Questões sobre Patrimônio Arquitetônico e Cultural

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Patrimônio Arquitetônico e Cultural

Considerado patrimônio cultural de Belo Horizonte, uma das obras de caráter mais expressivos da cidade é o Parque Municipal das Mangabeiras. Localizado ao pé da Serra do Curral e com projeto paisagístico assinado por Roberto Burle Marx, é a maior área verde da cidade com 2,4 milhões de m² de matas nativas.

Imagem associada para resolução da questão


Considerando o estilo paisagístico de Roberto Burle Marx, bem como clima, fauna e morfologia do Parque das Mangabeiras, analise as afirmativas a seguir. 
I. O uso de vegetação nativa é um dos princípios deste projeto. Um dos biomas utilizados no parque é o Cerrado, sendo representado por árvores como barbatimão; candeia; caviúna; guabiroba; murici; e, pau-santo.
II. O estilo francês é o adotado pelo paisagista para elaboração de suas obras, uma vez que as características deste estilo procuravam imitar a natureza em seu traçado livre e sinuoso e a água presente se encontrava disposta em lagos ou riachos.
III. Conhecido como paisagista das elites, Roberto Burle Marx também foi responsável pelos seguintes projetos na capital mineira: jardim na Ilha dos Amores, jardins do Iate Clube e paisagismo do Golf Club, atual Sede da Fundação Zoobotânica.
IV. O uso da cor, da vegetação e dos pisos, tirando partido do mosaico português, e o caráter, ora orgânico, ora geométrico, de suas águas, sempre fizeram parte da obra de Roberto Burle Marx, como pode ser visto também no parque.
V. O parque, concebido dentro dos padrões pelos quais foram projetados os parques europeus, está estruturado por caminhos suavemente curvilíneos que levam a um espaço central, e cortado por águas serpenteantes emolduradas por extensos gramados e grandes maciços arbóreos.
VI. O uso de vegetação nativa é um dos princípios deste projeto. Um dos biomas utilizados no parque é a Mata Atlântica, sendo representada por árvores como copaíba; jacarandá; jequitibá; pau-jacaré; e, quaresmeira.
Está correto o que se afirma apenas em

De acordo com o Plano Diretor, são diretrizes específicas da Política de Proteção do Patrimônio Cultural:


1. criação de Zonas Especiais de interesses Histórico, Arqueológico e Paisagístico.


2. preservação do patrimônio cultural e incentivo à cultura e à produção cultural no âmbito do Município.


3. implantação do Museu Cultural de Balneário Camboriú.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

As Cartas Patrimoniais são documentos que contêm recomendações no que diz respeito, entre outros temas, àqueles ligados à preservação e conservação dos chamados Patrimônios Culturais. Muitos desses documentos, firmados internacionalmente, representam tentativas que vão além do estabelecimento de normas e procedimentos, criando conceitos às vezes globais e, outras vezes locais.

(ROVER, Hellen Pereira Charile. Palácio Anchieta. Uma visita à restauração guiada pelos princípios da Carta de Veneza. Resenhas Online, São Paulo, ano 14, n. 167.02, Vitruvius, nov. 2015 https://vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/14.167/5811).


Sobre as Cartas Patrimoniais, assinale a afirmativa INCORRETA acerca da Carta de Veneza:

Com relação às etapas do projeto arquitetônico, analise as afirmativas a seguir.


I O Projeto Executivo deve ser acompanhado de detalhes construtivos e das especificações dos materiais.


II Durante o Anteprojeto são definidos o partido arquitetônico e os elementos construtivos, considerando os projetos complementares. Nessa etapa considera-se a maquete digital e ou física como um documento eventual.


III O Projeto Legal tem o papel de representar as informações técnicas necessárias para análise e aprovação pelo cliente.


IV O Programa de Necessidades é um documento preliminar que caracteriza o empreendimento ou o projeto em questão e contém o levantamento das informações necessárias para o desenvolvimento das etapas seguintes.


Sobre essas etapas e sua natureza, estão CORRETAS as afirmativas

A restauração deve seguir princípios gerais, vinculados a uma unidade conceitual e metodológica (algo diverso de regras fixas), para as várias formas de manifestação cultural, mesmo na diversidade dos meios a serem empregados para enfrentar os problemas particulares de cada obra. É um ato histórico-crítico ancorado na história e na filosofia. É um ato de um dado presente histórico que deve ter em vista alguns princípios fundamentais, pensados de forma concomitante e não excludente.
O princípio fundamental que diz que “a restauração não pode desnaturar o documento histórico nem a obra como imagem figurada, devendo respeitar suas várias estratificações” denomina-se: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis