Questões de Artes Cênicas

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Artes Cênicas

Acerca da comunicação por meio do Teatro, julgue as frases abaixo:

I.O trabalho com Teatro nas escolas auxilia apenas no aperfeiçoamento da linguagem verbal dos estudantes.
II.A prática do Teatro desperta a consciência corporal.
III.Até mesmo estudantes mais tímidos podem melhorar sua forma de comunicação com a prática do Teatro.

Está (ão) CORRETA (S) a (s) seguinte (s) proposição (ões): 

Nascido em 1863, Konstantin Stanislavski foi um ator, diretor e praticante de teatro russo. A Técnica Stanislavski deriva de sua prática teatral e ainda é usada por atores em todo o mundo hoje. O método é um sistema de treinamento de atores composto de várias técnicas diferentes destinadas a permitir que os atores criem personagens verossímeis e ajudá-los a realmente se colocarem no lugar de um personagem.

Grande parte da Técnica Stanislavski gira em torno de três pontos:

Uma das habilidades desenvolvidas, no ensino da linguagem artística “Teatro”, na disciplina de Artes, é explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos (________) e reconhecer seus vocabulários.

Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:

Conforme os PCN – Arte (1997, p. 86), o professor deve organizar as aulas numa sequência, oferecendo estímulos por meio de jogos preparatórios com o intuito de desenvolver habilidades necessárias para o teatro, como atenção, observação, concentração, e preparar temas que instiguem a criação do aluno em vista de um progresso e domínio da linguagem teatral.
São objetivos que devem ser adotados pelo professor na condução das atividades, exceto:

Analise as assertivas abaixo sobre a história do ensino de arte no Brasil:


I. O ensino de música nas escolas substituiu o Canto Orfeônico em meados da década de 1960, através da Educação Musical, focando no ensino do sentir, tocar, dançar, além de cantar as músicas.

II. Na primeira metade do século XX, o teatro e a dança não estavam incluídos no currículo escolar como práticas obrigatórias e eram tratados com a finalidade específica de apresentação.

III. A Lei de Diretrizes e Bases de 1971 incluiu a arte no currículo escolar, considerando-a disciplina com conhecimentos específicos e definidos.

IV. A implantação da Educação Artística na década de 1970 abriu um novo capítulo no ensino de arte na escola e foi marcada pela prática da polivalência.

V. Os anos 1980 foram marcados pela discussão da nova Lei de Diretrizes e Bases e pelas práticas pedagógicas baseadas nos estudos da Psicologia Cognitiva, da Psicanálise e da Gestalt.

VI. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, passa a considerar a arte obrigatória na educação básica, definindo-a como componente curricular obrigatório.


Quais estão corretas?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis