Questões de Artes Visuais da CESPE / CEBRASPE

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Listagem de Questões de Artes Visuais da CESPE / CEBRASPE

No que se refere às artes visuais, ao alfabetismo visual e à crítica de arte, julgue o item a seguir.


O alfabetismo visual está relacionado com a crítica fundamentada na sintaxe visual da composição artística.

No que se refere às artes visuais, ao alfabetismo visual e à crítica de arte, julgue o item a seguir.


Para uma interpretação crítica adequada de uma obra de arte visual, o espectador deve observar a organização e a integração dos elementos básicos da composição sob a mesma perspectiva adotada pelo artista que a houver produzido. 

O Movimento Armorial consolidou um repertório de expressões artísticas que envolve música, dança, teatro, literatura e artes plásticas. Segundo Ariano Suassuna (1927-2014), “a Arte Armorial Brasileira é aquela que tem como traço comum principal a ligação com o espírito mágico dos folhetos do romance popular do Nordeste (literatura de cordel), com a música de viola, rabeca ou pífano que acompanha seus cantares e com a xilogravura que ilustra suas capas”. Na intenção de consolidar uma circularidade cultural entre manifestações artísticas para a valorização das tradições de raiz popular, as diferentes expressões foram convocadas a compor um novo acervo de verdades estéticas a partir do Nordeste. Aquilo que já emanava da experiência estética cotidiana, a arte do povo feita pelo povo para o povo, foi alçado para um lugar de destaque e participação em outros circuitos culturais de visibilidade social e valorização institucional: desde o boi-bumbá ser apresentado em palcos e foyers de teatro até o cordel transformar-se em minisséries televisionadas. 

Ariano Suassuna. Movimento Armorial. In: Jornal da Semana, 20/5/1970 (com adaptações). 


Tendo como referência o texto precedente, julgue o item a seguir. 


Um notável desdobramento do Movimento Armorial, no campo da dança, deu-se com o Balé Armorial do Nordeste e o Balé Popular do Recife, que trazem, nos próprios nomes, a confluência de uma duplicidade: por um lado, a formação erudita de um corpo, de acordo com técnicas de um repertório formal (o “Balé”); por outro, as nominações “Armorial” e “Popular” como formas de adjetivação e referência. 

O Movimento Armorial consolidou um repertório de expressões artísticas que envolve música, dança, teatro, literatura e artes plásticas. Segundo Ariano Suassuna (1927-2014), “a Arte Armorial Brasileira é aquela que tem como traço comum principal a ligação com o espírito mágico dos folhetos do romance popular do Nordeste (literatura de cordel), com a música de viola, rabeca ou pífano que acompanha seus cantares e com a xilogravura que ilustra suas capas”. Na intenção de consolidar uma circularidade cultural entre manifestações artísticas para a valorização das tradições de raiz popular, as diferentes expressões foram convocadas a compor um novo acervo de verdades estéticas a partir do Nordeste. Aquilo que já emanava da experiência estética cotidiana, a arte do povo feita pelo povo para o povo, foi alçado para um lugar de destaque e participação em outros circuitos culturais de visibilidade social e valorização institucional: desde o boi-bumbá ser apresentado em palcos e foyers de teatro até o cordel transformar-se em minisséries televisionadas. 

Ariano Suassuna. Movimento Armorial. In: Jornal da Semana, 20/5/1970 (com adaptações). 


Tendo como referência o texto precedente, julgue o item a seguir. 


A distinção entre arte erudita e arte popular é uma convenção social, porque, além de expressar uma diferença de forma ou conteúdo, indica um julgamento estético com relação ao padrão de gosto e de reconhecimento social daqueles que produzem e(ou) apreciam determinadas manifestações artísticas. 

O Movimento Armorial consolidou um repertório de expressões artísticas que envolve música, dança, teatro, literatura e artes plásticas. Segundo Ariano Suassuna (1927-2014), “a Arte Armorial Brasileira é aquela que tem como traço comum principal a ligação com o espírito mágico dos folhetos do romance popular do Nordeste (literatura de cordel), com a música de viola, rabeca ou pífano que acompanha seus cantares e com a xilogravura que ilustra suas capas”. Na intenção de consolidar uma circularidade cultural entre manifestações artísticas para a valorização das tradições de raiz popular, as diferentes expressões foram convocadas a compor um novo acervo de verdades estéticas a partir do Nordeste. Aquilo que já emanava da experiência estética cotidiana, a arte do povo feita pelo povo para o povo, foi alçado para um lugar de destaque e participação em outros circuitos culturais de visibilidade social e valorização institucional: desde o boi-bumbá ser apresentado em palcos e foyers de teatro até o cordel transformar-se em minisséries televisionadas. 

Ariano Suassuna. Movimento Armorial. In: Jornal da Semana, 20/5/1970 (com adaptações). 


Tendo como referência o texto precedente, julgue o item a seguir. 


O Movimento Armorial congrega importantes nomes da cultura artística da cena pernambucana, como o músico Francisco Brennand e o teatrólogo Gilvan Samico.

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