Questões de Artes Plásticas

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O conceito de ready-made, no qual um objeto cotidiano é transformado em arte, foi introduzido por qual artista?

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(Anita Malfatti. O Japonês, 1915. Óleo sobre tela. Coleção Mário de Andrade do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo. Enciclopédia Itaú Cultural. Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural. org.br/obras/82713-o-japones)



Anita Malfatti retornava de seus estudos feitos na Alemanha (1910-14) e nos Estados Unidos (1914-16), custeados pela própria família, trazendo obras que chocaram os meios locais, e que seriam expostos na conhecida mostra de 1917. São exemplos disso seus vigorosos nus a carvão e, em especial, suas pinturas, nas quais apresentava um cromatismo livre e a tematização incomum de figuras humanas como imigrantes.



A pintura de Malfatti tem características – cromatismo livre e tematização incomum de figuras humanas – de uma abordagem

Observe a imagem:



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 (A primeira missa no Brasil. 1860. Óleo sobre tela. Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro. Disponível em: https://pt.wikipedia.org)



Para Barcinski (2015), os elementos mais originais da obra – a cor local, o elemento característico do ambiente tropical, a presença de indígenas, a exuberância da natureza – são meticulosamente extraídos da Carta de Pero Vaz de Caminha, que relata a chegada dos portugueses no Brasil.



A obra foi elaborada por

A cor é uma sensação luminosa transmitida através do reflexo da luz, que, por meio de um sofisticado mecanismo fisiológico, permite que nossos olhos percebam a coloração. Quanto às cores complementares, as seguintes afirmações estão corretas:

I - As cores complementares estão relacionadas ao efeito de saturação na imagem pós-processada.
II - São as cores que se completam, e, ao serem misturadas, se anulam.
III - A interação de uma cor com sua complementar produz um alto contraste.
IV - Cores complementares são aquelas opostas no círculo cromático.
V - São as cores mais próximas no círculo cromático.

O tricoline é um tipo de tecido plano, sem elasticidade, bastante adequado para a produção de artesanato decorativo.

Assinale a alternativa que apresenta uma característica do tricoline.

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