Listagem de Questões sobre Geral
Observe a tabela:
O crescimento da população agravou as questões de saneamento básico e os problemas ambientais do município de Manaus. A esse respeito, assinale a afirmativa INCORRETA.
O crescimento da malha urbana foi acompanhado pelo adensamento dos serviços básicos de infra-estrutura.
A ocupação dos igarapés e a dispersão dos bairros periféricos encareceu a oferta dos serviços de saneamento básico.
As descargas orgânicas e de coliformes fecais, provenientes de esgotos domésticos, contaminam os corpos d'água que banham a cidade.
A poluição do igarapé de Tarumã-Açu, afluente do rio Negro, pode contaminar as águas que são captadas para o abastecimento urbano.
Os serviços de esgotos sanitários cobrem apenas uma pequena parte da superfície ocupada pela cidade.
Em relação a temas da atualidade, assinale a alternativa INCORRETA.
A Conferência Rio+10, realizada em setembro deste ano, em Johanes-burgo, teve o objetivo de discutir o crescimento econômico sem a degra-dação do meio ambiente.
O governo dos Estados Unidos recusa-se a ratificar o Protocolo de Kyoto, em razão de interesses econômicos.
O Fundo Monetário Internacional, em acordo firmado recentemente, em-prestará ao Brasil US$ 30 bilhões.
No passado recente, o Brasil conviveu com uma crise de energia elétrica de grandes proporções. A respeito das circunstâncias que determinaram e envolveram essa crise energética, assinale a opção incorreta
A escassez de chuvas, durante determinado período, contribuiu para a sensível redução do volume de água nos reservatórios.
O apelo para que a população colaborasse, reduzindo seu consumo de energia, não surtiu o efeito esperado: uma espécie de "desobediência civil" fez elevar os índices normais de consumo.
Uma das maiores críticas feitas às autoridades centrou-se na falta de investimentos na quantidade necessária, como, por exemplo, na vital ampliação das linhas de transmissão de energia.
O processo de privatização do setor elétrico também pode ser inscrito no quadro mais geral da crise, já que suscitou questionamentos e críticas.
A Semana de Arte Moderna, ocorrida em 1922, em São Paulo, é um marco da cultura brasileira. Dela, pode-se dizer, em linhas gerais, que foi um movimento
artisticamente conservador, que valorizou os padrões clássicos da arte, sobretudo na pintura e na escultura.
esteticamente transgressor, comprometido com uma produção cultural que procurava refletir as condições brasileiras.
politicamente revolucionário, que defendia a substituição da República Velha por um regime político renovado, preferencialmente com tons socialistas.
literariamente fraco, não conseguindo promover o surgimento de escritores que renovassem prosa e verso existentes no país.
entusiasticamente recebido pelo grande público, mas simplesmente ignorado por parte das elites brasileiras, especialmente pela paulistana.
O ano de 2002 assinala a passagem do centenário de nascimento de Juscelino Kubistchek de Oliveira, uma das personalidades centrais da História do Brasil. Especialmente sob o ponto de vista da economia, os "Anos JK" caracterizaram-se, entre outros, pelos aspectos seguintes, exceto:
construção de Brasília, a nova Capital, no Planalto Central, que tinha entre seus objetivos promover a interiorização do desenvolvimento, até então bastante concentrado em determinadas áreas do território nacional.
a fixação de um "Plano de Metas", destacando o binômio energia e transporte como indutor e sustentáculo do desenvolvimento, popularizado pelo lema "50 anos em 5".
a abertura ao capital estrangeiro, visto como necessário ao financiamento do desenvolvimento nacional, em face das carências internas
efetiva introdução da indústria automobilística no país, que passou a desempenhar papel preponderante e dinâmico na modernização da economia brasileira.
criação da Petrobrás, empresa que, exercendo o monopólio estatal na exploração do petróleo, cresceu e se transformou no símbolo do nacionalismo econômico brasileiro.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}