haja vista estarem incumbidos, exclusivamente, de prestar apoio às atividades de controle externo exercidas pelos Tribunais de Contas.



A sequência está correta em

A implantação de um sistema de controle interno municipal tem por finalidade sistematizar e implementar as práticas de todos os envolvidos na administração, visando ao cumprimento dos princípios fundamentais da administração pública. O sistema de controle interno busca verificar a pertinência e a eficiência dos controles realizados pelos diversos setores da administração. Por sua vez, a auditoria de controle interno tem atribuições bem mais amplas e, por isso, deve estar atenta aos fundamentos legais e técnicos da contabilidade pública. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Dentre os objetivos da contabilidade pública, descortina-se a necessidade de evidenciar, com qualidade, os fenômenos patrimoniais e a busca por um tratamento contábil padronizado dos atos e fatos administrativos no âmbito do setor público, o que torna imprescindível a elaboração de um plano de contas com abrangência nacional, que obriga todos os entes federativos e todos os poderes. Esse plano apresenta metodologia, estrutura, regras, conceitos e funcionalidades que possibilitam a obtenção de dados que atendam aos diversos usuários da informação contábil.

II. O objetivo da elaboração e da divulgação da informação contábil é disponibilizar informações para fins de prestação de contas, de responsabilização (accountability) e para tomada de decisão. As características qualitativas das informações contábeis são atributos que as tornam úteis para os usuários.

III. Quanto aos aspectos conceituais do que sejam características qualitativas das informações contábeis, tem-se que ela é integrada e funciona em conjunto com as características quantitativas. Na prática, talvez não seja possível alcançar todas as características qualitativas e, nesse caso, um equilíbrio ou compensação entre algumas delas poderá ser necessário.


Está correto o que se afirma em

Recém-empossado no cargo de analista de controle interno na Câmara Municipal de determinado ente federativo, Alfredo foi questionado por alguns vereadores, também recém-empossados, sobre quais metodologias ou técnicas poderiam ser utilizadas pelo controle interno municipal na análise de processos de execução da despesa pública orçamentária. Para atender à demanda, Alfredo formalizou que poderiam ser adotados os seguintes modos de averiguação por parte do controle interno municipal; analise-os

I. Mapeamento de riscos e de processos.
II. Exame e comparação de livros e registros.
III. Exame documental e inspeção física.
IV.Confirmação externa ou circularização.
V. Entrevista, busca e apreensão.

Antes de emitir o documento, Alfredo o submeteu ao crivo do chefe de controle interno, que identificou equívoco em apenas um dos cinco modos de averiguação apontados; assinale-o. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis