Questões de Antropologia da UNAMA

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Listagem de Questões de Antropologia da UNAMA

#Questão 27502 - Antropologia, Geral, UNAMA, 2007, SECULT/PA, Técnico em Gestão Cultural

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Na obra Carnavais, malandros e heróis (1990), Roberto da Matta elabora um estudo acerca da sociedade brasileira através de três eventos: o carnaval, a parada militar e as procissões. No estudo de tais eventos, as rotinas e rituais se constituem em ponto central para a compreensão da estrutura social da sociedade brasileira. Especificamente em se tratando do carnaval, é correto afirmar que para o autor:

#Questão 27503 - Antropologia, Geral, UNAMA, 2007, SECULT/PA, Técnico em Gestão Cultural

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Émile Durkheim, em sua obra As formas elementares da vida religiosa (1988) critica as definições de religião que repousam na crença ao sobrenatural, bem como aquelas que definem a religião como uma crença em divindades ou seres sobrenaturais. Para esse autor, os fenômenos religiosos colocam-se naturalmente em duas categorias fundamentais: as crenças e os ritos e considerando as primeiras como:

#Questão 27504 - Antropologia, Geral, UNAMA, 2007, SECULT/PA, Técnico em Gestão Cultural

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A essência do fato político tem raiz no poder, na sua distribuição, no seu exercício. Segundo Max Weber, a legitimação é o que se pode denominar de fundamento do poder, tornando-o legitmo. De acordo com esse autor, existem três tipos puros de autoridade, de caráter:

#Questão 27505 - Antropologia, Geral, UNAMA, 2007, SECULT/PA, Técnico em Gestão Cultural

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

 

Um dos estudos pioneiros sobre o tema da migração campo-cidade é a obra Os parceiros do rio Bonito de Antônio Cândido (1974) que se constitui num estudo sobre o caipira de uma área do estado de São Paulo e as transformações de seus meios de vida, em decorrência de sua progressiva incorporação à esfera da economia capitalista. Eis uma citação da obra:

"... é claro que a formulação supõe três tipos ideais de caipira, movendo-se num espaço sócio-cultural homogêneo e optando livre e conscientemente. A realidade é diversa; e se podemos reter os três tipos básicos, é forçoso acentuar que a sua conduta não é livre e depende duma série de fatores. Assim, a proximidade dos centros urbanos, a sua penetração nas zonas rurais, o tipo de atividade econômica, a qualidade da terra, o sistema de trabalho e de propriedade são alguns elementos que, combinados de modo diverso, condicionam a reação adaptativa". (Cândido,1974:28)

O que está sendo discutido no texto acima é o (a):

 

#Questão 27506 - Antropologia, Geral, UNAMA, 2007, SECULT/PA, Técnico em Gestão Cultural

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O conceito de estrutura tem sido largamente discutido por teóricos da antropologia moderna. Especificamente Radcliffe-Brown e Lévi-Strauss deram significativas contribuições, ao estudar tais conceitos em suas diferentes teorias. Para Radcliffe-Brown, o termo estrutura significa o conjunto das relações sociais produzidas em uma dada sociedade. Já para Levi-Strauss, o termo significa uma matriz ou modelo de investigação, criado pelo pesquisador, tendo como matéria-prima as relações sociais.

Com base nos conceitos dos dois autores acima citados, é correto afirmar:

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