Questões de Auditoria Governamental do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Auditoria Governamental do ano 2025

Nos termos da NBASP 12, o princípio pelo qual os Tribunais de Contas devem gerenciar suas operações com economicidade, eficiência, efetividade e em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis, e informar publicamente estas questões, conforme o caso, é a

Um auditor independente está conduzindo uma análise financeira em uma empresa e precisa decidir quantas evidências de auditoria devem ser coletadas para suportar suas conclusões. Para tomar essa decisão, ele avalia, entre outros aspectos, o risco de distorções relevantes nas demonstrações contábeis. Nesse contexto, a característica da evidência de auditoria a que se refere a decisão do auditor sobre a quantidade de evidências é a:

Segundo a Norma de Contabilidade NBC TA 200 (R1): “uma auditoria tem limitações inerentes, e, como resultado, a maior parte das evidências de auditoria que propiciam ao auditor obter suas conclusões e nas quais baseia a sua opinião são persuasivas ao invés de conclusivas”. Nesse sentido, as limitações inerentes de uma auditoria originam-se da:

I. Natureza das informações contábeis.
II. Natureza dos procedimentos de auditoria.
III. Necessidade de que a auditoria seja conduzida dentro de um período de tempo razoável e a um custo razoável.

Quais estão corretas?

Com base no disposto no Tribunal de Contas da União (TCU, 2024), qual é a ação de controle que ocorre “de forma periódica e concomitante à execução dos atos de gestão, tendo como principal objetivo prevenir a ocorrência de atos danosos ao interesse público, seja por se mostrarem em desacordo com os normativos vigentes, seja por não alcançarem os objetivos previstos de forma econômica, eficiente, eficaz, efetiva e equitativa”?

#Questão 1131402 - Auditoria Governamental, Controle Externo, FGV, 2025, TCE/RR, Auditor Substituto de Conselheiro

Os Tribunais de Contas devem fazer cumprir os dispositivos legais que garantam a sua efetiva independência, bem como a de seus membros e de seus servidores. Essa independência é garantida pelo texto constitucional, que lhes assegura diversas prerrogativas institucionais.
Nesse sentido, avalie as afirmativas a seguir sobre os membros dos Tribunais e do Ministério Público de Contas:

I. Não há necessidade de redistribuição do feito nos casos em que o Relator/Conselheiro de Tribunal de Contas seja vencido em decisão colegiada de natureza interlocutória (preliminar), quando inexistente previsão específica.

II. A competência do Superior Tribunal de Justiça para o processo e julgamento dos crimes de responsabilidade praticados por membros dos Tribunais de Contas dos Estados (Art. 105, I, “a”, da CF/1988) abarca a suposta autoria intelectual de crime de homicídio, tentado ou consumado.

III. O Ministério Público de Contas integra a intimidade estrutural do respectivo Tribunal de Contas e a Constituição não autoriza a equiparação de “vencimentos” e “vantagens” entre membros do Ministério Público especial e membros do Ministério Público comum.


Está correto o que se afirma em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis