Questões sobre Blocos Econômicos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Blocos Econômicos

#Questão 54077 - Atualidades e Conhecimentos Gerais, Blocos Econômicos, CESPE / CEBRASPE, 2005, ANTAQ, Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens subseqüentes, relativos à política internacional e à ação diplomática brasileira na atualidade.

Em sua estratégia para “consolidar uma liderança regional”, para usar uma expressão do texto, o Brasil tem obtido a adesão incondicional de seu mais importante parceiro na América do Sul, a Argentina, até porque ambos têm consciência de que essa convergência de pontos de vistas é fundamental para o êxito do MERCOSUL.

Tendo o texto acima — o último publicado na imprensa pelo economista Celso Furtado, que faleceu poucos dias depois — como referência inicial, julgue os itens que se seguem, relativos ao atual quadro econômico mundial e brasileiro.

Na América Latina, os que questionam a implantação da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), tal como foi inicialmente proposta e defendida por muitos norteamericanos, o fazem por temer uma verdadeira encampação do mercado continental pelas poderosas economias do Norte, em especial a dos Estados Unidos da América.

Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir, acerca do cenário mundial contemporâneo.

Quando o texto afirma que, “na América do Sul, a ação política também já se materializou”, certamente se refere à decisão do atual governo brasileiro de fortalecer o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) e ampliar as formas de aproximação com a Argentina.

Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir, acerca do cenário mundial contemporâneo.

Com parlamento e moeda comuns, hoje a União Européia é o exemplo mais completo de associação de países de um mesmo continente, resultado de longo e difícil processo histórico de esforço integracionista.

Tendo o texto acima por referência inicial e considerando aspectos significativos da economia mundial contemporânea, julgue os itens subseqüentes.

O fracasso do MERCOSUL, que sequer conseguiu constituir-se em união aduaneira, deve-se, segundo os analistas, às históricas e não-superadas divergências entre Brasil e Argentina.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis