Questões sobre Linguagem e Encenação Teatral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Linguagem e Encenação Teatral

O teatro em que todos os mecanismos que compõem uma montagem teatral são evidenciados ao público como partes da peça autônomas a partir das quais o espectador pode analisar seus aspectos e construir sua compreensão da história é conhecido como teatro

A figura abaixo traz informações sobre a montagem de um palco para apresentação de um espetáculo. 



Imagem associada para resolução da questão


A figura apresenta

Observe a fotografia de uma cena do espetáculo UBU: o que é bom tem que continuar, dos grupos de teatro natalenses, Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa. 


Imagem associada para resolução da questão


Ao analisar a imagem da fotografia, pode-se inferir que o espetáculo segue a estética do Teatro de Rua cuja principal característica é


Imagem associada para resolução da questão Denise Stoklos em cena de Um Orgasmo Adulto Escapa do Zoológico (de Dario Fo e Franca Rame) 1983.
Denise Stoklos é a idealizadora do Teatro Essencial, por ela definido como:
1. O Teatro Essencial é aquele que precisa apenas de um ator para existir. É o ator como a própria cena, capaz de transformar sua presença em múltiplas narrativas, sem dependência de adereços, cenários ou outros elementos externos.
2. O Teatro Essencial devolve ao ator o poder de ser autossuficiente, de criar mundos apenas com seu corpo, sua voz, seu pensamento e sua energia.
3. Eliminar o supérfluo é um gesto de liberdade. O Teatro Essencial abre mão de tudo o que não é indispensável, para que a mensagem chegue ao espectador de forma pura e direta.
Os trechos indicam aspectos próprios deste gênero teatral, respectivamente: 

Segundo Rudolf Laban, educador, analista de movimento e autor do livro “Dança Educativa Moderna”, o ensino da dança precisaria desenvolver uma consciência precisa dos diferentes esforços do movimento humano:

A ideia básica na aprendizagem de uma nova dança é que as ações, em todo tipo de atividade humana e por conseguinte também na dança, consistem em sucessões de movimentos onde um esforço definido do sujeito acentua cada um deles.
A diferenciação de um esforço específico é possível porque cada ação consiste em uma combinação de elementos de esforço que provém das atitudes das pessoas que se movem seguindo os fatores de movimento.

Fonte: Laban, Rudolf. Dança Educativa moderna. São Paulo: Ícone, 1990.

De acordo com esse ponto de vista, os fatores de movimento humano aos quais Rudolf Laban se referiu são

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis