Questões de Auditoria Governamental do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Auditoria Governamental do ano 2025

A Instrução Normativa Conjunta MP/CGU Nº 01/2016 dispõe sobre controles internos, gestão de riscos e governança no âmbito do Poder Executivo federal. A respeito do artigo 18 da Instrução Normativa que trata das tipologias de riscos que deverão ser considerados pelos órgãos e entidades ao realizarem o mapeamento e avaliação dos riscos, correlacione a coluna A da esquerda com a coluna B da direita.

COLUNA A
I) riscos financeiros/ orçamentários 
II) riscos de imagem/reputação do órgão
III) riscos legais
IV) riscos operacionais

COLUNA B
A) eventos derivados de alterações legislativas ou normativas que podem comprometer as atividades do órgão ou entidade.
B) eventos que podem comprometer as atividades do órgão ou entidade, normalmente associados a falhas, deficiência ou inadequação de processos internos, pessoas, infraestrutura e sistemas.
C) eventos que podem comprometer a confiança da sociedade (ou de parceiros, de clientes ou de fornecedores) em relação à capacidade do órgão ou da entidade em cumprir sua missão institucional. 
D) eventos que podem comprometer a capacidade do órgão ou entidade de contar com os recursos orçamentários e financeiros necessários à realização de suas atividades, ou eventos que possam comprometer a própria execução orçamentária, como atrasos no cronograma de licitações. 

A sequência correta é

As auditorias no setor público, conforme estabelecido pelas normas técnicas, são trabalhos de asseguração e envolvem, no mínimo, três partes distintas: o auditor, uma parte responsável e os usuários previstos. Com base nessa definição, qual das alternativas a seguir descreve corretamente o papel de cada uma dessas partes no contexto de uma auditoria no setor público:

A Controladoria-Geral da União (CGU) pode fiscalizar a aplicação de verbas federais onde quer que elas estejam sendo aplicadas, mesmo que em outro ente federado às quais foram destinadas. A fiscalização exercida pela CGU é interna, pois feita exclusivamente sobre verbas provenientes do orçamento do Poder Executivo.
São competências da Controladoria-Geral da União (CGU):

I. Avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.

II. Comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.

III. Exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União.

IV. Apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.



Estão CORRETOS:

#Questão 1104468 - Auditoria Governamental, Controle Externo, UECE-CEV, 2025, PGE/CE, Técnico de Representação Judicial - Contabilidade

Anualmente, o ordenador de despesas da Procuradoria-Geral do Estado do Ceará tem o dever constitucional de prestar contas diretamente à (ao)

#Questão 1104469 - Auditoria Governamental, Processo de Auditoria, UECE-CEV, 2025, PGE/CE, Técnico de Representação Judicial - Contabilidade

O instrumento de fiscalização utilizado pelos Tribunais de Contas brasileiros para verificar o cumprimento de suas deliberações e os resultados delas advindos denomina-se

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis