Questões de Antropologia do ano 2016

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Antropologia do ano 2016

#Questão 662880 - Antropologia, Geral, ESAF, 2016, FUNAI, Indigenista Especializado

Na linguagem comum, confunde-se “trabalho de campo” com etnografia. A rigor, trabalho de campo não é invenção da Antropologia nem muito menos monopólio dela. Já a etnografia – ou o método etnográfico – e a observação participante são abordagens próprias da Antropologia, que emergem e se consolidam ao longo do século XX. Se entendemos um método como uma forma de nos aproximarmos da realidade que nos propomos a estudar e entender, reconhecemos os seguintes elementos constitutivos da etnografia e da observação participante, exceto:

#Questão 662881 - Antropologia, Geral, ESAF, 2016, FUNAI, Indigenista Especializado

Assinale a opção que define corretamente o que é etnocentrismo.

#Questão 662882 - Antropologia, Geral, ESAF, 2016, FUNAI, Indigenista Especializado

Ainda são poucos os esforços de valorização do patrimônio cultural constituído pela diversidade linguística indígena do Brasil. Expressão disso são os pouquíssimos municípios que possuem uma ou mais línguas indígenas co-oficiais, além do Português. Entre estes municípios não está:

#Questão 662883 - Antropologia, Geral, ESAF, 2016, FUNAI, Indigenista Especializado

As línguas indígenas do Brasil são aquelas faladas pelos povos indígenas no país. Embora a língua oficial do Brasil seja o Português, há hoje inúmeras línguas indígenas faladas no país – sem contar as de índios isolados (que, por não manterem contato regular conosco, não puderam ainda ser conhecidas e estudadas). Em meio a essa diversidade, apenas 25 povos têm mais de cinco mil falantes de línguas indígenas. Entre estes, estão os

#Questão 662884 - Antropologia, Geral, ESAF, 2016, FUNAI, Indigenista Especializado

Fredrik Barth, antropólogo norueguês, organizou a coletânea intitulada Grupos e Fronteiras Étnicas: a organização social da diferença cultural, em 1969, considerada um divisor de águas nos estudos sobre grupos e identidades étnicas. Assinale, entre as opções abaixo, aquela que indica a razão pela qual a formulação de Barth é considerada importante para os estudos étnicos comparados.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis