Questões sobre Educação da FCC

A única figura representativa da literatura do Distrito Federal a ingressar na Academia Brasileira de Letras foi
  • A. José J. Veiga.
  • B. Cora Coralina.
  • C. Bernardo Élis.
  • D. Gilberto Mendonça Teles.
  • E. José Décio Filho.
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  • A. os alunos brasileiros tiveram resultados muito bons em leitura e ciências mas ruins em matemática.
  • B. apesar dos melhores resultados em matemática, o Brasil continua entre os últimos classificados.
  • C. no conjunto latino-americano, o Brasil se destaca por obter os melhores resultados em ciências e matemática.
  • D. o rendimento dos alunos brasileiros em matemática é superado somente pelos alunos chineses e japoneses.
  • E. o aumento do desempenho dos alunos brasileiros deveu-se aos novos investimentos realizados na educação.
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Este programa foi criado por uma ação conjunta dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de promover o intercâmbio de ciência, tecnologia e inovação em âmbito mundial. O programa é destinado a alunos brasileiros de graduação e de pós que ganham bolsas para o exterior e alunos do exterior que queiram estudar no Brasil. Trata-se do Programa
  • A. Cientistas do futuro.
  • B. Prospecção científica.
  • C. Ciência sem Fronteira.
  • D. Jovens talentos.
  • E. Ciência construtiva.
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A leitura exerce importante papel na formação de cidadãos. Quanto mais informada a população, maiores são suas condições para entender, julgar e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade em que está inserida e, consequentemente, contribuir para a conservação ambiental. Por este motivo:

  • A.

    bibliotecas, sejam elas públicas, privadas ou comunitárias, são de grande valor para a disseminação do conhecimento.

  • B.

    a Política Nacional de Educação Ambiental define que cada bairro tenha sua própria biblioteca.

  • C.

    a Educação Ambiental deve estar presente em todas as escolas de ensino infantil na forma de disciplina específica.

  • D.

    a nova proposta para o novo Código Florestal brasileiro inclui um artigo que versa sobre a exigência do ensino da Educação Ambiental no Brasil.

  • E.

    discussões sobre questões socioambientais não devem fazer parte das atividades promovidas em bibliotecas.

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Em artigo do Ministro da Educação, Fernando Haddad (Folha de São Paulo − 23/02/11) fala sobre os avanços da educação no país e da educação superior nos últimos dez anos, que dobrou o número de ingressantes no período de 2003 a 2010 e do ingresso de mais de 800 jovens da escola pública através do ENEM, PROUNI, REUNI, NOVO FIES, instrumentos estes que possibilitaram este acesso. Em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, estes dados remetem

  • A.

    ao acesso do ensino fundamental como direito público objetivo, podendo qualquer cidadão acionar o poder público para exigi-lo.

  • B.

    ao nível regional da avaliação do rendimento escolar dos ensinos fundamental, médio e superior.

  • C.

    ao processo regional das instituições de educação superior e sua responsabilização sobre este nível de ensino.

  • D.

    ao processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, através dos sistemas que têm responsabilidades sobre este nível de ensino.

  • E.

    à avaliação do desempenho do aluno com prevalência nos aspectos quantitativos sobre os qualitativos.

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Uma das conseqüências da implantação do "Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério" (FUNDEF), em todo o País, admitida pelo Governo Federal e pelos estudiosos do financiamento da educação foi
  • A. a ampliação do atendimento em educação infantil.
  • B. a expansão do atendimento da educação de jovens e adultos pelas esferas públicas.
  • C. o significativo aumento salarial dos professores, através dos Planos de Carreira do Magistério.
  • D. a melhoria da qualidade do ensino público.
  • E. a indução à municipalização do ensino fundamental.
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O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou, em setembro deste ano, que 68% da população brasileira é considerada analfabeta funcional. De acordo com a UNESCO, órgão das Nações Unidas que criou essa expressão na década de 1970, são analfabetos funcionais

  • A.

    todos aqueles que sabem ler, mas têm dificuldades para entender ou interpretar corretamente um texto.

  • B.

    os que cursaram apenas as quatro primeiras séries do ensino fundamental, tempo insuficiente para que aprendessem a ler e escrever.

  • C.

    as pessoas que nunca estudaram e nem conseguem assinar o próprio nome.

  • D.

    os indivíduos incapazes de resolver as quatro operações fundamentais: soma, subtração, multiplicação e divisão.

  • E.

    os brasileiros que não conseguem emprego porque não têm conhecimentos de inglês e informática.

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