Questões de Agropecuária do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Agropecuária do ano 2025

As hortaliças minimamente processadas são definidas como produtos prontos para consumo, ou seja, apresentam condições de limpeza e sanitização adequados segundo a legislação específica. Todos estes produtos foram preparados por meio de operações como descascamento, corte, sanitização, centrifugação e acondicionamento em embalagens apropriadas à manutenção do produto em seu estado fresco. No Brasil, o consumo de produtos minimamente processados vem crescendo em todas as regiões do país, por causa de sua praticidade, além da chance de maior utilização desses vegetais, reduzindo suas perdas. Considerando o texto, avalie as proposições a seguir:

I – Hortaliças minimamente processadas apresentam valor agregado ao produto final.
II – No processo das hortaliças minimamente processadas pode haver contaminação por aditivos artificiais ou outros ingredientes nocivos.
III – No procedimento de hortaliças minimamente processadas não se recomenda o aproveitamento de vegetais fora do padrão de mercado.

A partir das informações apresentadas é CORRETO concluir o que se afirma em: 

O fitormônio etileno (C2H4) é responsável por regular diversas etapas fisiológicas de desenvolvimento da planta, além da maturação e senescência da planta e seus órgãos. Muitos pesquisadores o consideram como o “hormônio do amadurecimento”, por conta do papel fundamental nos processos de amadurecimento de frutos. As diferentes espécies de frutíferas podem apresentar taxas de síntese de etileno variáveis conforme o tipo de amadurecimento de seus frutos. Existem frutos que não são capazes de produzir o fitormônio em quantidade suficiente caso sejam destacados da planta, enquanto, em outras espécies essa produção não é afetada mesmo se colhido e separado da planta. Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I – Espécies de frutíferas que produzem frutos que podem ser colhidos em completa maturação fisiológica e continuam o processo de amadurecimento fora da planta.

PORQUE

II – Os frutos produzem uma quantidade de etileno muito elevadas durante o processo de amadurecimento por exemplo: banana, abacate e manga.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

As perdas são um grande gargalho na produção de frutas e hortaliças, provocando grandes prejuízos para o setor produtivos e para os consumidores. As perdas podem ocorrer em diversos pontos da cadeia produtiva, iniciando desde os campos de cultivo, passando pelo transporte e até o consumidor final. As perdas podem ser classificadas de acordo com o tipo de depreciação ou injúria que o produto apresente. Diversos fatores podem estar relacionados, como: perda de peso em função da transpiração, redução da aceitação do consumidor como senescência ou brotações, ação de pragas e doenças, manuseio incorreto, dentre outros. Considerando o texto, avalie as proposições a seguir:

I – Redução no peso dos alimentos pela perda de água ou matéria seca pode ser classificada como quantitativa.
II – A deterioração da textura, sabor ou aroma do alimento pode ser classificado como perdas qualitativas.
III – Reações metabólicas que conduzem a uma redução do teor de nutrientes dos alimentos, tais como vitaminas e proteínas, por exemplo, são consideradas perdas nutricionais.

A partir do exposto é CORRETO concluir o que está afirmado em:

As frutíferas apresentam duas classificações quando analisamos a condição de amadurecimento dos frutos, estes podem ser climatéricos ou não climatéricos. Os frutos climatéricos são aqueles que após serem colhidos, no estágio de amadurecimento fisiológico completo, continuam seu processo de amadurecimento mesmo fora da planta, suas atividades metabólicas continuam ativas. Já os frutos não climatéricos precisam concluir o processo de amadurecimento total na planta antes de ser colhido, caso contrário suas atividades metabólicas são paralisadas e o processo de amadurecimento se encerra. Com base nas informações apresentadas, como podemos analisar a taxa respiratória de frutos climatéricos e não climatéricos?

O milho é cultivado no Brasil em três períodos: safra de verão, safrinha ou safra de outono; e a última nos meses de maio a junho, principalmente nos estados do Nordeste. Na safra de 2011/2012 a área de milho safrinha superou a de verão. Empresas do setor de sementes investiram no desenvolvimento de cultivares que apresentassem duplicidade de adaptabilidade e produtividade, tanto para safra de verão, como para safrinha. Diversas empresas continuam mantendo seus projetos de desenvolvimento de cultivares destinadas estritamente para safra de verão ou safrinha, posicionando seus materiais para épocas específicas. Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I - O cultivo de materiais de milho com dupla aptidão de plantio, safra de verão ou safrinha, permite uma maior disponibilidade de variedade de materiais no mercado.

PORQUE

II - As cultivares presentes atualmente no mercado podem ser semeadas tanto em primeira (verão) quanto em segunda safra (safrinha), principalmente pela ampla adaptabilidade e estabilidade dos híbridos para essas épocas de semeadura.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis