Questões de Artes Visuais da VUNESP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Artes Visuais da VUNESP

Para Barcinski (2015), os anos 1960 lançaram a possibilidade do experimental na arte brasileira, insistindo na ativação do corpo como parte da obra, negando a arte retinal e tentando escapar do sistema das belas artes, das instituições, jogando-se na vida. Os anos 1960, de fato, marcaram as últimas manifestações artísticas que podem ser descritas por um termo moderno por excelência: vanguarda.

O experimental, conforme as manifestações da vanguarda brasileira nos anos 1960, caracteriza-se por

Segundo Barcinski (2015), tais vanguardas associaram suas proposições estéticas à criação de um mundo e um homem afeitos à experimentação, e à invenção de formas expressivas que tornassem visível o invisível. Essa maneira de conceber a arte estimulou, entre seus intérpretes e historiadores, a crença numa relação de causa e efeito entre o mundo moderno, industrial, impessoal e objetivo, no qual imperam a ciência e a tecnologia, e o seu próprio surgimento. Dele estavam excluídos os sentimentos, a poética e a fantasia por meio da valorização da forma, da linha, da cor e do plano em detrimento das representações figurativas.
O excerto trata das vanguardas brasileiras

Em face do projeto político de aproximação dos Estados Unidos e da América Latina, fomenta-se uma série de eventos que visam elaborar uma imagem positiva do Brasil durante o Estado Novo, propagandeando a arte e arquitetura modernista brasileira.
Como exemplo, nesse período, é realizada a mostra

Para Iavelberg (2015), Abigail Housen (2011), destacada pesquisadora americana, tem uma proposição construtivista em suas investigações sobre o desenvolvimento estético.
Segundo Iavelberg, como ponto importante, Housen considera em sua abordagem que 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis