Questões sobre Desastres Naturais e Humanos na Atualidade

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Desastres Naturais e Humanos na Atualidade

“Explosões em Beirute deixam pelo menos 73 mortos e mais de 3,7 mil feridos”.(Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/, 04/8/20).Beirute é a capital de que país?

#Questão 881211 - Atualidades, Desastres Naturais e Humanos na Atualidade, FAFIPA, 2020, Prefeitura de Arapongas - PR, Provas: Médico Clinico Geral Arquiteto Engenheiro Eletricista Engenheiro Agrônomo Nutricionista Assistente Social Analista de Tecnologia - Redes e Comunicação de Dados Historiador Professor - Educação Física

Um terremoto de 7,1 graus na escala Richter atingiu no dia 14/11/2019 o Mar das Molucas, localizado no norte da Indonésia, o que gerou a ativação pelas autoridades locais de um alerta de tsunami. O Serviço Geológico dos Estados Unidos, que registra a atividade sísmica mundial, indicou que o hipocentro do fenômeno foi registrado a 45 quilômetros de profundidade, diante da costa das Ilhas Molucas (https://exame.abril.com.br/mundo/terremoto). Os terremotos são comuns nessa região porque a Indonésia está sobre o(a) chamado(a):

#Questão 881217 - Atualidades, Desastres Naturais e Humanos na Atualidade, FAFIPA, 2020, Prefeitura de Arapongas - PR, Provas: Fiscal Ambiental Técnico em Técnololgia da Informação - Redes e Comunicação de Dados Técnico em Saúde Bucal Agente de Combate a Endemias

Em 25 de janeiro de 2019, o rompimento de uma barragem da mineradora Vale, provocou a morte de 206 pessoas. Assinale a alternativa que contém o nome do município do estado de Minas Gerais onde isso aconteceu:

Em 25 de janeiro de 2019, o rompimento de uma barragem da mineradora Vale, provocou a morte de 206 pessoas. Assinale a alternativa que contém o nome do município do estado de Minas Gerais onde isso aconteceu:

Rios transbordando, ruas inundadas, carros boiando. O ano de 2020 começou com chuvas fortes que atingiram diversas cidades brasileiras. Em zonas urbanas, as chuvas elevam o nível dos rios e causam transbordamentos, enchentes e deslizamentos de terra, colocando em risco vidas humanas e gerando prejuízos econômicos. No dia 24 de janeiro, em Belo Horizonte (MG), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou a maior chuva da história de Belo Horizonte (MG) - um recorde de 171 mm em 24 horas.

Disponível em:https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/ chuvas-e-ilhas-de-calor-entenda-as-causas-das-enchentes-e-deslizamentos-nas-cidades---carolina-cunha.htm


Sobre as mudanças climáticas no Brasil, julgue os itens como (V) para VERDADEIRO ou (F) para FALSO:


( ) O Brasil apresenta variados tipos de climas. As regiões que mais chove no verão são: a Sudeste, Centro-Oeste e no norte da Região Sul. No Nordeste, as chuvas desse tipo são mais frequentes em fevereiro e março. Na Região Norte, costuma chover o ano todo. Na maior parte do Sul, os temporais são mais frequentes no inverno.


( ) A urbanização não planejada ou mal planejada potencializa as enchentes. Nas áreas urbanas, existem diversos rios, nascentes, riachos e córregos. A falta de vegetação e áreas de terra, nas margens dos rios, prejudica o escoamento e a absorção de água pelo solo.


( ) Segundo o IBGE, mais de 8 milhões de pessoas vivem em áreas com risco potencial de enchentes e deslizamentos de terra. Salvador (BA), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG) são as cidades com maior risco.


( ) As chuvas extremas sempre existiram, mas elas devem ter uma maior frequência neste século. Segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima (IPCC), autoridade científica das Nações Unidas, as mudanças climáticas vão provocar o aumento de eventos climáticos extremos como tornados e chuvas com granizo, rajada de vento e chuva com precipitação superior a 400 mm/h nos próximos 100 anos.


A sequência CORRETA é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis